Se você é proprietário, administrador ou gerente de hotel, já deve saber que estar presente no ambiente digital – como é o caso das redes sociais – nos dias de hoje é de suma importância, principalmente para conquistar mais clientes, não é mesmo? Entretanto, não basta simplesmente isso. É necessário também entender como utilizar esse universo online para atingir os seus objetivos. 

Nesse contexto, este artigo foi criado com o objetivo de fornecer algumas dicas incríveis de como realmente conquistar mais clientes para o seu hotel através das redes sociais de maneira eficaz. Então, continue a leitura e fique por dentro de tudo a respeito desse assunto tão importante. Vamos lá? 

Como conquistar mais clientes nas redes sociais

Para começar, é importante ter em mente que bilhões de usuários estão ativos nas redes sociais, seja no Facebook, no Instagram, no Twitter, no LinkedIn, no Pinterest, entre outras, para ficar por dentro de novidades, conectar-se com amigos e inclusive para buscar por seus interesses e fazer negócios. 

Ou seja, esses usuários podem estar procurando opções de hotéis por meio das redes sociais, e por isso é fundamental que o seu esteja presente como uma opção de peso, atraindo esses possíveis clientes. 

É claro que para ter sucesso com essas plataformas é essencial estabelecer estratégias de marketing bem planejadas, eficazes e que realmente funcionam. No entanto, não é só isso que pode ajudar, muito pelo contrário. 

Tendo essas questões em mente, veja logo a seguir 10 dicas fundamentais para o seu hotel arrasar nas redes sociais e, assim, conquistar mais clientes e direcioná-los para onde quiser. 

1. Invista no relacionamento com os clientes

Invista no relacionamento com os clientes
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Estar presente na vida dos seus clientes é um dos principais pilares para conseguir atraí-los para o seu hotel. A boa notícia nesse sentido é que as redes sociais permitem esse relacionamento mais próximo, de uma maneira prática e rápida. 

Pensando nisso, criar redes sociais para o seu hotel não é tão importante quanto investir no relacionamento com os clientes através delas. Ou seja, procure estar sempre em contato com as pessoas, seja para responder dúvidas, ouvir reclamações e sugestões ou simplesmente buscar por feedbacks. 

Não deixe de aproveitar essa possibilidade de aproximar o relacionamento com o público que as plataformas sociais oferecem às empresas, certo? 

2. Incentive o engajamento nas redes

Ao manter um bom relacionamento com os clientes presentes nas redes sociais, automaticamente você está incentivando o engajamento deles com as perfis do hotel, aumentando a confiança do negócio, bem como sua autoridade perante ao mercado como um todo. 

Sendo assim, para conquistar mais clientes por meio das redes sociais é fundamental incentivar o engajamento, gerando mais visibilidade para sua empresa. 

Vale ressaltar que esse engajamento pode vir na forma de curtidas, compartilhamentos, comentários e outros tipos de interações que os usuários fazem com as publicações do hotel. 

3. Faça promoções constantemente

Quer outra dica para conquistar mais clientes utilizando as redes sociais? Então aqui vai: faça promoções com frequência.

Com certeza você já se deparou com alguma marca fazendo uma promoção. Fique sabendo que isso não foi à toa. Afinal de contas, as promoções são uma excelente maneira de incentivar o engajamento do público e fazer com que as pessoas interajam com a sua marca nas mídias sociais. 

Falando especificamente sobre o seu caso, por exemplo, uma dica é sortear através do Instagram ou do Facebook uma estadia no hotel ou qualquer outra coisa relacionada aos serviços oferecidos no local. 

Durante o sorteio, é possível colocar algumas regras para que a participação seja válida: seguir a página, comentar marcando um amigo, compartilhar a publicação e assim por diante. Isso, é claro, aumenta consideravelmente o engajamento do público. 

4. Elabore estratégias de conteúdos

Outra dica para conquistar mais clientes com a ajuda das redes sociais é elaborar estratégias de conteúdos para cada plataforma utilizada. Tenha em mente que, na maioria das vezes, um post feito no Facebook não pode ser exatamente o mesmo para o Instagram, já que os públicos são diferentes. 

Dessa forma, o recomendável é sempre levar em conta as particularidades de cada rede na hora de definir quais conteúdos serão publicados. 

Nesse sentido, utilize o Instagram para fazer postagens mais visuais, com imagens explicativas ou até mesmo vídeos curtos a respeito de algumas curiosidades do hotel. Já no Facebook, prefira publicar conteúdos mesclando textos e imagens, seja para falar sobre os preços das estadias ou para especificar tudo aquilo que é oferecido no hotel. 

Essas são apenas algumas dicas, o importante mesmo é entender os interesses do seu público em cada rede social a fim de elaborar uma estratégia de conteúdos realmente eficaz. 

5. Faça publicações periódicas 

Ao criar a estratégia de conteúdos para as redes sociais do hotel, é fundamental também desenvolver um calendário editorial para as publicações e escolher temas que sejam de fato relevantes, a fim de conquistar mais clientes. 

Em relação à periodicidade das publicações, o importante mesmo é não colocar vários posts de uma única vez nas redes do hotel. Ao invés disso, dê preferência por publicar um por dia e fazer isso constantemente.

6. Escolha os temas certos

Outro fator importante é escolher com atenção os temas de cada publicação. No geral, eles precisam contemplar o interesse do público e ser interessantes. Por exemplo, de nada adianta você fazer um post sobre as vantagens de ficar em casa e publicar na rede social do seu hotel, certo? 

O ideal nesse caso é mostrar os benefícios de viajar pelo menos uma vez por ano, falar sobre as vantagens de ficar hospedado em um bom hotel, explicar como escolher o hotel certo para cada situação, entre outros temas.

7. Esteja no Google Meu Negócio

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio? Independente da resposta, fique sabendo que essa plataforma também pode ser considerada como uma rede social, capaz de ajudar e muito o seu hotel crescer no mercado local. 

Caso não saiba, o Google Meu Negócio tem como principal objetivo auxiliar os negócios a alcançarem seus potenciais clientes atrações de informações detalhadas, como horário de funcionamento, localização, perfis em redes sociais, links para site, entre outras.

Como se tudo isso não bastasse, é que essa plataforma do Google também permite que os clientes avaliem uma determinada empresa, sendo uma maneira de receber feedbacks rápidos e eficientes sobre como o público vê e interage com o negócio – ou seja, é uma ótima ferramenta para conquistar mais clientes. 

Veja o que é possível fazer estando presente no Google Meu Negócio:

  • Colocar a localização do hotel no Google Maps;
  • Inserir dados de contato;
  • Mostrar o horário de funcionamento; 
  • Compartilhar fotos internas;
  • Permitir a avaliação dos clientes;
  • Aproximar o público; 
  • Aumentar tanto o alcance quanto a presença online.

8. Invista em anúncios

Infelizmente, colocar em prática todas as dicas mencionadas acima não é o suficiente para arrasar nas redes sociais e conquistar mais clientes. Isso porque a cada dia que passa os alcances orgânicos do Facebook, do Instagram e de várias outras plataformas estão diminuindo significativamente.  

Com base nisso, investir em anúncios dentro das redes sociais já se tornou uma realidade para inúmeros negócios – e não pode ser diferente com o seu hotel. Então, separe uma pequena parte do orçamento para realizar esse investimento que é de fato importantíssimo. 

9. Responda os comentários e as mensagens

Já foi falado da importância tanto do relacionamento com o público quanto de incentivar o engajamento, certo? Entretanto, para conseguir tirar essas questões do papel e colocá-las em prática é necessário estar sempre interagindo com os usuários, ou seja, respondendo os comentários e as mensagens enviadas com frequência. 

Ao fazer isso, além de conquistar mais clientes o seu hotel também mostrará para as pessoas que valorizam esse engajamento e que espera realmente que elas façam isso mais vezes, independente se for para elogiar ou fazer sugestões e reclamações. 

O seu negócio precisa estar realmente aberto à opinião dos clientes, passando a mensagem de que está interessado em mudar aquilo que for possível e de atendê-los sempre que for preciso para tirar possíveis dúvidas. 

10. Estabeleça métricas e analise as ações 

Por fim, mas não menos importante, defina métricas específicas para as redes sociais do seu hotel e analise cada uma delas a fim de não desperdiçar tempo e dinheiro e, consequentemente, conquistar mais clientes de fato. 

Algumas das métricas para estar observando com frequência são:

  • Alcance: entender como o conteúdo é distribuído e quantas pessoas são atingidas pelas publicações;
  • Volume: descobrir se os usuários falam sobre o seu hotel, bem como a respeito das publicações e interações realizadas por ele nas redes;
  • Engajamento: verificar a quantidade de interações por parte dos usuários, como curtidas, compartilhamentos, comentários, etc. 

E aí, o que achou de todas essas dicas incríveis para o seu hotel arrasar nas redes sociais e conquistar mais clientes? O que está esperando para começar o trabalho? Ao fazer tudo isso, com certeza os seus resultados serão muito positivos. Se precisar de alguma ajuda, deixe um comentário abaixo. 

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