As datas comemorativas e os feriados costumam carregar um contexto histórico e cultural muito forte, garantindo celebrações que podem durar o mês inteiro, como é o caso do carnaval. 

Além disso, elas são as principais responsáveis pelo aumento do número de viagens e, consequentemente, da felicidade do setor de hotelaria. Porém, para garantir o aumento das hospedagens, não basta apenas ter quartos disponíveis! 

Ficou curioso para saber como atrair vários hóspedes nas datas comemorativas e, na maioria das vezes, até fidelizá-los? Então, continue lendo esse post e confira sete dicas infalíveis!

1. Faça uma boa divulgação

Imagine um vendedor de impressora térmica não fiscal… É claro que se ele não divulgar o produto, ele nunca conseguirá vendê-lo. 

O mesmo acontece com as hospedagens! Assim, é importante que você invista em estratégias para divulgar o seu estabelecimento. 

Nesse momento, você deve estar se perguntando: “Como vou fazer isso?”. A resposta é bem fácil: utilize técnicas de marketing voltadas para o turismo! 

Mais do que mostrar as vantagens do seu hotel ou pousada nas redes sociais, você pode criar um blog com tudo o que a cidade pode oferecer. 

Nunca esqueça que a qualidade do conteúdo e a periodicidade das postagens fazem toda a diferença. Então, se puder contratar um profissional especializado nessa área, os resultados podem ser ainda melhores. 

2. Crie pacotes especiais

A maior parte da população costuma passar as datas comemorativas com as pessoas que amam. Por isso, se você deseja aumentar o número de hóspedes, é importante que você pense em alternativas para atrair esse tipo de público. 

É aí que os pacotes especiais entram. Resumidamente, eles são caracterizados como alternativas econômicas para que todos possam ir!

É claro que uma viagem em família vai requerer muito mais dinheiro do que uma viagem entre amigos. Sendo assim, é importante que você ofereça diferentes tipos de pacotes. 

Pense no tão aguardado dia das crianças. Para garantir que o seu hotel ou pousada fique cheio nessa época, a solução é bem simples: Assegure descontos especiais para a hospedagem dos pequenos!

3. Não esqueça de quem viaja sozinho 

As viagens em família ainda são mais populares em datas comemorativas, mas não significa que não existam pessoas que vão sozinhas! 

Quem opta por essa prática pode fazê-la por diversas razões. Desse modo, é importante conhecer o seu possível público para conseguir atraí-los da maneira mais correta! 

Para isso, é importante que você saiba que nem sempre quem viaja sozinho é porque queria estar sozinho! Desse modo, você pode oferecer serviços adicionais, criar grupos de passeios e garantir acolhimento. 

Sendo ainda mais específico, sabia que muitas pessoas consideram o natal a época mais solitária do ano por estar longe de quem ama? Tenho certeza que você não vai querer seus hóspedes tristes por isso, especialmente nesse dia!

4. Invista em decorações temáticas

Quando falamos de natal, uma das primeiras coisas que passa na cabeça de muitas pessoas são as belas decorações, com grandes árvores enfeitadas e muitas luzes. Porém, os grandes sonhadores não se limitam a isso!

A quem imagine o natal muito mais temático, o que demanda meias na chaminé, trenós, biscoitos para o papai noel e até mesmo os tão populares bonecos de neve. 

Claro, dificilmente não vamos ver neve em grande quantidade no Brasil, mas ainda assim é possível realizar esse sonho, mesmo que não oficialmente. 

Por exemplo, eu tenho certeza que você já ouviu falar sobre o Natal Luz de Gramado. Nessa época do ano, a cidade se enche de alegria e energia, espalhando o espírito natalino pelos quatro cantos. 

Se uma cidade inteira consegue fazer isso, você também consegue em seu hotel! Ambientes temáticos costumam atrair visitantes de todas as partes do mundo, o que torna o investimento em algo muito benéfico.

5. Ofereça serviços por época

Já citamos sobre o natal e o dia das crianças, mas existem muitas outras datas comemorativas que permitem explorar novas ideias, como o dia das mães e o dia dos namorados. 

No primeiro caso, você pode incluir no pacote atividades mãe e filha, bem como assegurar dia de beleza, massagens, café da manhã na cama, dentre outros serviços que farão ela ter uma estadia inesquecível. 

Já no dia dos namorados, nada como assegurar muito romantismo para os casais apaixonados. Invista em opções como jantares à luz de velas, bailes, passeios e etc.

6. Festas e eventos também são bem-vindos

Como o próprio nome sugere, as datas comemorativas são feitas para celebrar algum momento especial! Sabendo disso, por que você não oferece para os seus hóspedes eventos relacionados a época festiva? 

Seja no carnaval, dia das crianças, páscoa, dia da independência, natal, ano novo, ou qualquer outra data que dê para se divertir, você pode investir em um evento para todos os presentes, garantindo muita diversão!

E não esqueça de alugar gerador de energia! Um evento demanda maior utilização da energia elétrica e, em alguns casos, pode causar curtos circuitos. Se você tem o equipamento, evitará que a festa tenha que acabar por falta de abastecimento. 

7. Estimule os clientes a voltarem

Sabia que a experiência em uma época de baixa temporada também pode estimular os hóspedes a voltarem em épocas de grande procura, como as datas comemorativas? Para isso, você precisa focar em todos os pontos para garantir que a estadia será a melhor possível!

Antes do hóspede entrar no quarto, ele precisa ser limpo e ter todas as roupas de cama trocadas. Além disso, é importante que você cheque a qualidade da estrutura em si, especialmente as paredes. 

É importante que você tenha sempre em mãos uma pistola pulverizadora de pintura para realizar pequenos reparos. Ademais, é essencial que os equipamentos e aparelhos estejam em pleno funcionamento.

Já quando o cliente estiver de saída, você pode oferecer descontos especiais para as próximas hospedagens, garantindo a sua fidelização! 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌

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