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O marketing digital para hotelaria é um dos investimentos com maior potencial de retorno sobre o investimento. No começo do negócio, algumas empresas tendem a focar em cadastros nas OTAs. Mas, se quiserem obter crescimento sustentável, é fundamental também adotar estratégias digitais. Nesse sentido, uma agência de marketing digital hoteleiro promove maior assertividade nesse investimento.

Assim, nesse post, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre uma agência de marketing e vendas para hotelaria. Continue lendo e entenda quando contratar esse tipo de serviço para seu hotel.

O que é uma agência de marketing digital hoteleiro

É um modelo de agência especializado em negócios hoteleiros, visando aumentar o faturamento desses negócios por meio de estratégias digitais focadas em resultados.

Assim, uma agência de marketing digital hoteleiro entende as particularidades do setor e adota processos, metodologias e estratégias adequados à realidade hoteleira. Seja para grandes hotéis, médias ou pequenas pousadas.

Por que contratar uma agência especializada em marketing e vendas para hotéis

Antes de tudo, tenha em mente que não existem fórmulas “mágicas” no marketing. Assim, cada negócio deve traçar seu plano e seguir as estratégias que sejam mais adequadas para a sua realidade.

O mercado hoteleiro, por sua vez, tem suas próprias características e demandas. Por exemplo, plataformas específicas de busca para hotéis, como o Google Hotel Search e sites de OTAs.

A dinâmica em multicanais exige tempo e dedicação assertiva a fim de que estes canais contribuam positivamente para o faturamento da empresa.

Além do conhecimento de marketing e vendas na hotelaria, uma agência especializada tem o conhecimento hoteleiro necessário para assessorar seus clientes no rumo certo nesse mercado.

Desse modo, pode oferecer resultados com impactos reais nas finanças desses clientes, como:

  • Crescimento no número de reservas diretas logo nos primeiros meses de trabalho;
  • Previsibilidade financeira;
  • Redução do tempo médio do fechamento de novas reservas;
  • Vendas recorrentes, mesmo em períodos de baixa procura;
  • Assessoria experiente e contínua para o hotel crescer cada vez mais;
  • Acompanhamento completo, nas duas pontas: marketing e vendas;
  • E mais!

O que é marketing hoteleiro

Marketing hoteleiro é o processo de divulgar e promover a marca, os produtos e serviços de um hotel, visando um relacionamento positivo e duradouro com hóspedes e potenciais hóspedes, atentando-se às tendências do mercado, do destino e dos concorrentes, bem como às oportunidades de crescimento do negócio, visando gerar mais vendas e aumentar o faturamento do hotel, mesmo em períodos de baixa procura.

Assim, mesmo que o marketing não seja especificamente responsável pelo fechamento de vendas, são essas ações que “alimentam” o time de vendas com oportunidades reais de novos negócios. Portanto, a abordagem de marketing é tão fundamental para a saúde da empresa quanto a de vendas.

Além disso, o marketing hoteleiro leva a marca do seu hotel ao público. Desse modo, as pessoas conhecem seus produtos e serviços. Então, quando estiverem no seu momento de compra, lembrarão o nome da sua empresa. Assim, aumentam-se as chances dessas pessoas se tornarem clientes.

Depois, esses clientes precisam ser geridos visando a fidelização. O marketing hoteleiro também prevê ações com o objetivo de transformar hóspedes em verdadeiros promotores da marca.

Dessa forma, esses clientes passam a representar um poderoso ativo para a geração de novas vendas. Uma vez que passam a defender sua marca nas mídias sociais e a indicá-la para familiares e amigos.

O que uma agência de marketing hoteleiro vai fazer pela sua empresa

Em primeiro lugar, uma agência de marketing digital hoteleiro irá criar / otimizar a presença online da sua empresa.

Afinal, a viagem começa pela internet. Os turistas pesquisam na web antes de planejar suas viagens. De acordo com dados do mercado, 92% dos viajantes buscam informações de preços e destinos antes de fecharem a reserva.

Nesse sentido, 60% dos turistas fazem suas reservas online. Segundo levantamentos do setor, cerca de 70% encontra um serviço de hospedagem em OTAs, mas preferem fechar a compra com o próprio hotel. Ainda em relação aos hábitos dos viajantes, 81% navega pelo Facebook com o intuito de encontrar mais informações para inspirar suas viagens.

Logo, o seu hotel precisa ter uma presença online adequada. Caso contrário, a maioria dos seus potencias hóspedes não encontrará sua marca. Ou, pior, encontrará, mas preferirá um concorrente com melhor posicionamento.

Assim, uma agência de marketing digital hoteleiro construirá / aprimorará a presença digital da sua empresa por meio de:

Planejamento estratégico

Acima de tudo, é necessário identificar as estratégias mais adequadas para cada hotel e saber o que esperar de cada uma delas.

Muito além de campanhas de marketing rodando, o planejamento estratégico de marketing para hotéis ajuda a aplicar essas campanhas e ações da melhor maneira possível, garantindo que os objetivos sejam atingidos a curto, médio e longo prazo.

Criação e otimização de site hoteleiro

O site é o cartão de visita digital da sua empresa. É a porta de entrada para reservas diretas. Assim é o recurso principal para tornar seu hotel independente.

Segundo estudos feitos por agências de viagens e pelo Google, 1 em cada 4 hóspedes preferem fechar a reserva direto com o hotel pelo site, no qual também já podem confirmar sua estadia.

Além disso, pensando em vender nas redes sociais, 76% desses usuários visitam o site antes de entrar em contato. Portanto, é vital para o seu negócio hoteleiro ter um site atualizado e funcional, tanto em desktops quanto dispositivos móveis.

Como gostamos de dizer, performance é fator obrigatório em um site de sucesso. É isso que uma agência de marketing digital hoteleiro priorizará nesse tipo de projeto.

Criação e produção de conteúdo para blogs de turismo e hotelaria

Quando falamos em gerar resultados, o Inbound Marketing é uma das 7 abordagens indispensáveis no marketing hotel. Segundo nossos estudos e casos de sucesso, essa metodologia aumenta em mais de 500% o volume de acessos orgânicos após 12 meses de trabalho.

Um dos pilares do Inbound Marketing é a produção de conteúdo relevante com o objetivo de atrair, converter, fechar e encantar clientes. Nesse sentido, o primeiro passo é criar e alimentar um blog. Nele, publicamos posts sobre os temas relacionados ao seu destino e diferenciais do seu hotel.

Pilares do Inbound Marketing

Desse modo, em conjunto do cliente, uma agência de marketing digital hoteleiro monta todo planejamento estratégico e produz conteúdo orgânico para o blog.

Então, após a contratação, sua empresa receberá, dentro da periodicidade combinada, posts exclusivos e de alta qualidade, melhorando seu posicionamento nos resultados do Google.

Gestão de redes sociais para hotéis

O uso das mídias sociais só cresce e, em 2019, o número de usuários ativos nas redes sociais chegou a 70% da população brasileira.

Desse modo, as redes sociais são uma das melhores opções para divulgar seu hotel. Tanto para clientes atuais quanto para os interessados no seu destino e estabelecimento.

Mas, gerir todos os canais de maneira estratégica e profissional pode ficar difícil para a administração do hotel. Por outro lado, uma agência de marketing digital para hotéis cuida das redes sociais da sua empresa, criando e publicando conteúdos de alta qualidade e relevância.

Dessa forma, sua oferta chega ao publico ideal, evitando um dos erros clássicos de como aumentar as vendas de um hotel.

Assim, as mídias sociais passam a ser poderosos canais de aquisição de novos clientes, bem como de formação de promotores da marca.

E-mail Marketing e Newsletter

Campanhas de e-mail marketing e newsletter ainda são uma das melhores ferramentas de divulgação para hotéis e pousadas, bem como relacionamento com hóspedes.

Além do seu baixo custo, comparado a outras estratégias, campanhas por e-mail permitem a comunicação ideal com seu público-alvo, também visando a fidelização. Logo, com o planejamento ideal, um único disparo pode representar até 80% das suas vendas dentro de um determinado período.

Campanhas patrocinadas para hotelaria

A mídia paga é uma forma de ampliar o alcance da sua marca e destacar seu hotel da concorrência. Sobretudo, quando alinhada às demais estratégias.

Porém, para evitar desperdícios e aumentar o retorno sobre o investimento, é essencial contar com expertise, planejamento e configurações inteligentes. Uma agência de marketing digital hoteleiro atenderá a essas três necessidades.

O objetivo é conquistar os melhores resultados com o menor investimento possível, otimizando suas campanhas sempre em busca de novas oportunidades.

Consultoria em marketing e vendas

Este é um dos diferenciais da WebSocorro. Somos uma agência de marketing para hotéis em SP 100% orientada por resultados.

Por isso, além de soluções em marketing, também prestamos consultoria em vendas para hotéis. Assim, auxiliamos nossos clientes tanto em termos de divulgação e promoção da marca quanto em fechamento de vendas.

Ainda, oferecemos treinamento das principais ferramentas e processos do mercado. E também desenvolvemos sistemas sob demanda, de acordo com a necessidade de cada empresa.

Desse modo, ajudamos nossos clientes nos mais variados aspectos de marketing e vendas para hotéis, por exemplo:

  • Adoção de motor de reserva on-line para o site da empresa;
  • Criação de sistemas para gerenciar tarifas e clientes;
  • Definição e treinamento de processos para pré-venda e pós-venda;
  • Consultoria em Revenue Management, RevPar (Revenue per Available Room);
  • Sistemas de fidelização de clientes;
  • Softwares para hotéis;
  • Etc.

Quando procurar uma agência de marketing digital para hotéis

De fato, nos últimos anos, o mercado hoteleiro vem sendo impactado pelas mudanças tecnológicas. Muito mais pelas crises políticas e econômicas no país.

Mas, com criatividade e inovação, é possível vencer todo tipo de crise e conquistar seu espaço no mercado!

Nós fazemos isso pelos nossos clientes há mais de 16 anos e comprovamos nossos resultados em marketing mensalmente.

Ajudamos nossos clientes a gerar cotações mensais. Isso tanto para o período corrente quanto para os próximos meses! Sem dúvida, isso faz diferença no planejamento de ações para momentos de baixa demanda pela região.

Então, se você quer essa previsibilidade de vendas todo mês, vamos conversar sobre seu negócio!

Outros sinais de que sua empresa precisa de uma agência de marketing digital hoteleiro é quando se revela necessário otimizar:

Tráfego orgânico do site hoteleiro

Se o seu site não está captando visitantes constantemente, algo está errado.

Pode ser a concepção do projeto ou problemas no código, bem como a utilização de ferramentas ultrapassadas.

Além disso, um site por si só não consegue atrair o volume de tráfego necessário para alimentar o funil de vendas da sua empresa.

Como fechar mais vendas na hotelaria
Funil de vendas na hotelaria

De modo que é necessário aplicar estratégias relacionadas ao Inbound Marketing, conforme já mencionamos anteriormente.

Essa metodologia é responsável por aumentar o número de visitas ao site em mais de 500% ao longo de 12 meses. Um exemplo disso é a Nascente Azul, um de nossos clientes.

Taxa de conversão

Em segundo lugar, não adianta ter um site se este não converte visitantes em leads. Ou seja, em contatos qualificados para serem abordados posteriormente pelo time de vendas.

Logo, uma agência de marketing para hotéis criará sites que convertem usando ao mesmo tempo expertise de desenvolvimento web e estratégias de marketing e vendas.

Desse modo, se o seu site apresenta visitantes, mas poucos deles entram em contato com seu hotel solicitando cotações, algo está errado. Deixe os especialistas corrigirem isso para você!

Vendas

O cenário mais complicado é quando o hotel identifica a dificuldade de fechar vendas. Por exemplo, quando os clientes entram em contato com a empresa de última hora, depois que acabaram as vagas nos concorrentes.

Ou, quando o estabelecimento tem baixa ocupação sequencialmente ao longo do ano, enfrentando problemas para lucrar com o negócio.

Mas, não tema! Ainda há esperança para seu hotel. Embora os resultados mais impactantes aconteçam ao longo de 12 meses de trabalho, nos primeiros meses já é possível ter ótimo desempenho em vendas.

Basta que sua empresa coloque a mão na massa junto com a gente e atenda a demanda que nossos especialistas em marketing vão gerar para seu departamento de vendas.

Volume de reservas diretas

Por outro lado, se o seu hotel apresenta ótimas vendas, mas de forma indireta, ou seja, pelas OTAs ou outros parceiros, a comissão, sem dúvida, está reduzindo seu retorno.

Logo, é necessário investir no posicionamento online do seu negócio e alargar suas possibilidades comerciais por meio de canais próprios.

Nossa agência de marketing hoteleiro fará isso por você!

Vamos tornar seu hotel independente somando forças com suas vendas indiretas. Não se preocupe, vamos aproveitar ao máximo as potencialidades das reservas pelas OTAs, bem como das reservas diretas.

Assim, seu hotel não ficará desprovido e seu faturamento poderá multiplicar!

Engajamento com a marca

O engajamento com a marca é essencial para que o nome e os diferenciais da empresa fiquem sempre na memória do seu público.

Assim, se as pessoas não interagem nas redes sociais do hotel, tampouco enviam avaliações sobre sua hospedagem, algo precisa ser aprimorado.

Esses fatores são essenciais para alavancar as possibilidades comerciais do seu negócio. Um público engajado tem mais chances de retornar ao local e indicar sua empresa.

Dessa maneira, uma agência de marketing digital hoteleiro saberá reverter essa situação e tornar sua marca memorável.

Relacionamento com clientes

O que acontece depois que o hóspede deixa seu hotel?

Se você não sabe a resposta, é sinal de que sua empresa precisa investir em pós-venda.

O processo de pós-venda é tão importante quanto os de pré-venda e venda, pois permite gerar novos negócios com pessoas que já consumiram seus produtos e serviços.

Dessa forma, é essencial manter o diálogo com esse hóspede. Isso pode ser feito com campanhas estratégicas de e-mail marketing. Por exemplo, enviar um e-mail no dia do seu aniversário do cliente, relembrar o dia da sua primeira visita e até mesmo convidá-lo para retornar ao espaço com um desconto especial.

Assim, sua lista de clientes recebe lembretes constantes sobre sua marca, o que ajuda a fixar sua empresa de maneira positiva na mente dos consumidores. Melhor ainda, cria-se um vínculo saudável e duradouro com essas pessoas.

Por sua vez, isso ajuda na decisão do cliente de retornar ao seu espaço, ao invés de experimentar um concorrente da região.

Reputação da marca

A reputação da marca impacta diretamente nas vendas de um hotel. Caso a sua empresa não faça uma gestão de reviews apropriada, em algum momento acabará sentindo isso financeiramente.

Só para ter uma ideia, segundo um levantamento realizado pelo TripAdvisor:

  • 83% dos usuários dizem que as avaliações ajudaram a escolher o melhor local;
  • 80% afirmam que leem de 6 a 12 avaliações antes de efetuar uma reserva;
  • 53% não fazem reservas sem ler as avaliações.

Desse modo, uma agência como a WebSocorro poderá treinar sua equipe nesse sentido a fim de ajudar a gerir a reputação da sua marca.

Consequentemente, sua empresa será fortalecida no mercado e terá mais potencial de vendas dentro da sua região.

Fidelização de clientes

A sua empresa sabe se os hóspedes são fiéis ao seu hotel? Os seus clientes retornariam ao seu estabelecimento na próxima viagem? Se sim, qual o percentual dessa fidelização em relação a toda a sua lista de clientes?

Se você ficou na dúvida em alguma dessas perguntas, é indício de que seu processo de fidelização de clientes requer ajustes.

Uma agência de marketing digital hoteleiro capacita sua equipe e ajuda a monitorar o comportamento dos seus clientes, bem como as tendências do setor e da região.

Assim, permitimos o acompanhamento desses contatos, seja por softwares sob demanda ou ferramentas do mercado.

Além disso, auxiliamos a implementação de ações específicas visando a otimização desse importante estágio de compra. De modo a transformar clientes em verdadeiros promotores da sua marca.

Conte com uma assessoria completa em Marketing Digital na Hotelaria

Uma agência de marketing digital hoteleiro é o suporte que as empresas precisam para a diferenciação e conquista do seu espaço entre a vasta concorrência do mercado.

Além de divulgar e promover a marca, uma agência com experiência em marketing e vendas fornece tudo o que os hoteleiros precisam para alcançar o resultado que de fato importa: aumentar as reservas e o faturamento da organização.

Porém, antes de contratar qualquer serviço, observe se esta agência é especializada no marketing digital para hotéis. Pois, apenas uma agência especializada no marcado conhecerá a fundo as demandas particulares do setor e terá maior capacidade de guiar seu negócio hoteleiro no rumo certo.

Então, chegou a hora de contratar uma agência de marketing digital hoteleiro? Fale com um consultor da WebSocorro e vamos juntos analisar como podemos otimizar os resultados da sua empresa!