Mesmo que o País já tenha iniciado a vacinação contra o coronavírus, a porcentagem de pessoas que já tomaram as doses necessárias dos imunizantes disponíveis ainda é muito baixa. Por isso, o setor da hotelaria não está perto de conseguir sorrir 100% novamente, com muitas e muitas reservas. 

Por mais que a recuperação completa esteja longe de ser uma realidade, os investimentos em marketing digital não devem ser esquecidos. Isso porque as estratégias irão garantir que seu hotel ou pousada continue no auge, atraindo a atenção de futuros turistas, que poderão considerar seu espaço para se hospedar após a crise. 

Claro, ao falar do universo digital, automaticamente entramos no tópico inovações tecnológicas. E sabia que elas podem ajudar – e muito! – a obter melhores resultados? Quer saber mais sobre a automação de marketing e como ela pode alavancar o seu negócio? Então continue acompanhando esse artigo. 

Afinal, o que é automação de marketing? 

Antes de solicitar um piso industrial para revestir um ambiente fabril, é comum que o dono da empresa solicitante faça uma pesquisa sobre as características das versões disponíveis, como o epóxi, o concreto polido, o vinílico, o emborrachado, etc. Em síntese, isso ajuda a realizar uma aquisição assertiva, capaz de aumentar a segurança do local. 

Obviamente, a automação de marketing não tem essa função, mas ela também é capaz de garantir muitos benefícios, inclusive no que diz respeito a economia de tempo e recursos. Resumidamente, o investimento consiste na utilização da tecnologia para automatizar processos relacionados a divulgação e a comunicação. 

Por se tratar de modernizações baseadas em recursos tecnológicos de última geração, como a inteligência artificial, o investimento deverá garantir para hotéis a diminuição dos trabalhos manuais, a agilidade das estratégias, a eficiência das ações e, consequentemente, o aumento das hospedagens e dos lucros.

Contudo, a escalabilidade do marketing e os bons retornos financeiros não são alcançados da noite para o dia, fazendo com que seja necessário um entendimento completo do público-alvo e um planejamento detalhado sobre as opções disponíveis para o setor de hotelaria, que por sinal são várias. 

Para conseguir fazer isso com eficiência, a automação do marketing precisa ser trabalhada junto com o funil de vendas, que consiste no acompanhamento do status de cada cliente dentro do processo de compra. Com essa aliança, é possível adotar as estratégias mais eficientes para cada consumidor. 

Quais são as principais ferramentas de automação? 

Imagine que a borracha de vedação do seu forno elétrico de embutir está com defeito e você precisa adquirir uma nova. Bem, eu tenho certeza que você não irá adquirir um modelo X para colocar em um equipamento Y, pois a retenção de calor ficará comprometida e a segurança também. 

A automação de marketing não é um equipamento, mas ela também é encontrada em diferentes versões, que variam de acordo com a aplicação e tipo de atividade que deverá automatizar. Na atualidade, as ferramentas são diversas e podem ser destinadas para os correios eletrônicos, redes sociais, landing pages, etc. 

Antes de começar a ressaltar as principais ferramentas que podem ser utilizadas, é fundamental citar que é possível criar diferentes tipos de fluxos de automação, que podem incluir ativação, indicação, nutrição, upsell e retorno de processo, esse último muito popular quando uma pessoa abandona o carrinho. 

Para hotéis, todos esses recursos são muito bem-vindos, mas os três primeiros ganham um destaque ainda maior, visto que garantem a captação de novos hóspedes, bem como a fidelização de quem já se hospedou. Já pensou conseguir entrar em contato com todas as pessoas que já chegaram até você, seja de por hospedagem ou site, de uma vez? 

Com o investimento é possível! Um dos recursos mais solicitados de automação de marketing está relacionado à organização de leads, disparo e personalização das estratégias veiculadas no e-mail. Com elas, você pode interagir com os potenciais clientes, fortalecer o nome do negócio e conseguir métricas e relatórios detalhados sobre as estratégias. 

Por se tratar de uma das estratégias mais comuns, é comum encontrar uma ampla gama de ferramentas para ajudar a automatizar o marketing nessa plataforma, como o RD Station, o MailChimp, o Sendinblue, o Active Campaing, o Fleeg, etc. Com relação ao primeiro, a sua utilização não se limita ao correio eletrônico. 

Em suma, a plataforma também é capaz de otimizar o gerenciamento de redes sociais, blogs, landing pages e SEO, tudo a partir de análises precisas do funil de vendas. Com relação a outras soluções para páginas na web, a automação de marketing pode ser otimizada com HubSpot Marketing Hub, com o Mautic ou com o Leadlovers. 

Já com relação às ferramentas para alavancar as redes sociais dos hotéis de forma automatizada, destacam-se o Buffer, o Postcron, o AgoraPulse, o SocialPilot e o Hootsuite, esse último ainda se destacando por atuar diretamente com os estudos sobre o envolvimento digital no mundo ao lado da We Are Social. 

Os benefícios do investimento no setor de hotelaria

Ao solicitar o serviço de manutenção corretiva de um balcão refrigerado pequeno, o dono visa melhorias para um equipamento que estava com o funcionamento comprometido ou 100% interrompido. A automação de marketing para o setor de hotelaria não funciona como um conserto, mas assegura seus próprios benefícios. 

Vamos começar ressaltando a possibilidade de promover a escalabilidade do negócio sem que seja necessário ter mais custos. No geral, isso acontece graças ao fato que a maioria dos recursos e ferramentas permitem um acompanhamento preciso e detalhado das estratégias, atingindo corretamente a fase do funil que o cliente se encontra. 

Não obstante, o investimento ainda promove mais velocidade para os processos e faz com que as equipes não fiquem sobrecarregadas. Por exemplo, você sabia que os chatbots podem ser considerados recursos de automação de marketing? Para quem não conhece a tecnologia, ela é capaz de simular conversas humanas, sem precisar de nenhuma interferência. 

Quando tudo se normalizar no setor hoteleiro, eu tenho certeza que todas essas ferramentas de automação irão contribuir para que você consiga promover uma experiência incrível tanto para quem está hospedado quanto para quem ainda está em fase de decisão, conseguindo mais conversões. 

Gostou do nosso post sobre Automação de marketing: Como os hotéis podem fazer uso desta estratégia? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

0