Em meio a tecnologias que evoluem com uma frequência cada vez mais intensa, o marketing digital tem ocupado um local prioritário no planejamento estratégico das empresas de todos os segmentos. E, nesse cenário, a construção de um blog do seu hotel é imprescindível.

Isso porque, esse canal de comunicação além de ser uma das principais formas utilizadas pelos viajantes para a realização de pesquisas e a organização das férias perfeitas, é também uma das melhores maneiras de alcançar um público mais diversificado.

Ademais, quando utilizado em conjunto com um app funil de vendas, as informações angariadas por meio da criação de conteúdo dos blogs, podem ser muito valiosas para a compreensão do perfil dos clientes e para a conversão de novos hóspedes.

Mas, apenas criar uma página online e escrever artigos sobre o assunto pode não ser o suficiente, principalmente se considerarmos a grande concorrência do setor de hotelaria. 

Por isso, a utilização das técnicas de SEO é fundamental para o bom desempenho dessas páginas.

Importância do blog para o Marketing Digital

A internet tem estado cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e ela é utilizada com frequência pelos consumidores para a realização de pesquisas sobre novas marcas e produtos, principalmente no mercado do turismo.

Como consequência, o Marketing Digital e a utilização de ferramentas tecnológicas, como os sistemas de CRM gratuitos e os blogs, têm sido ainda mais relevantes para o ramo da hotelaria. 

Sendo cada vez mais úteis para a atração de novos hóspedes e o aumento de reservas e da relevância do hotel.

Isso porque, os blogs têm uma grande capacidade de atrair consumidores para o setor de atuação da empresa e, consequentemente, para a compra do produto ou serviço oferecido por aquela marca. E entre os hotéis não poderia ser diferente.

Afinal, quando um cliente está interessado em viajar e se depara com um artigo sobre um destino específico, a decisão por investir nessa viagem comumente é seguida pela procura de um local para se hospedar. E nada mais conveniente do que estar em um blog pertencente a um hotel.

Além disso, os blogs são ferramentas muito importantes para um negócio, pois eles são um meio importante – e barato – para:

  •  Adquirir informações importantes para as ferramentas de CRM;
  • Converter novos leads em clientes;
  • Gerar autoridade no mercado;
  • Aumentar a visibilidade do hotel;
  • Educar o público sobre o serviço e o produto;
  • Facilitar as vendas.

Estratégias de SEO que vão aumentar o alcance do seu conteúdo

A estratégia de otimização para os canais de busca (Search Engine Optimization), visa melhorar o conteúdo produzido no blog, fazendo com que o seu site seja mais atraente para plataformas como o Google ou o Yahoo Search.

E isso se dá porque, ao realizarmos pequenas alterações na formatação do texto, no design do site e na disposição dos conteúdos, o algoritmo dos sites de pesquisas consegue identificar mais facilmente o seu conteúdo e considerá-lo um material de qualidade.

Assim, quando os consumidores pesquisarem sobre viagens, serão mais rapidamente direcionados para o seu blog. Por isso, entre as estratégias de SEO mais utilizadas, as que melhor se adaptam aos sites de viagem são:

1. Backlinks

O backlink é um endereço digital utilizado em outros sites, para guiar o leitor até o seu blog ou artigo. As plataformas de busca utilizam muito essa ferramenta como um dos critérios para o rankeamento da sua página.

Afinal, quando outra página ou blog marca o seu conteúdo como referência, o algoritmo considera que o material disponibilizado pelo seu site é mais qualificado e possui utilidade para os leitores. Consequentemente o seu rankeamento é melhorado.

2. Invista em títulos atrativos

Uma das melhores formas de melhorar o alcance do seu site é aprimorando a qualidade dos títulos empregados nos artigos e da Meta Description utilizada.

Por isso, certifique-se de que eles sejam únicos e atraentes, que não ultrapassem 153 caracteres e que contenham palavras-chaves correspondentes ao conteúdo.

Isso melhora a possibilidade de que os clientes encontrem a sua marca e informações úteis sem precisar clicar em outras páginas.

3. Certifique-se de que seu site seja rápido

Um bom site de hotel precisa ter fotos atraentes, imagens panorâmicas dos quartos e vídeos interessantes sobre as acomodações.

No entanto, essa quantidade de material audiovisual pode acabar fazendo com que o carregamento do seu site fique mais lento e menos eficiente.

Ainda que a utilização desses conteúdos seja essencial, a lentidão do site pode custar um bom posicionamento nos sites de pesquisa.

Por isso, atente-se ao tempo de carregamento da página e invista em ferramentas que aumentem a velocidade do seu site.

4. Mantenha o blog atualizado com frequência

Em conjunto com um CRM plano, o blog pode ser um bom meio de disponibilizar aos possíveis clientes as informações mais relevantes para o público, ao mesmo tempo em que funciona como um canal de comunicação crucial entre hotel e hóspedes.

Deste modo, essa página deve estar sempre atualizada para que as pessoas consigam encontrar o site com maior facilidade. Assim, a empresa passa a ter mais credibilidade e relevância no mercado.

Além disso, com o auxílio de um software de CRM grátis, a equipe de marketing e vendas podem utilizar esse canal para descobrir mais sobre o perfil dos clientes, as suas necessidades e as melhores formas de converter os leads. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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