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Se você atua no mercado de ecoturismo e quer saber como posicionar sua marca, conquistar mais visitas no seu site e mais leads, preste atenção neste post. A Nascente Azul é um dos nossos clientes e neste conteúdo vamos mostrar como trabalhamos para fortalecer as estratégias de marketing digital da empresa.

Ao longo do post, você entenderá o cenário inicial dos nossos trabalhos, como contribuímos para o fortalecimento da marca e quais resultados foram alcançados em 12 meses. Fique conosco e confira esta história de sucesso!

Sobre a Nascente Azul

A Nascente Azul é um complexo de ecoturismo localizado em Bonito/MS, onde os visitantes encontram várias atrações, como trilhas, balneário, flutuação, mergulho com cilindro e tirolesa.

Além disso, a empresa tem um forte comprometimento com segurança e meio ambiente. Assim, desde 2008, quando a propriedade foi adquirida e a Nascente Azul foi fundada, a organização visou ações ecologicamente sustentáveis com a finalidade de recuperar e cuidar da natureza local.

Só para ter uma ideia, nesse meio tempo o espaço que hoje é a Nascente Azul lidava com desmatamento e degradação do solo. Dessa forma, os primeiros anos da empresa foram dedicados a estudos profissionais da recuperação desse bioma.

Em seguida, a empresa realizou o plantio de mais de 10 mil mudas de árvores nativas a fim de recompor a vegetação ciliar. Implantou também ações para preservar todo o curso d’água e ampliar áreas de reservas dentro da propriedade.

Consequentemente, em 10 anos toda a vegetação do espaço da Nascente Azul foi recuperada, se tornando um ambiente cercado de verde, com cursos de água cristalina e preservação da fauna local. Destaque para a Cachoeira de Tufas que passou de seca a ser um fluxo de água contínuo!

Além da preservação ambiental, a Nascente Azul tem um alto padrão de qualidade e comprometimento com a segurança de seus visitantes. Assim, possui certificado SGS (Sistema de Gestão da Segurança), da ISO 21101. Fornecendo, ainda, uma equipe perfeitamente treinada, equipamentos e processos atualizados.

O Desafio

Bonito/MS tem suas particularidades e, diferente de nossos habituais clientes, não poderíamos fazer marketing pensando em venda, pois todo atrativo de Bonito só pode ser comercializado através de uma agência receptiva.

Então, nosso desafio foi gerar brand awareness (reconhecimento da marca) para que as pessoas que desejam ir a Bonito conhecessem a Nascente Azul antes de consultar uma agência receptiva.

Assim, o objetivo do primeiro ano de trabalho foi fazer o usuário decidir viajar a Bonito para conhecer e experimentar os diferenciais da Nascente Azul. Ou seja, fixar o nome Nascente Azul na mente e no coração desse potencial cliente antes mesmo dele pensar em ir ao destino.

A Solução

Em primeiro lugar, a WebSocorro se dispôs a conhecer as particularidades do município e do negócio. Para isso, iniciamos uma Análise do Mercado, Concorrentes e de Posicionamento.

Em seguida, identificamos a necessidade de realizar um Reposicionamento da Marca, no qual definimos novas cores para todo o material de comunicação, a forma como a empresa deveria se posicionar e qual a voz da marca.

Assim, pudemos definir um novo padrão de comunicação, nos quais apontamos novos canais e um novo padrão de design gráfico a fim de enfatizar a apresentação dos valores internos a marca. Dessa maneira, fomos construindo um diálogo coerente entre a Nascente Azul e seus clientes.

A partir desse planejamento estratégico, começamos a implementar ações de:

Gerenciamento das Redes Sociais

Assumimos as redes sociais do cliente e passamos a produzir:

  • Pautas de conteúdo capazes de valorizar o espaço e a inclusão de pessoas no contexto da Nascente Azul (gerar desejo);
  • Peças gráficas de acordo com o novo padrão de comunicação/postagens proposto no planejamento;
  • Alimentação diária das redes sociais;
  • Padronização para respostas a comentários.

Construção de Prova Social

Prova social é um dos fatores mais relevantes para converter novos clientes. Em suma, significa demonstrar a expressão de clientes promotores da marca com o objetivo de converter outros clientes.

Assim, trabalhamos na construção da reputação da empresa no ambiente online, transformando clientes em divulgadores e defensores da marca. Desse modo, fizemos o reposicionamento de ranking nos principais canais de avaliação, como TripAdvisor e Google Meu Negócio.

Captação de Dados dos Visitantes (Zoox Wifi)

Por meio de tecnologias de automação, como a Zoox Wi-fi, implementamos um novo sistema wi-fi capaz de executar ações de endomarketing, a fim de estimular o consumo interno, além de mapear os usuários conectados (nome, idade, sexo, interesses). Com a análise desses dados, criamos campanhas mais focadas no perfil ideal de cliente.

Pesquisa de Satisfação

Focando cada vez mais no perfil ideal de cliente da Nascente Azul, as preferências desse perfil e envio de campanhas relevantes, também desenvolvemos e instalamos um sistema próprio para coleta e análise de pesquisas de satisfação.

Esse sistema foi integrado ao sitecom o intuito de aumentar a percepção de valor por parte dos visitantes da Nascente Azul. Assim, ajudamos a empresa a manter um controle de riscos e análise imediata de situações negativas.

Estratégia de Inbound Marketing

Visando gerar leads mais qualificados, criamos um planejamento e, em seguida, executamos a estratégia de inbound marketing.

Em resumo, captamos e levamos informações úteis aos interessados em visitar Bonito/MS e a Nascente Azul. Dessa maneira, fortalecemos a marca na memória das pessoas que visitam o município.

Divulgação do Destino

Nesse sentido, fomos enfáticos em produzir conteúdo capaz tanto de atrair os interessados em Bonito/MS quanto de gerar mais interessados em conhecer o destino.

Para isso, produzimos amplamente conteúdos para todas as etapas do funil, colocando Bonito/MS dentro dos principais assuntos de viagem no Brasil. Criamos também conteúdo educacional, o qual serviu para orientar os turistas sobre Bonito e sobre a Nascente Azul.

Campanhas de atração

Promovemos os conteúdos produzidos por meio de planejamento e execução de diversas campanhas de atração em canais patrocinados como:

  • Google Ads;
  • Facebook;
  • Instagram Ads.

Assim, geramos mais tráfego para o site da empresa, blog e landing page. Realizamos atualizações e otimizações constantes visando maior ROI.

Desenvolvimento novo Site

O site é o principal cartão de visita online das instituições atuais. Por isso, é preciso estar atualizado tanto em termos de informação quanto de tecnologias.

Assim, desenvolvemos um novo site após um longo processo de análise. Com base nos dados coletados por 10 meses, implantamos um projeto que de fato traduzisse a missão e visão da Nascente Azul.

Dessa forma, o site passou a apresentar de maneira clara seus valores e diferenciais. Acima de tudo, foi desenvolvido dentro da metodologia mobile first, priorizando o acesso por dispositivos móveis, como celulares e tablets. Assim, promovemos a otimização das páginas web para ganho de performance e maior velocidade de carregamento.

Desenvolvimento Sistema de Fotos

Dentro do nosso escopo de trabalho, a WebSocorro presta o serviço de consultoria estratégia, com o intuito de ajudar o cliente a encontrar gargalos operacionais.

Um dos gargalos identificados junto com o cliente foi a Venda de Fotos, que até setembro de 2019 ainda era feita via CD. Então, tendo isso em vista, desenvolvemos um sistema personalizado voltado para as necessidades da Nascente Azul.

O sistema foi desenvolvido sob demanda, após planejamento e análise de processos. Hoje, o cliente da Nascente Azul compra as fotos e pode baixar online sem complicações, agilizando muito o processo de atendimento e aumentando significativamente a taxa de vendas por passeio.

Consultoria estratégica

Além do operacional, a WebSocorro também presta consultoria estratégica avançada à Nascente Azul com o intuito de ajudar a enxergar novas possibilidades e oportunidades dentro do seu processo interno, seja nas ações de marketing online e offline, processos operacionais, acessibilidade, entre outros assuntos de suma importância para os resultados que estamos colhendo. 

Logo, em um período de 12 meses, nosso trabalho alcançou resultados inegáveis. Além do aumento do tráfego orgânico em mais de 540%, confira agora o que mais realizamos junto à Nascente Azul até o momento de publicação deste post:

  • Crescimento orgânico de acessos no site em 542%;
  • Posicionamento de marca bem estabelecido como um dos 3 principais atrativo de Bonito;
  • Mais de 1225 avaliações positivas no site. Prova Social;
  • 392 avaliações positivas conquistadas no TripAdvisor, alcançado o número 1 do Rank;
  • 1429 avaliações positivas no Google Meu Negócio com posicionamento de 4.8 na avaliação geral;
  • Crescimento de 97% nas descobertas através dos cards do Google para assuntos relacionados;
  • Crescimento de 85% nas pesquisas diretas (nome da empresa);
  • Fortalecimento de parcerias com demais players do destino;
  • Crescimento de 600% no volume mensal de leads gerados;
  • 1793 palavras chaves indexadas, 10% delas posicionadas nas 3 primeiras páginas do Google

Conclusão

Estamos sempre atentos a tendências e possibilidades de melhorias. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas já temos dados suficientes para entender que estamos no caminho certo e que temos uma grande responsabilidade no sucesso deste cliente.

Ressaltamos que nada disso seria possível sem o comprometimento total de toda a equipe da Nascente Azul, a qual se doou por completo, produzindo materiais de ótima qualidade para todas as ações e na constante contribuição em todos os processos de planejamento estratégico. Portanto, este case é um trabalho feito a 4 mãos e de muita transpiração, tanto da WebSocorro quanto da Nascente Azul.

Depoimento de Carlos Trindade – Proprietário Nascente Azul

Gostou de conhecer este case e quer conquistar resultados como esses? Fale com um consultor da WebSocorro e vamos traçar o seu caminho de sucesso!