Precisa otimizar a distribuição dos seus produtos e serviços e aumentar as vendas do seu hotel? Um sistema channel manager hoteleiro, também chamado de gestor de canais, integrado a outros sistemas de gestão hoteleira, como ferramentas de PMS e motor de reserva, é uma das soluções mais eficazes para potencializar seu negócio.

Quer saber o que é channel manager hoteleiro, quais seus benefícios e como escolher o melhor sistema para sua empresa? Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia de gerenciamento de multicanais.

O que é Channel Manager hoteleiro

Channel manager hoteleiro ou gestor de canais hoteleiro é uma ferramenta de gerenciamento de tarifas e reservas do seu hotel nos canais em que está inserido. Por exemplo, Booking, Tripadvisor, Expedia, Decolar e demais OTAs para hotelaria.

Assim, por meio de uma tecnologia de gerenciamento de canais, você consegue centralizar, controlar, administrar, mapear e visualizar as reservas e a disponibilidade de quartos nesses canais.

Por meio de integrações com o seu sistema de gestão hoteleira (PMS) e também de um motor de reservas, é possível conectar inclusive as reservas diretas feitas pelo site do hotel, cruzando todas as informações em um único ambiente administrativo.

Benefícios de implementar um gestor de canais

Já deu para perceber o valor dessa tecnologia para a organização e desempenho da sua empresa, não é?

Afinal, com um sistema de channel manager hoteleiro integrado às suas reservas e dados de clientes, seu time de vendas está perfeitamente equipado para aumentar a lucratividade do seu hotel.

Não é à toa que 68% dos hoteleiros consideram prioritário destinar parte de seus rendimentos para renovar seus estabelecimentos. Pois, as diversas tecnologias hoteleiras presentes no mercado nacional e internacional tornam a empresa mais eficiente, produtiva e, consequentemente, mais lucrativa.

Confira os benefícios em detalhes:

Atue em multicanais e fortaleça sua distribuição

Manualmente, pode ficar inviável operar em muitos sites de reservas, não é mesmo?

Como estar presente em diversos motores de busca online sem contar com pessoal? Ou tecnologia capaz de automatizar o volume de reservas? Como saber quais acomodações estão disponíveis para determinado período?

Fortalecimento da distribuição de canais com channel manager hoteleiro

Ao computar e centralizar todas essas informações automaticamente, um channel manager hoteleiro permite que sua empresa opere em multicanais tranquilamente.

Desse modo, sua empresa fortalecerá a distribuição de sua hospedagem. Ao mesmo tempo, dará conta do volume de informações gerado por seus respectivos canais de aquisição.

Ganhe mais produtividade e aumente suas vendas

Sem a aquisição da tecnologia adequada, sua equipe precisa checar a disponibilidade de acomodações a partir das reservas em OTAs, site do hotel, parceiros e etc. Isso diminui a produtividade e, consequentemente, reduz suas vendas.

Por outro lado, ao contar com um gerenciador de canais hoteleiro, seu time comercial passa a focar naquilo que de fato importa: aumentar o faturamento da sua empresa.

Assim, sua recepção fica liberada para atender os hóspedes, enquanto o departamento de vendas negocia com os leads gerados pelas ações de marketing hoteleiro.

Reduza o risco de overbooking e torne a imagem do seu hotel mais positiva

Nada melhor para um hotel do que receber cada vez mais hóspedes, não é?

Quando não há quartos para atender a todos os que chegam, na verdade, isso é um problema. É o que chamados de overbooking. Ou seja, quando um hotel ou pousada vende mais reservas do que a capacidade do estabelecimento dentro de um determinado período.

O cliente do mercado hoteleiro está cada vez mais exigente e espera experiências completas de turismo dentro da sua propriedade. Nesse sentido, nada mais frustrante para o consumidor do que chegar ao hotel e descobrir que nas há vagas, mesmo depois de ter fechado a compra.

Caso isso aconteça, as chances de perder esse cliente são consideráveis. Pior, essa experiência negativa pode ser compartilhada nas redes sociais, entre amigos e conhecidos e acabar prejudicando a imagem da sua empresa.

Logo, é fundamental evitar overbookings a fim de construir uma presença digital sólida e aprovada pelos seus clientes. Para isso, é necessário unir as informações e atualizar a disponibilidade das vagas por período.

Por outro lado, com o volume de informações geradas por mês, isso só é possível por meio da automação hoteleira. Nesse caso, a melhor solução é o channel manager.

Garanta a paridade tarifária e evite problemas com parceiros

É fundamental que a precificação em hotéis siga o contrato com as OTAs. Nesse sentido, vale destacar que os preços das ofertas devem ser iguais em todos os canais.

Porém, é inviável regular os preços manualmente em todos os canais quando é preciso reagir ao mercado com uma promoção. Por exemplo, se você pensa em como atrair hóspedes na baixa temporada, talvez esteja considerando ajustar seu tarifário com promoções para o período.

O sucesso das campanhas depende da agilidade e eficiência das publicações de cada oferta. Logo, liberá-las apenas quando alinhar os preços em todos os canais de forma manual reduzirá os resultados em marketing digital e vendas.

Um channel manager hoteleiro permite a atualização do seu tarifário em multicanais, o que evita penalizações em OTAs e também otimiza a implementação de ofertas no momento ideal por período.

Controle todos os canais do seu hotel e organize sua gestão

Se você não integra os canais hoteleiros, fica fácil se perder em diversas planilhas, softwares, janelas e abas no navegador.

Um gerenciador de canais que trabalha junto com ferramentas de PMS e motores de busca facilita a organização da sua gestão hoteleira.

Desse modo, você consegue acompanhar o desempenho de cada canal e visualizar tudo em uma única tela.

Qual a diferença entre channel manager hoteleiro e PMS?

Até aqui, já mencionamos bastante esses dois sistemas hoteleiros. Mas, talvez você esteja se perguntando qual a diferença dessas duas ferramentas e se uma substitui a outra.

Em primeiro lugar, o channel manager é responsável por centralizar e distribuir as disponibilidades e tarifas do seu hotel, além de enviar automaticamente as reservas para seu sistema de gestão.

O que uma ferramenta de PMS pode fazer pelo seu hotel

Ou seja, é no sistema de gestão (PMS) que você gerenciará as reservas fechadas nesses canais. Além disso, uma ferramenta de PMS hoteleiro é responsável por armazenar e conectar informações como:

  • Cadastros de hóspedes;
  • Check-in e check-out;
  • Financeiro;
  • Hábitos de consumo;
  • E etc.

Assim, é fundamental optar por um sistema channel manager hoteleiro integrado ao PMS a fim de que as reservas online sejam enviadas automaticamente para seu sistema de gestão. Desse modo, sua empresa desfruta dos benefícios apontados acima.

Qual a diferença entre o gerenciador de canais e motor de reserva

De forma semelhante, o motor de reserva é responsável por enviar automaticamente as vendas fechadas fora das OTAspara o channel manager hoteleiro.

Assim, você consegue administrar e visualizar tanto vendas indiretas quanto diretas em seu PMS, uma vez que as três ferramentas trabalham integradas.

Sistema integrado - channel manager hoteleiro, motor de reserva e PMS

Ou seja, o motor de reservas envia as reserva do site para o channel manager, que por sua vez integra todas as informações de maneira organizada e segmentada ao PMS. Desse modo, você organiza e gerencia todos os canais de venda em um único lugar.

Como escolher o melhor channel manager para seu hotel

Em primeiro lugar, avalie se a ferramenta é compatível com as principais OTAs do mercado. Além disso, se é facilmente integrado com uma ferramenta de PMS. Ou ainda, se oferece essas duas plataformas de maneira integrada.

Além disso, verifique a viabilidade de integração também com um motor de reserva. Também é possível que a mesma empresa ofereça esses três modelos de sistemas de gestão hoteleira.

Pode ser interessante contar com uma ajuda especializada para adquirir o melhor software, bem como treinar sua equipe para utilizá-lo. Nesse sentido, a WebSocorro oferece consultoria em marketing e vendas, auxiliando hotéis e pousadas na escolha da ferramenta ideal para o seu negócio.

Então, em caso de dúvidas, fale com um consultor e vamos apontar as melhorias para o seu hotel.

Garanta o melhor desempenho nos canais da sua empresa!

Os processos tecnológicos e automatizados são essenciais para o crescimento sustentáveis dos negócios hoteleiros. Com eles, a sua empresa conquista mais competitividade e se destaca no mercado. Afinal, se torna mais eficiente, inteligente e apta a atender às expectativas dos hóspedes.

Em um mundo cada vez mais conectado, surgem mais viajantes digitais. Ou seja, que fecham suas reservas online, principalmente por celular. Assim, as mídias digitais estão no centro do processo de compra e a sua empresa deve controlar cada um desses canais a fim de atingir o faturamento desejado e satisfazer seus clientes.

Portanto, o channel manager hoteleiro é uma das ferramentas indispensáveis para o sucesso atual e futuro de hotéis e pousadas. Compartilhe este post com sua equipe e converse sobre como podem atualizar os recursos da sua empresa!

0