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Você sabe qual é a definição de KPI? Eles são úteis para que você crie uma estratégia de marketing para seu hotel, atraindo mais hóspedes e melhorando os seus resultados.

No post de hoje, você entenderá o que são os KPIs, por que deve escolher os melhores indicadores com critério e como utilizá-los. Continue conosco e boa leitura!

O que são KPIs?

KPI (Key Performance Indicator), ou Indicador-chave de Performance, é uma forma para que seu hotel avalie se está atendendo aos objetivos que foram propostos pela sua empresa. Esses indicadores auxiliam as empresas no acompanhamento constante dos resultados da estratégia empresarial.

Segundo a pesquisa da Content Trends 2016, as empresas que avaliam suas métricas se consideram 50% mais bem-sucedidas do que as que não estudam seus resultados.

Mais do que uma métrica, eles representam dados-chave para que você possa compreender o desempenho empresarial do seu negócio. Sendo assim, é importante escolher os melhores KPIs com critério para chegar às conclusões desejadas.

Por que devem ser escolhidos com critério?

Quando sua empresa acompanha os indicadores, ela tem maiores condições de encontrar quais são os principais problemas que dificultam suas vendas. Além disso, saberá o que fazer para resolver tais dificuldades.

Alguns pontos são importantes para escolher os melhores KPIs. Procure por métricas que:

  • ofereçam informações essenciais para o sucesso do hotel;
  • sejam relevantes para o negócio (evite números que não possam ser utilizados para medir a qualidade e o êxito das suas operações);
  • tenham utilidade para que a sua empresa possa melhorar as ações de marketing e a prestação dos serviços;
  • consigam ser medidas periodicamente.

Como utilizar os KPIs?

Agora que você já entendeu o que são os indicadores, veja como seu hotel pode usá-los para avaliar seus processos.

ADR

Vem da sigla em inglês “Average Daily Rate” e significa Taxa Média Diária. Ela calcula qual é a diária média paga por quarto e pode ser medida em um único dia ou em um determinado período. É importante para medir o desempenho operacional e comparar o seu hotel com a concorrência. Para efetuar o cálculo, basta dividir a receita total obtida pelo número de quartos ocupados.

O ADR é útil para verificar se você está proporcionando uma experiência única aos seus clientes, de modo que eles se sintam dispostos a contratar mais serviços ou optar por quartos mais vantajosos. Algumas formas para você conseguir fazer isso são:

  • oferecer serviços adicionais;
  • conhecer as necessidades e expectativas dos hóspedes;
  • utilizar Big Data para entender o comportamento de compra dos usuários e prever demandas e possíveis aumentos de tarifas.

RevPar

O RevPar é uma sigla para a expressão “Revenue per Available Room”, e significa Receita por UH (unidades habitacionais) disponíveis. Como o nome diz, esse KPI avalia a receita a partir dos quartos vagos e é a métrica mais utiliza na indústria hoteleira. Para fazer o cálculo, divida a receita total (e também a líquida) gerada pelos apartamentos por dia e divida pelo número total de quartos disponíveis.

A métrica serve para avaliar e informar a competência do seu hotel para ocupá-los, principalmente em épocas de baixa procura, mesmo com a utilização de tarifas promocionais. Com esses dados, é possível verificar em quais momentos se deve repensar as estratégias de marketing para conseguir aumentar as reservas.

Avaliações do público em sites especializados

Os KPIs estudados acima são úteis para entender se a receita obtida está dentro do planejado pelo hotel, porém, não conseguem mensurar se os hóspedes tiveram problemas ou ficaram descontentes em sua estadia.

Para isso, você deve acessar as avaliações que seu público faz em sites especializados e descobrir se eles recomendam ou não o seu hotel. Se a sua marca não for recomendada na internet, a possibilidade de o RevPar e o ADR também serem baixas é grande. Sendo assim, utilize os indicadores sociais para melhorar seus serviços e responder seus clientes, sempre com educação e cortesia.

A definição de KPI é importante para que seu hotel consiga analisar os resultados e tomar as melhores medidas para atrair mais hóspedes e aumentar o lucro.

Depois de entender como os indicadores influenciam seus resultados, descubra o que é planejamento estratégico de marketing para hotéis. Esperamos por você!

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