Você sabia que a reputação do hotel tem um impacto direto nas vendas da sua marca? Por isso, acompanhar o que os usuários falam do seu empreendimento é fundamental para manter a sua credibilidade online.

É difícil encontrar outro setor que seja tão vulnerável ou afetado pelo impacto de comentários negativos quanto o de hotelaria. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como melhorar o valor da sua empresa. Então, se você se interessou, não deixe de conferir o conteúdo até o fim!

O que é o branding e o posicionamento de marca?

Uma avaliação negativa já é suficiente para manchar a sua reputação e prejudicar o branding da marca. As múltiplas opções que os usuários têm para compartilhar suas opiniões aumentam os canais de divulgação da empresa, mas, ao mesmo tempo, criam canais para possíveis reclamações.

O branding é todo o trabalho relacionado à gestão de uma marca. Esse conceito tem como objetivo tornar a empresa mais conhecida, desejada e positiva na mente da sua persona, dos sócios, diretores, colaboradores e parceiros. Sua função consiste em como o negócio será percebido no mercado, sendo diretamente relacionado à reputação do empreendimento.

Mas oferecer um bom serviço e criar uma identidade não são fatores suficientes para manter o seu hotel competitivo. Por isso, o que realmente fará a diferença entre seu estabelecimento e os concorrentes é a forma como a sua empresa é vista pelos clientes e como ela se relaciona com o seu público. Assim, o posicionamento da marca busca colocar em prática, por meio de estratégias e planejamento, ações que esclareçam e afirmem o seu significado.

Analisando e acompanhando os comentários dos usuários, seja por meio de pesquisas, seja por monitoramento de sites, será possível identificar os erros que podem estar minando sua reputação e diminuindo o número de vendas.

Como melhorar a reputação do hotel?

Antes de realizar uma reserva, os usuários pedem indicações de amigos e familiares, pesquisam na internet sobre hotéis e pousadas e verificam os comentários sobre os locais. Segundo o site TripAdvisor:

  • 83% dos usuários informaram que as avaliações ajudaram a escolher o melhor local;
  • 80% confirmaram que leem de 6 a 12 avaliações antes de efetuar uma reserva;
  • 53% não fazem reservas sem ler as avaliações.

Para melhorar a reputação da sua marca, confira as 3 dicas que separamos abaixo.

Esteja presente em vários canais de atendimento

Uma pesquisa feita pela Medallia, empresa de gerenciamento de feedbacks corporativos, mostrou que estabelecimentos que respondem às avaliações recebidas em redes sociais dobram a sua taxa de ocupação. Esses dados comprovam que estar presente ativamente no maior número possível de canais tem relação direta com o desenvolvimento das vendas.

Fique de olho nas avaliações do Facebook, comentários e stories no Instagram e feedbacks por meio de pesquisas e sites como o TripAdvisor. Essa rotina auxiliará na solução de pontos negativos, mas também ajudará no branding da marca. Utilize esse bom conteúdo gerado por usuários a favor da sua marca.

Treine sua equipe

É importante que exista uma equipe e um gestor responsáveis pela satisfação do cliente. Assim, o grupo ficará encarregado de solucionar os problemas dos hóspedes e responder dúvidas e reclamações nas redes sociais. Crie uma cartilha e um documento com as dúvidas mais comuns, facilitando assim a resolução de questionamentos simples.

Faça parcerias com influenciadores de nicho

Outra forma de trabalhar a reputação do seu hotel é realizando parcerias com influenciadores do seu nicho. Um bom influenciador consegue cativar o público e transmitir com verdade a essência do seu hotel. Investir nesse tipo de conteúdo pode alavancar as suas vendas e aumentar a presença da sua marca no ambiente digital.

A reputação do hotel é muito importante tanto para traçar novas metas, quanto para resolver pontos de melhorias. Quer continuar por dentro das novidades do marketing hoteleiro? Então siga a WebSocorro no Facebook e Twitter!

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