Para garantir o melhor tratamento para os hóspedes, o dono de um hotel ou pousada não deve ficar atento apenas à capacidade da equipe, à limpeza do local e ao funcionamento dos equipamentos, como o forno elétrico de embutir. Isso porque, se pararmos para analisar, a experiência começa muito antes da chegada ao local.

Viagens podem ser feitas por diversas razões, sendo que as principais são para diversão, trabalho e estudo. Levando em consideração o amplo público-alvo que pode ter e a elevada concorrência, o marketing digital para o setor de turismo e hotelaria não pode – nem deve! – se limitar apenas aos recursos orgânicos.

Suponhamos que uma pessoa deseja passar as férias na Bahia, mas ainda não definiu a cidade em que irá! Com certeza, ela irá pesquisar sobre os principais destinos no estado, encontrando opções como Ilhéus, Salvador, Porto Seguro, Chapada Diamantina, dentre vários outros locais.

Consequentemente, a pessoa teria acesso a diversos hotéis e pousadas, cada um com os seus próprios diferenciais e benefícios. Agora me responda: você sabe como fazer para se destacar entre a concorrência e aparecer para a pessoa que está em busca de um local para se hospedar?

Muitas pessoas não sabem, mas a forma mais simples de conseguir isso é por meio dos anúncios patrocinados, que consistem em publicações apresentadas para o usuário em momentos de potenciais compras. No geral, eles asseguram o reconhecimento da marca, o aumento do tráfego e, consequentemente, da conversão.

No entanto, é preciso ter muito cuidado no momento de planejá-los, visto que os anúncios patrocinados podem ser solicitados por diferentes motivos, bem como em formas de pagamento distintas. Na lista, a seguir, serão destacados os principais tipos de custos das estratégias:

  • Custo por clique (CPC): valor pago cada vez que o conteúdo ou link receberem um clique de um usuário;
  • Custo por mil impressões (CPM): anúncio é pago quando alcança a marca, mesmo que o usuário não clique para mais informações;
  • Custo por ação (CPA): modelo em que o anúncio é pago quando o usuário clica no conteúdo e realiza uma ação pré-determinada;
  • Entre outros.

Além disso, os anúncios patrocinados para hotéis e pousadas podem envolver diferentes plataformas, como as ferramentas de busca e as redes sociais. Continue acompanhando esse post e descubra como cada plataforma pode otimizar suas vendas!

Anúncios em ferramentas de busca

Existem diversas ferramentas de busca no mercado, mas o Google é o grande destaque. Para se ter uma ideia do impacto dela, estima-se que diariamente sejam realizadas mais de 5,5 bilhões de pesquisas na plataforma. E não é para menos, afinal, mais de 90% das buscas do mundo acontecem na plataforma.

Por essa razão, o investimento no Google Ads é a melhor estratégia para atingir um público qualificado para o seu negócio! Contudo, vamos entender como ele funciona com um exemplo mais prático, como pensando nos conectores elétricos.

Se você pesquisar sobre o acessório, verá que as quatro primeiras opções que aparecem nos resultados apresentam o termo “anúncio” no canto superior esquerdo. Isso significa que as páginas adquiriram anúncios patrocinados na plataforma, a fim de aparecer em destaque na rede de busca.

Porém, essa não é a única forma de anúncio no Google. Se você é dono de um hotel ou pousada poderá investir em redes de display, relacionadas a espaços de anúncios em sites e blogs, e na parte de Shopping, que garantirá que as suas instalações sejam exibidas na área de compras da plataforma.

Além desses, o Google também é dono de diversos aplicativos muito populares, como é o caso do YouTube e do Gmail. Sendo assim, você pode criar anúncios patrocinados e veicular nessas plataformas, segmentando o público-alvo de acordo com idade, local, interesses, dentre outros fatores.

Anúncios em redes sociais

Você pode até não saber, mas as redes sociais estão revolucionando as atividades de desejos e compras. Por exemplo, pense em uma empresa que realiza a aplicação de piso industrial. Ela poderá utilizar várias redes sociais para compartilhar os seus serviços e atrair a atenção do público-alvo.

E não precisamos nem dizer que elas são perfeitas para hotéis e pousadas. Certo? Em síntese, a divulgação de conteúdos relevantes faz com que mais pessoas conheçam o seu espaço e se apaixonem por suas instalações e serviços, considerando o espaço quando tiver aquelas tão sonhadas e merecidas férias.

Mas tenha em mente o seguinte: mais de 70% da população brasileira está ativa nas redes sociais e, consequentemente, os seus concorrentes também! Desse modo, é essencial que você utilize hashtags em seus posts e invista em anúncios patrocinados para aparecer mais vezes para potenciais clientes.

Claro, o número de plataformas para comunicação e interação social é muito alto. Por isso, separamos três ferramentas de anúncios patrocinados para redes sociais específicas e que costumam trazer ótimos retornos para te ajudar a começar. Confira!

1. Facebook Ads

Com 130 milhões de usuários, o Brasil está em quarto lugar no ranking de países que mais utilizam o Facebook no mundo, ficando atrás apenas da Índia, dos Estados Unidos e da Indonésia.

Todavia, se levarmos em consideração a população total dos outros países, o Brasil tem a maior porcentagem de pessoas ativas na plataforma entre os quatro primeiros. Assim, a plataforma de Mark Zuckerberg é ótima para todo e qualquer negócio no País, inclusive hotéis e pousadas.

2. Instagram Ads

Não importa a localidade do seu hotel ou pousada, ele precisa ser divulgado no Instagram! Atualmente, a plataforma é uma das preferidas para buscar inspirações de moda, dicas de saúde e até mesmo para escolher destinos de viagens.

Sobre os anúncios patrocinados nelas, é possível contratar posts tanto para o feed quanto para os stories. Ah, e fique muito atento com um detalhe sobre o desenvolvimento de conteúdos para o Insta: as imagens e os vídeos são obrigatórios e os textos apenas complementos!

3. LinkedIn Ads

Lembra quando falamos logo no início do texto que as viagens também são realizadas por questões de trabalho? Pois bem, isso significa que se você deseja fechar hospedagens com esse público-alvo, é fundamental que invista em anúncios patrocinados no LinkedIn.

Resumidamente, a plataforma é a maior rede social profissional do mundo e permite que você promova conteúdos na timeline, realize pequenos anúncios de texto e envie mensagens na caixa de entrada, fazendo com que tenham conhecimento sobre o seu hotel ou pousada.

Gostou do nosso post sobre como os anúncios patrocinados podem ajudar seu hotel ou pousada? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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