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O ramo hoteleiro é um ótimo exemplo de negócio que vive momentos de alta e baixa procura no decorrer do ano. Diferentemente de outros segmentos, ele precisa se adaptar a esses movimentos e contar com estratégias que aproveitem os dois. Para isso, é importante trabalhar com marketing sazonal.

Esse conceito diz respeito a um tipo de estratégia voltada para negócios que atraem volumes diferentes de clientes em épocas específicas, com padrões reconhecíveis ao longo do ano. Por exemplo, hotéis possuem maior lotação em férias e feriados prolongados, enquanto têm baixa procura nos demais períodos.

É nesse ponto que fica nítida a importância de uma estratégia de marketing sazonal. O seu hotel pode ter muito mais sucesso ao aproveitar melhor cada época do ano, intensificando as de demanda superior e popularizando períodos de baixa temporada.

Conheça a seguir o que você precisa fazer para usar o marketing sazonal e impulsionar a ocupação do seu hotel!

Mapeie a sua sazonalidade

O primeiro passo para trabalhar com o marketing sazonal é especificar exatamente como essa sazonalidade funciona. Você tem que acessar os números de procura pelo seu hotel, com atenção especial para quais meses ou datas têm mais e menos demanda.

Por conta disso, é essencial contar com uma equipe capaz de detectar e entender padrões de mercado. É importante saber o que é uma queda normal e anormal.

Conheça o perfil do seu público-alvo

O que faz o seu cliente procurar os serviços do seu hotel? Você deve ter em mente o perfil e as motivações dessas pessoas para elaborar uma estratégia competente de marketing sazonal.

Isso será decisivo para que você consiga planejar ações que atraiam o tipo de cliente exato que o seu hotel procura. Senão, você arrisca desperdiçar seus esforços indo atrás de quem não vai converter.

Planeje ações para cada período

Pensar em marketing sazonal não significa planejar ações para os períodos de baixa temporada. Na verdade, o foco deve estar em elaborar ações para todos os contextos, cada uma pensada para um nível de procura diferente.

A alta temporada precisa de estratégias que permitam atingir quem tem perfil para se tornar seu hóspede. Paralelamente, no tempo de baixa procura é necessário contar com esforços intensificados para compensar a queda de interesse.

Aproveite o calendário dos vizinhos

Em muitos casos, é possível obter um grande impulso de reservas se alguma cidade vizinha possui um feriado local. De folga, as pessoas podem buscar o seu hotel como alternativa, desde que sejam oferecidas vantagens valiosas.

Então, fique de olho no calendário das cidades vizinhas ao seu hotel. A sua estratégia de marketing sazonal tem que levar em conta esse fator para aproveitar as oportunidades certas.

Acerte nos canais de marketing

Toda estratégia de marketing sazonal deve fazer uso dos canais corretos. Depois de definir quais serão as suas ações, você precisa usar os meios adequados para atingir os seus objetivos.

Que tal combinar esforços on-line e off-line em sua campanha? Você pode usar a força de campanhas inteligentes nas redes sociais ao mesmo tempo em que aposta na mídia tradicional para alavancar sua visibilidade.

Tendo em mente cada um desses pontos, você tem tudo o que precisa para começar a planejar a sua estratégia de marketing sazonal focada no setor hoteleiro.

Lembre-se de que todo esse esforço deve ser contínuo, ou seja, você nunca deve parar de buscar novas soluções para a sua empresa. Afinal, com o tempo surgem novas tendências e o público se torna mais exigente.

Quer saber mais sobre como potencializar seu hotel? Então confira aqui no blog como o marketing digital ajuda hotéis a conquistar hóspedes.

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