O período de pouca procura pelo seu destino está se aproximando e você precisa saber como atrair hóspedes na baixa temporada?

De fato, o mercado hoteleiro tem seus momentos de altos e baixos, crises e recessões. Porém, mesmo nesses períodos é possível tirar o melhor proveito do setor e aumentar a lucratividade de um hotel.

Por hoje, vamos mostrar algumas dicas práticas de como atrair hóspedes na baixa temporada e conservar um bom faturamento durante todo o ano. Continue lendo e confira!

Como atrair hóspedes na baixa temporada: dicas práticas e eficientes

Em primeiro lugar, aproveite a alta temporada para divulgar seu hotel na sua localidade.

Torne sua marca conhecida na região por meio do marketing digital, crie um engajamento com os hóspedes via redes sociais, como o Instagram de hotel, e também crie um relacionamento saudável por meio de e-mail marketing e canais próprios de comunicação com os clientes.

Ou seja, fortaleça sua marca durante o momento de alta procura, captando e fidelizando o maior número de clientes. Depois, você terá como atrair hóspedes na baixa temporada ao reativar o contato com essas pessoas. Além disso, clientes fidelizados tendem a se tornar promotores da marca.

Assim, indicam a hospedagem para seus conhecidos e amigos. Logo, tornam-se ativos poderosos para a geração de novos negócios. Isso, ao longo de todo ano.

Saiba quando abaixar os preços

De maneira geral, no Brasil, a procura é maior durante as festas de fim de ano, férias escolares e coletivas, bem como Carnaval e outros feriados. Ou seja, entre os meses de dezembro, janeiro, período de Carnaval e julho.

Mas, isso pode variar dependendo da região. Por exemplo, segundo uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, sol e praia são os atrativos mais procurados no turismo nacional.

Só para ilustrar, Fortaleza está no topo do Ranking dos destinos mais procurados. Porém, em janeiro, começa os períodos de chuvas na cidade, que se tonam mais fortes entre fevereiro e maio.

Portanto, a procura em Fortaleza pode ter uma queda mesmo em períodos de férias de janeiro e Carnaval, pois seu principal atrativo é a praia, que não combina com as altas chuvas nessa época do ano.

De fato, de acordo com a pesquisa, a demanda na cidade atingiu a liderança entre os meses de junho e julhos.

Portanto o seu estabelecimento deve considerar as particularidades não apenas do mercado, mas também da sua região, dos concorrentes e da sua própria empresa.

Como ter essa informação

Para isso, é essencial contar com suporte tecnológico com o intuito de levantar dados capazes de orientar a tomada de decisão para determinado período.

Afinal, você não vai querer abaixar os preços quando a procura for alta e perder competitividade quando há pouca procura, não é?

Então, é essencial mapear esses momentos a fim de conseguir reagir a determinadas situações.

Pesquisas de mercado, planejamento estratégico e uma agência especializada em serviços hoteleiros podem ajudar nesse sentido.

Trabalhe com uma tabela de preços diferenciada para a baixa temporada

Após identificar momentos de baixa procura, é necessário adequar seu tarifário dentro desse período.

O ideal é que isso seja feito com certa antecedência. Só para exemplificar, de 3 a 6 meses antes da baixa temporada. Pois, assim, seu time de vendas, bem como suas campanhas de marketing, estarão alinhados às ofertas vigentes e futuras.

Dessa maneira, você poderá trabalhar as vendas na baixa temporada ainda nos momentos de alta demanda. Por exemplo, ofertar um desconto para os hóspedes retornarem nos meses seguintes.

Então, como atrair hóspedes na baixa temporada com a precificação certa?

É fundamental se basear em dados da sua região, concorrentes e expectativas do público nesse período.

Como atrair hóspedes na baixa temporada com planejamento estratégico

Novamente, é essencial contar com processos tecnológicos, pesquisas e posicionamento estratégico. Sua empresa se capacita nesse sentido contando com especialistas de uma agência de marketing digital hoteleiro, por exemplo.

Crie ofertas para diárias de meio de semana e fim de semana

Outra forma de tratar a questão de como atrair hóspedes na baixa temporada é oportunizar as viagens de meio de semana.

Nesse caso, vale a pena alternar seu tarifário entre os dias de semana (excluindo feriados), diferenciando preços de finais de semana, quando a procura tende a ser maior, mesmo na baixa temporada.

Assim, você não vai perder lucratividade no final de semana, que tem maior demanda mesmo sem ser em férias e feriados. Além disso, poderá aumentar a ocupação em dias de semana, que são menos solicitados, sobretudo na baixa temporada.

Desse modo, além de promoções, pense em agregar mais valor às diárias de meio de semana a fim de atrair a atenção dos clientes. Por exemplo, uma festa temática, um rodízio especial no restaurante do hotel, música e show ao vivo.

Além disso, promova algo especial também nos finais de semana e trabalhe com promoções quando identificar uma tendência de queda de procura, mesmo em fim de semana.

Crie promoções especiais

Sabemos que promoções e ofertas são o que mais estimulam a compra durante a baixa demanda.

Então, junte seu pessoal e combine com o time de vendas o que pode ser comercializado com os leads.

Às vezes, o cliente do mercado hoteleiro precisa apenas de um “empurrãzinho” para fechar a reserva. Esse fator estimulante, geralmente, é uma promoção especial.

Nesse sentido, não pense apenas em abaixar o preço, mas também em ofertar bônus extras para o fechamento da reserva nos próximos dias de negociação.

Desse modo, você cria uma sensação de urgência e o cliente se sente mais motivado a concluir a compra para aproveitar a promoção.

Pronto! Sua empresa começa a desvendar os desafios de como atrair hóspedes na baixa temporada.

Trabalhe com ofertas diferenciadas para reservas diretas

De fato, o seu hotel deve manter o mesmo preço das determinadas diárias tanto no site próprio quanto em OTAs, a fim de ficar de acordo com a LEI DE PARIDADE DE PREÇO.

Porém, é possível (e recomendável!) que sua empresa trabalhe com outras ofertas dentro do site, criando possibilidades diferenciadas para reservas diretas.

De novo, o departamento de vendas pode trabalhar um brinde especial para cada cliente, ou até condições mais interessantes de pagamento para o fechamento antecipado e direto com a empresa, como uma venda balcão.

Assim, você pode aumentar as vendas do seu hotel, mesmo na baixa temporada.

Alinhe seu time de vendas com eventos no seu destino

Além de ficar atento a feriados entre a baixa temporada, é super válido alinhar seu time comercial aos eventos realizados na sua área de atuação.

Por exemplo, uma maratona, uma caravana, shows, festivais e etc. Tudo isso gera visita ao seu destino, o que deve ser aproveitado a fim de atrair hóspedes na baixa temporada.

Assim, você pode negociar com os organizadores do evento a possibilidade de ser um hotel parceiro. Desse modo, talvez, ofertar benefícios e ofertas especiais para os participantes.

Enfim, o importante é aproveitar esses eventos com o intuito de gerar reservas nessas datas.

Atente-se aos viajantes da terceira idade

Nós já explicamos aqui no blog como o turismo da terceira idade é oportunidade de lucro para seu hotel.

Em suma, esse público viaja durante todo o ano, pois, como são aposentados ou trabalham em tempo reduzido, tem mais disponibilidade para lazer.

Além disso, eles gostam de se socializar e amam viagens em grupo! Já se foi o tempo em que os idosos ficam em casa, parados e tricotando. Hoje, eles são ativos financeiramente, se engajam com assuntos atuais e relacionados à sua saúde e bem-estar.

Não à toa, são responsáveis por 15% dos pacotes turísticos vendidos no país e movimentam bilhões no setor.

Portanto, se você quer saber como atrair hóspedes na baixa temporada, volte seu olhar para o turista sênior! Eles têm poder de compra e seu interesse em viagens cresce cada vez mais.

Crie oportunidades com o turismo de negócios

Pesquisas recentes do Ministério do Turismo revelam que viagens a trabalho estão em terceiro lugar na demanda entre junho e julho (10%), por exemplo.

O melhor do turismo de negócios é que, geralmente, independe da alta ou baixa temporada. Afinal, as empresas podem promover encontros ou enviar funcionários a campo durante todo o ano.

Logo, vale a pena entrar em sintonia com esse tipo de público. Para isso, tenha um espaço de conferências, auditório com suporte multimídia, ambiente para palestras, aulas e coffee break.

Desse modo, você aumenta as chances de manter a taxa de ocupação desejada durante esse momento de pouca procura para o turismo de lazer.

Estude a possibilidade de oferecer serviços adicionais

Também já demonstramos aqui no blog como aumentar a lucratividade de um hotel. Uma das soluções propostas foi a implementação de serviços adicionais à hospedagem. Só para ilustrar:

  • Lavanderia;
  • Transfer;
  • Passeios turísticos pela região;
  • Bar e restaurante;
  • Massagem e SPA;
  • Recreação extra;
  • Etc.

Nesse sentido, com o intuito de viabilizar a criação de novos serviços, o seu hotel pode contar com parcerias e terceirização.

Por exemplo, instalar dentro do hotel uma marca conhecida, um parceiro comercial de perfumes, uma grife ou qualquer outro atrativo capaz de estimular o interesse pelo seu espaço.

Viu como atrair hóspedes na baixa temporada é possível com planejamento e posicionamento estratégico? E ainda temos mais dicas para sua empresa. Confira!

Abra os serviços do seu hotel para o público em geral

Ainda dentro dos serviços, estude ampliar seu modelo de negócios além de hóspedes. Podemos citar o Day Use, em que o cliente tem acesso às comodidades do seu hotel por um dia, porém, sem hospedagem incluída.

Mas também podemos imaginar atender visitantes de um dia para os serviços de massagem, recreação e, principalmente, para o restaurante do hotel.

Nesse caso, invista em experiências, em qualidade de gastronomia, na ambientação e decoração do seu estabelecimento. Enfim, em tudo que torne seu hotel único e imperdível!

A ideia é tornar sua empresa um atrativo turístico para todos os visitantes da região, não apenas os hóspedes. Isso pode ser planejado de acordo com demanda, variando a abertura de modo proporcional à procura. Porém, é interessante estudar a possibilidade, sobretudo, em tempos de baixa ocupação.

Antes de tudo, planeje suas ações com estratégia e tempo hábil para a abordagem de marketing e vendas.

Estimule a estadia estendida

O hóspede fechou 3 diárias, o final de semana está se aproximando e ele vai fazer check-out? Ofereça um desconto para prolongar a estadia nos próximos dias!

O mesmo raciocínio pode ser usado no ato da cotação. Se seu time comercial identificar uma oportunidade de aumentar o número de diárias, dê liberdade para que isso seja estimulado na abordagem de vendas.

Ou seja, deixe claro o que a equipe pode oferecer como bônus e ofertas com o intuito de fechar a reserva.

Além de aumentar a lucratividade, essa prática ajuda a atrair hóspedes anteriores. Logo, ao identificar baixos índices de ocupação, essa é uma estratégia que pode ajudar a aumentar o faturamento da empresa.

Tire o melhor proveito das OTAs

As altas comissões das OTAs é uma das preocupações mais frequentes de hoteleiros. Mas, de fato, elas representam uma fatia significante das reservas online e não devem ser negligenciadas.

Desse modo, mantenha seu cadastro atualizado nesses canais e esteja presente em mais de um site, como:

  • Booking;
  • Expedia;
  • Trivago;
  • Tripadvisor;
  • Entre outros, inclusive motores de reservas específicos da sua região;

Outra dica é usar todas as potencialidades do Google Meu Negócio para hotéis, Google Hotel Search e Google Hotel Ads.

Libere o máximo de quartos nas OTAs e vá regulando conforme a taxa de ocupação for sendo preenchida.

Atualize as informações, o tarifário e poste fotos de qualidade. Tudo isso ajuda a ter um melhor aproveitamento em sites terceiros. Saiba mais neste post sobre OTAs.

Tire o melhor proveito das particularidades da sua região

A sua cidade é conhecida por quê?

Só para ilustrar, Socorro tem o título de “Cidade Aventura”. Então, os hotéis e atrativos turísticos usam essa particularidade para promover seus produtos e serviços.

Afinal, algumas atividades podem atrair hóspedes durante todo o ano. Se por um lado há uma demanda por praia e calor, seu hotel pode ser ideal para uma viagem de inverno, por exemplo.

Portanto, encontre um diferencial da sua região e use isso a seu favor!

Use o marketing hoteleiro, sempre!

Finalmente, é imprescindível entregar todas as estratégias mencionadas aqui ao público certo, bem como da maneira mais eficaz e assertiva.

Isso só pode ser feito com o investimento certeiro em marketing hoteleiro. É pelo marketing que sua empresa consegue divulgar seus serviços e produtos, bem como captar “matéria-prima” a ser trabalhada pelo time de vendas.

Marketing digital hoteleiro para atrair mais hóspedes durante todo ano

As estratégias de marketing hotel são responsáveis por atrair os contatos que serão abordados comercialmente pelo departamento de vendas.

Logo, sem essa captação contínua, fica inviável alimentar as possibilidades de vendas correntes ou futuras. Portanto, é essencial nutrir um posicionamento online conciso tanto na alta quanto na baixa temporada.

Assim, seu hotel terá força e bagagem para superar a baixa procura e até mesmo vencer momentos de crise econômica.

Portanto, se você busca como atrair hóspedes na baixa temporada e em todo ano, invista em marketing para hotéis. Esta é a forma mais sustentável, duradoura e lucrativa de manter seu negócio.

Quer ficar por dentro das tendências do mercado? Assine nossa Newsletter e acompanhe as novidades do nosso blog para saber mais sobre o marketing digital hoteleiro!

0