Está precisando descobrir como aumentar a lucratividade de um hotel? De fato, o mercado hoteleiro vive desafios, momentos de baixa procura e intensa competitividade.

Porém, é possível, sim, manter um negócio saudável e lucrativo. Nesse sentido, é essencial criar formas alternativas de aumentar o faturamento, bem como tirar melhor aproveitamento das fontes de receita.

Então, se o seu desejo é manter a saúde financeira da sua empresa, confira conosco como aumentar a lucratividade de um hotel, mesmo em períodos de crise!

Como aumentar a lucratividade de um hotel com serviços adicionais

Em primeiro lugar, uma dica de como aumentar a lucratividade de um hotel é a criação de serviços adicionais à diária. Ou, passar a cobrar um valor a mais por algo que já é ofertado dentro do seu hotel.

Esta é uma boa prática de Gerenciamento Estratégico de Receita dentro da dinâmica de precificação em hotéis. A saber, usar upsell, ou seja, oferecer aos hóspedes uma solução de maior valor agregado, estimulando o consumo e, assim, aumentando a margem de lucro por diária.

Por exemplo, imagine um hotel fazenda que ofereça passeios a cavalo dentro do seu espaço. Poderíamos definir no tarifário 1 passeio por diária e mais passeios por um valor adicional.

Outro exemplo seria oferecer um serviço de massagem dentro de um espaço de SPA do hotel, por um valor a mais na diária.

Assim, o estabelecimento consegue oferecer uma experiência de hospedagem mais completa. Porém, por um preço adicional.

Outros serviços adicionais que podem ser explorados por sua hospedagem:

Passeios turísticos na sua região

O cliente do mercado hoteleiro está cada vez mais exigente e deseja experiências completas de turismo.

O seu hotel pode gerar mais valor para esse cliente ao oferecer pacotes de passeios turísticos por sua região. Isso, é claro, por um custo adicional na hospedagem.

Assim, a sua empresa pode estudar a possibilidade de proporcionar esses passeios turísticos por conta própria, ou buscar parceiros que o façam. Dessa maneira, basta combinar a porcentagem de lucro pelo serviço para cada uma das partes.

Logo, se você procura uma forma mais rápida de como aumentar a lucratividade de um hotel, as parcerias de serviços e produtos extras são uma das melhores formas.

Lavanderia

Serviços de lavanderia já são requisitados e questionados em buscadores de hotéis, como o Tripadvisor.

Além de ser uma diferenciação, a lavanderia é uma forma de proporcionar algo mais aos seus hóspedes.

Segundo uma matéria do Trivago Business, os clientes querem se sentir especiais. Nesse sentido, se você quer um caminho de como aumentar a lucratividade de um hotel, ao invés de cortar despesas, considere instalar pequenos luxos para os seus hóspedes.

De forma semelhante aos passeios turísticos, você pode implementar esse serviço por meio de uma terceirização. Por outro lado, caso estude a viabilidade e identifique uma oportunidade de instalar sua própria lavanderia, esta também é uma opção.

Transfer

Um dos erros sobre como aumentar as vendas de um hotel é não entender quais são as principais objeções do seu cliente.

Uma delas, que é bastante latente, é o transporte até o seu destino. As pessoas analisam se vale a pena se deslocar até sua região. Por outro lado, se sua empresa oferece facilidades até seu endereço, isso ajuda a quebrar esse obstáculo durante a venda.

Então, entra aí a oportunidade de oferecer um serviço de transfer. Sobretudo, se a sua região é pouco procurada ou sua localização não é de fácil acesso.

Em suma, o serviço de transfer consiste em realizar o translado do aeroporto até o hotel. Assim, o viajante tem toda a comodidade e segurança para chegar ao seu estabelecimento. O serviço pode ser contratado na ida e na volta. Isso pode ser negociado com o cliente no momento de cotação, por um valor a mais na hospedagem.

Desse modo, o cliente se sente mais motivado a optar pelo seu local, uma vez que tem mais facilidade de chegar até ele. Além disso, sua empresa cria mais uma alternativa de faturamento e possibilidade de aumentar a lucratividade.

Novamente, este serviço pode ser criado pelo hotel ou por uma parceria e terceirização.

Bar e restaurante

De acordo com pesquisas feitas pelo Ministério do Turismo, a alimentação é o segundo maior investimento dos viajantes. Mesmo com o café da manhã incluso na maioria dos serviços de hospedagens, a alimentação ainda corresponde a cerca de 20% dos gastos dos turistas.

Ou seja, a gastronomia faz parte da experiência de viagem. As pessoas desejam experimentar os pratos, as bebidas e os sabores típicos da região visitada.

Logo, essa é uma oportunidade do seu hotel aumentar a lucratividade. Por exemplo, além do café da manhã, disponibilizar diárias com pensão completa. Ou, até mesmo abrir o restaurante do hotel para visitantes em geral, não apenas hóspedes.

Além disso, fazer upsell com bebidas vendidas a parte e refeições para momentos especiais. Só para ilustrar, um jantar com decoração romântica e cardápio exclusivo para a ocasião, perfeito para uma comemoração de aniversário de casamento, por exemplo.

O que considerar antes de disponibilizar qualquer novo serviço

Antes de mais nada, planeje suas ações. Avalie seus concorrentes, as particularidades da sua região e a avaliação dos seus hóspedes atuais.

Planejamento na hotelaria

Os comentários de clientes já dão dicas preciosas de como aumentar a lucratividade de um hotel!

Por exemplo, se o hóspede faz um review apontando a pouca variedade do cardápio, dificuldade de encontrar o estabelecimento ou poucas opções de lazer, isso indica oportunidades de melhorias e criação de novos serviços.

Acima de tudo, trabalhe com pesquisa e dados. Não faça nada pelo achismo. Para isso, conte com uma agência especializada no mercado hoteleiro, pois esse tipo de empresa tem a tecnologia e experiência necessárias a fim de indicar as melhores possibilidades comerciais para o seu estabelecimento.

Como aumentar a lucratividade de um hotel com o marketing hoteleiro

Em segundo lugar, a forma mais vantajosa, a médio e longo prazo, de aumentar o faturamento do hotel é investir em marketing hoteleiro.

Nós definimos marketing hoteleiro como:

O processo de divulgar e promover a marca, os produtos e serviços de um hotel, visando um relacionamento positivo e duradouro com hóspedes e potenciais hóspedes, atentando-se às tendências do mercado, do destino e dos concorrentes, bem como às oportunidades de crescimento do negócio, visando gerar mais vendas e aumentar o faturamento do hotel, mesmo em períodos de baixa procura.

Marketing Digital Hoteleiro

Portanto, se você procura uma forma sustentável de crescimento para o seu negócio hoteleiro, o marketing para hotéis é a melhor alternativa.

Por quê?

O marketing digital hoteleiro pode multiplicar sua receita

Digamos que, atualmente, sua principal fonte de receita sejam OTAs.

Nesse caso, seu hotel está trabalhando apenas com uma fonte de receita. Outro problema é a alta concorrência dentro desses sites, bem como as elevadas taxas de comissões.

Por outro lado, ao investir em ações próprias de marketing digital, além desses canais, você pode contar com outras fontes de reservas.

Assim, se passava a fechar vendas apenas em um canal, passa a vender em dois. Ou seja, multiplica sua captação de clientes.

O marketing digital para hotéis reduz o custo de aquisição de cliente (CAC)

Como aumentar a lucratividade de um hotel com as altas comissões de agências de turismo e viagem online?

A resposta é: tornando-se independente delas.

Por se tornar independente, queremos dizer ter formas alternativas de reservas, além das OTAs. De fato, as agências ainda são relevantes no mercado e você pode tirar o melhor proveito delas.

Mas, é essencial criar canais de reservas diretas a fim de aumentar o lucro do seu negócio. Nas vendas diretas, reduzimos o custo de aquisição de clientes (CAC).

Só para ter uma ideia, o Hotel Fazenda 7 Belo, nos dois primeiros meses de trabalho com a WebSocorro, conseguiu um custo de aquisição, em média, 87% menor se comparado às taxas do Booking, por exemplo.

O marketing digital para hotelaria tem maior retorno sobre o investimento (ROI)

Em terceiro lugar, as estratégias de marketing digital são altamente personalizáveis e mensuráveis.

Dessa maneira, podemos calcular quanto foi investido e comparar com o que foi gerado em termos de vendas concluídas.

Então, como o custo de aquisição é mais baixo e as campanhas são mais assertivas, o ROI é maior.

Só para ilustrar, o retorno sobre o investimento do Hotel Fazenda 7 Belo, citado acima, foi 17,83X maior no respectivo mês de trabalho.

As estratégias de marketing digital permitem vender em períodos de baixa procura

Finalmente, ao investir em marketing digital, sua empresa deixa de ser dependente da alta temporada.

Ao identificarmos uma queda na procura pela sua região dentro de um determinado período, por meio de ferramentas tecnológicas, podemos criar ações específicas para atrair clientes nesses momentos.

Assim, seu hotel continua vendendo ao longo de todo ano, mantendo a taxa de ocupação necessária para a lucratividade do negócio.

Além disso, tem uma previsibilidade maior, tanto de vendas correntes quanto futuras, o que viabiliza ações estratégicas para a ocupação dentro de determinado período.

Esse é mais um dos resultados em marketing que conquistamos com o 7 Belo.

Como aumentar a lucratividade com uma consultoria de vendas para hotelaria

Uma consultoria de vendas para hotéis é mais um investimento poderoso visando o aumento da lucratividade da sua empresa.

O serviço é responsável por diagnosticar o ponto crítico dos processos internos de venda e apontar a melhor solução para cada tipo de situação.

Esse é um dos nossos diferenciais como agência de marketing para hotéis. Pois, além de captar leads para o departamento comercial do hotel, também aprimoramos tanto o time quanto os processos e as ferramentas da empresa.

Afinal, temos 18 anos de experiência no setor e nos especializamos nos desafios particulares da hotelaria e turismo. Logo, oferecemos essa expertise, bem como soluções processuais e tecnológicas a fim de que nossos clientes alcancem a lucratividade desejada.

Desse modo, trabalhamos nas duas pontas. Desde a promoção dos serviços e produtos do seu hotel, à concepção de novas oportunidades comerciais e a melhor forma de entregá-las ao mercado, gerando mais vendas por meio de processos eficientes e precisos.

Aumente a lucratividade do seu hotel com a WebSocorro

Quando os hoteleiros tem dúvida sobre como aumentar a lucratividade de um hotel, é sinal de que é hora de contar com uma agência de marketing digital hoteleiro.

Uma agência especializada como a WebSocorro tem o conhecimento, a experiência, bem como soluções personalizadas para o setor hoteleiro,e para cada cliente em particular.

Dito isto, somos uma agência com foco em aumentar o faturamento da sua empresa. Basta olhar nossos casos de sucesso para conhecer melhor nosso trabalho.

Por fim, se você quer saber como aumentar a lucratividade do seu hotel, fale com um consultor da WebSocorro. Nós trabalhamos com planos para hotéis e pousada de todos os portes. Fale conosco. Nós vamos mostrar o melhor caminho para o sucesso do seu negócio!

0