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A concorrência tem se tornado cada vez maior no mercado hoteleiro. As grandes redes se destacam oferecendo preços menores que, muitas vezes, os pequenos empreendedores não podem enfrentar. Mas, existem formas de aumentar as reservas sem precisar competir diretamente com essas redes.

Uma dessas formas é utilizando o WhatsApp, que agora também conta com uma versão Business. Esse é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros — em julho de 2017 ele atingiu a marca de 1 bilhão de usuários — e hoje é também bastante usado para negócios e diversos outros objetivos por oferecer grande facilidade de comunicação.

O que é o WhatsApp Business?

Você já deve estar bem familiarizado com o WhatsApp, mas já conhece a versão para negócios? Recentemente, foi lançado no Brasil o WhatsApp Business, que oferece algumas ferramentas específicas para empreendedores.

É uma excelente forma de separar as conversas pessoais das comerciais e é ideal para pequenos negócios. Há algumas vantagens nesse aplicativo como a opção de criar um perfil empresarial, com informações da empresa como horário de funcionamento, o endereço do e-commerce (caso tenha), quais são os serviços oferecidos, e-mail para contato e na foto do perfil é possível colocar a logo do hotel, por exemplo.

Há também outros serviços como mensagens automáticas de saudação para o início da conversa – sendo essa uma forma de não deixar o seu cliente esperando -, respostas rápidas para as perguntas mais frequentes, como o valor da diária ou horário do check in, entre outras.

Para instalá-lo é bem simples: basta entrar no app ou site da Play Store e buscar pelo aplicativo. Ele pode ser instalado em celulares com sistema Android 4.0.3 ou superior.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp no meu negócio?

Só o fato de poder mostrar o horário de funcionamento e algumas informações importantes do seu hotel já é uma vantagem. Mas, não para por aí. Vejamos outras:

Não é apenas texto

Com o uso do aplicativo você pode, além de enviar texto, enviar imagens com os quartos do hotel e até tirar uma foto específica do quarto no qual aquele cliente ficará. Também pode enviar banners promocionais para informar aos clientes quando eles podem conseguir um desconto a mais, como nas épocas de baixa temporada.

Maior intimidade

Quanto mais íntimo o atendimento, mais personalizado ele é e mais satisfeito o cliente fica. É claro que não é o caso de usar gírias ou apelidos em um primeiro momento. A máxima de conhecer o cliente antes de qualquer coisa ainda vale. Portanto, você deve se adequar ao tipo de comunicação que ele impõe.

Baixo custo

O WhatsApp consegue oferecer uma maior possibilidade de aumentar as reservas sem cobrar praticamente nada pelo seu uso. O custo a pagar é praticamente zero, sendo apenas de US$ 1 por ano. Portanto, é uma excelente forma de criar mais um canal de comunicação para atender aos clientes da melhor forma possível e complementar o seu marketing digital.

Qualquer empresa pode usar esse recurso?

Sim, qualquer uma, inclusive a sua. Se o seu objetivo é aumentar as reservas, você não deve deixar esse recurso de lado, considerando que é praticamente gratuito e milhares de possíveis clientes utilizam. Você precisa estar onde o seu público-alvo está e, neste caso, o WhatsApp é uma ferramenta imprescindível.

Quer aumentar as reservas? Então veja também como você pode tirar proveito das novas tecnologias para crescer!

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