Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizar o surto do novo corona vírus (Covid-19) como uma pandemia, a grande maioria das empresas se viu em uma situação de desequilíbrio, tendo que agir rapidamente para contornar os efeitos da crise.

E isso não foi diferente com o mercado hoteleiro. Afinal, muita gente teve que cancelar viagens e pacotes de serviços por conta das recomendações dos órgãos de saúde, a fim de evitar aglomerações e reduzir o número de casos do novo corona vírus.

Além disso, o fechamento repentino de estabelecimentos provocou a queda de consumo e, consequentemente, a redução do faturamento dos hotéis. Assim, muitos empreendedores não sabem como aumentar a renda e conquistar clientes durante a pandemia.

O fato é que estamos vivendo um momento difícil e todos precisam se adaptar ao ‘’novo normal’’. E você, dono de hotel, não está sozinho nessa. Por isso, criamos uma lista com 5 formas simples de conquistar clientes e manter as vendas durante a pandemia. Confira!

Torne a inovação a sua maior aliada

Você pode ter começado o seu negócio agora ou até mesmo ser um empreendedor de longa data, não importa, a inovação deve ser o objetivo principal do seu negócio. Inclusive, é ela quem vai mudar o rumo da sua marca!

E quando falamos de um momento de crise, é fundamental não só encontrar maneiras de se destacar, mas também buscar por novos horizontes.

Antes de mais nada, vale ressaltar que inovar não significa, necessariamente, que é necessário investir em tecnologias inovadoras e de alta qualidade, mas sim criar uma maneira criativa de lidar com determinado problema ou situação.

Neste caso, inovar significa uma nova maneira de chegar aos seus hóspedes, já que eles não podem chegar até você. Mas, afinal, como fazer isso? Separamos 5 maneiras bem bacanas para implementar no seu empreendimento. Continue lendo!

1. WhatsApp Business

Certamente você já ouviu falar sobre o WhatsApp Business, não é mesmo? Trata-se de uma ferramenta desenvolvida para auxiliar o processo de comunicação de pequenas, médias e grandes empresas. Isso em qualquer segmento, como resina epóxi.

Durante uma pandemia, adotá-lo pode ser a solução para garantir as vendas e gerar novas oportunidades para as próximas temporadas. Afinal, o aplicativo permite atender os seus clientes a qualquer hora do dia, e o melhor: tudo a distância.

2. Marque presença nas redes sociais

De acordo com um estudo da PhoCusWright, 53% dos viajantes não fazem reservas em hotéis sem avaliações. Além disso, cerca de 40% dos consumidores são influenciados pelas fotos de viagens publicadas em redes sociais.

Por essa razão, é quase impossível negligenciar a relevância das redes sociais para conquistar novos clientes durante a pandemia. A crise gerada pelo novo coronavírus foi só um marco determinante para que marcas e empresas aprendam a utilizar esses canais.

Nesse sentido, tenha uma boa presença nas redes sociais e invista na identidade visual do seu hotel. Tente ficar o mais próximo possível dos viajantes em tempos de isolamento social. Com a quarenta, todo mundo está na internet buscando produtos e serviços.

Além disso, lembre-se de promover conteúdos informativos e relevantes, que despertem o interesse do leitor. Tire dúvidas, responda comentários, publique fotos e vídeos do seu hotel e da região, entre outras opções.

É importante ressaltar que marcar presença nas redes sociais é uma estratégia valiosa não só para o mercado hoteleiro, mas também para outras fatias do mercado, como empresas de máquina de solda mig.

3. Lembre-se do blog

Dentre os viajantes, 46% consideram que blogs de viagem influenciam na fase de planejamento de uma viagem. Então, que tal lembrar do seu que ficou um pouco esquecido depois da pandemia?

Publique conteúdos que eduquem e informem o viajante, que realmente possam tirar dúvidas e mostrar os diferenciais do seu hotel. Você pode, por exemplo, abordar os seguintes tópicos:

  • Pontos turísticos da região;
  • Dicas de restaurantes;
  • Falar sobre os principais eventos do local;
  • Contar a história do bairro, cidade ou estado;
  • Expor o seu hotel, bem como diárias e comparativos;
  • Fale sobre protocolos de segurança e envelope awb;
  • Entre outras opções.

Lembre-se também de criar um menu só para informações relacionadas ao seu hotel, bem como telefone, endereço, e-mail, redes sociais… Enfim, são infinitas possibilidades!

4. Ofereça um atendimento personalizado

Ainda que o hotel não receba um número quantitativo de clientes em suas dependências, é fundamental oferecer um atendimento personalizado por meio das plataformas digitais. Para isso, mostre-se acessível e disponível para o viajante.

Além do mais, o relacionamento com o cliente não deve acabar no momento em que ele efetua a compra. O ideal é construir uma relação positiva e duradoura com o viajante, a fim de ter a sua marca disseminada positivamente no mercado.

5. Delivery

Claro que esse não é o momento ideal de receber uma quantidade significativa de hóspedes no seu hotel. Mas que tal apostar em uma nova forma de conseguir manter as vendas e conquistar novos clientes?

O serviço de entrega a domicílio, também conhecido como delivery, é uma ótima saída para promover o restaurante do seu hotel. Para isso, busque entender o que as pessoas procuram e quais são as necessidades do público.

A oportunidade que essa nova forma de operar gera é ganhar espaço em um mercado pouco valorizado antes da pandemia e, com isso, você consegue compensar a falta de reservar no seu hotel.

Capacita-se

Por último, e não menos importante, lembre-se que a capacitação é o caminho para mostrar que o seu hotel acompanha as principais tendências tecnológicas, novidades da área e que busca oferecer o melhor serviço de hospedagem da região.

Uma boa saída para fazer os limões da pandemia se tornarem uma bela limonada é buscar capacitação profissional geral, ou seja, para todos os funcionários. Por isso, ofereça treinamentos, cursos, workshops e seminários para desenvolvê-los.

Outra alternativa interessante é falar com profissionais especializados no assunto para ministrar palestras, visando contribuir com o desenvolvimento dos departamentos financeiro, atendimento, marketing, entre outras opções.

Gostou do nosso post sobre como conquistar clientes e manter as vendas durante a pandemia? Então, compartilhe com os colegas de hotel e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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