Fazer seu hotel obter destaque é um dos grandes desafios para quem possui um negócio no ramo hoteleiro. Além das dificuldades relacionadas ao ato de administrar um projeto comercial, existe também a pressão de lidar com concorrentes cada vez mais presentes.

E esse desafio é ainda maior quando o seu hotel, albergue ou pousada está dando os seus primeiros passos na implementação no mercado, tendo que lidar com um número diverso de competidores, que já são tradicionais no setor de hospedagem.

O público busca não apenas conforto, mas também uma empresa conhecida por seu renome no mercado, demonstrando segurança para os seus hóspedes, tanto em sua acomodação como em qualquer atividade de cunho financeiro e legal.

E isso ocorre independentemente do número de hóspedes ou das características desse cliente, podendo ser um jovem que está viajando pelo país, uma família de férias ou uma conferência interestadual realizada por empresas de produtos promocionais.

Para receber esses diferentes visitantes, com necessidades e hábitos diferentes, o ramo da hotelaria costuma escolher um tipo de atuação, sendo uma instituição de nível mais amplo, recebendo variados tipos de hóspedes, ou com um padrão mais específico.

Por exemplo os albergues, mais focados na população jovem, que busca uma acomodação prática e barata, sem a necessidade de grandes confortos, aceitando dividir o quarto com outros hóspedes.

Algo praticamente inadmissível quando se pensa em um grande hotel de luxo, no qual a individualidade dos clientes deve ser respeitada, além da disponibilização de um atendimento personalizado, respondendo diretamente aos anseios desse hóspede.

Isso sem contar com os cuidados de segurança, por ser um local no qual se encontram grandes personalidades da mídia e figuras do mundo empresarial. Sendo necessário contar com um sistema de controle de acesso de pessoas, além de aparelhos de vigilância.

Tais cuidados com a segmentação do seu negócio, apresentando serviços de qualidades mas também criativos, são necessários hoje para praticamente todas as áreas comerciais, de forma a melhor se relacionar com o público e se destacar entre a concorrência.

No ramo hoteleiro não é muito diferente, e para que uma empresa consiga se sobressair diante das atividades oferecidas pelos seus competidores de mercado, é importante começar conhecendo esses adversários, de forma a superá-los.

Benchmarking e o estudo dos concorrentes

Analisar a situação dos seus concorrentes está longe de ser algo incomum no meio comercial, sendo inclusive uma estratégia reconhecida pelo mercado, chegando a desenvolver uma tática que opera justamente pelo estudo da concorrência.

No marketing essa estratégia é conhecida como benchmarking, um processo no qual uma companhia analisa os métodos de atuação adotados não só pelos seus concorrentes diretos, mas também por negócios que possam dividir algum tipo de relação.

Como uma casa de festas que resolve automatizar o processo de entrada, com a leitura digital dos ingressos comprados, após se inspirar na utilização de uma leitora de ticket, vista hoje em diversos serviços de estacionamento, que otimizaram esse ofício.

Mas quando se pensa nos concorrentes em si, essa relação de análise é ainda mais importante, permitindo que uma companhia se adapte aos serviços oferecidos por um competidor comercial, que o destaca como a melhor alternativa para os clientes.

Mesmo perdendo o pioneirismo, é importante que esses concorrentes saibam como administrar um serviço semelhante à inovação adotada pelas outras empresas, de forma com que os seus negócios não fiquem ultrapassados.

Sem contar com o processo de aperfeiçoamento dessas atividades, adotando características e estratégias próprias desenvolvidas pelo seu negócio, capazes de ressaltar os seus serviços como melhores, mesmo que tenham surgido antes em outra empresa.

Esse é um vínculo importante entre as companhias presentes no mercado, pois o benchmarking não trabalha apenas com o intuito de fazer a sua empresa se sobressair, por mais que esse seja o objetivo principal. Existe também um fortalecimento desse mercado.

No ramo hoteleiro existem algumas práticas específicas, tais como:

Acessar as redes sociais dos concorrentes

Com as plataformas digitais se tornando as principais formas de comunicação das empresas, de fornecedores de balões para aniversário infantil a companhias bancárias, é fácil encontrar algumas das estratégias adotadas pelos concorrentes na internet.

Buscar avaliações em sites especializados

E se a internet permite que as empresas se comuniquem entre si, o que dizer então sobre o público, que se reúne em sites especializados para trocarem informações sobre serviços utilizados, destacando as qualidades e os problemas que tiveram com uma empresa.

No ramo da hotelaria alguns sites se destacam, como o Tripadvisor e o Booking.com, servindo como plataformas abertas de benchmarking, nos quais é possível estudar o que está funcionando ou não com seus concorrentes, além de analisar sua visão como público.

Acompanhar serviços e preços

De fato, as plataformas digitais facilitam os estudos sobre seus concorrentes, mas cabe à empresa saber como melhor aproveitar esses dados, focando nas informações de fato relevantes aos seus negócios, como os ganhos de ter um serviço de limpeza profissional.

Em resumo, é fácil chegar a conclusão de como os meios digitais facilitaram nesse processo de conhecer os seus concorrentes e as características do mercado ao qual você se encontra, mas não basta ter o conhecimento, é preciso saber como implementá-lo.

Como fazer com que o seu hotel se destaque

Para garantir que o seu hotel tenha sucesso em suas atividades é preciso lidar com três importantes públicos, que são os clientes, os seus funcionários e os concorrentes com os quais você disputa por um espaço no mercado.

Somente ao aprimorar as suas atividades com esses três segmentos é que o seu negócio poderá se destacar como um projeto reconhecido. Algumas dicas relacionadas à otimização da relação da sua empresa com esses grupos são:

Invista na qualidade do seu hotel

É importante que o seu negócio seja reconhecido por suas características, mas isso só vai acontecer se primeiro o seu hotel dispor dessas qualidades, sendo necessário para o hotel investir em todas as atividades realizadas em seu âmbito interno.

Cuidar da segurança dos hóspedes, dos serviços de restaurante, além de outras atividades que podem ser aprimoradas, podendo contar com a opção de terceirizar serviços de portaria entre outras segmentações de serviços.

Mantenha os canais de comunicação atualizados

Além dos canais tradicionais de contato, como o telefone, os serviços hoteleiros hoje atuam com o auxílio das plataformas digitais, como o disparo de e-mails, e principalmente o uso de redes sociais, usadas em excesso pelo público, independentemente das características.

Sendo assim é importante ter os seus canais institucionais, como o site do hotel e os perfis da companhia em diferentes redes sociais sempre atualizados, atuando inclusive com chatbots, capazes de agilizar o processo de reserva de um quarto, por exemplo.

Trabalhe com anúncios na internet

Assim como um stand para eventos é importante para destacar a realização de uma cerimônia em um espaço, é recomendável que a comunicação do seu hotel também seja clara para o público, chegando a ele de diversas maneiras.

Para isso, é indicado utilizar algumas plataformas conhecidas de anúncios na internet, tais como:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Business;
  • Youtube Ads.

Além de destacar o nome do seu hotel, também é possível divulgar nesses anúncios algumas ações promocionais que atraiam o público, como descontos e promoções sazonais, referente ao período de férias ou qualquer que seja a especificidade.

Qualifique as atividades internas

Para que os hóspedes tenham uma boa experiência em seu hotel é necessário que ele demonstre ter um cuidado apropriado com o seu público, e tudo começa com o treinamento dos funcionários que estarão responsáveis para fazer esse contato.

Não basta apenas adotar novas tecnologias em seu negócio, em busca de aprimorar as suas atividades, é preciso capacitar os seus funcionários para lidarem com esses instrumentos, de forma a melhor atender os hóspedes recebidos.

Escute o público

Se a opinião do cliente pode ser encontrada de forma rápida na internet, cabe à empresa saber como reagir aos elogios e críticas ali apresentadas, de forma a aprimorar as suas atividades e contornar possíveis problemas.

Essa também pode ser uma forma de se manter próximo dos seus clientes fidelizados, adotando inclusive estratégias voltadas a uma aproximação com esse público, por meio da distribuição de pen drive para brindes personalizados, por exemplo.

A experiência do cliente começa no primeiro contato

A relação do consumidor com uma empresa é de grande importância para que ele considere fazer negócios com essa companhia, e isso começa logo no primeiro contato entre ambos os lados dessa negociação.

Algo que acontece tanto no mercado presencial como no digital, logo é importante para uma companhia desenvolver um bom serviço de atendimento e comunicação, para que independentemente do canal utilizado, o público se sinta acompanhado pela empresa.

E isso se multiplica quando se pensa no ramo hoteleiro, onde a recepção dos clientes faz literalmente parte dos serviços realizados por essas companhias, sendo capaz de contar com o retorno desses hóspedes, além da recomendação desses serviços.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0