Que a internet se tornou o principal canal de comunicação do mundo não é mais uma novidade, certo? Sendo assim, marcar presença no ambiente virtual deixou de ser uma opção para empresas e marcas, e passou a ser uma questão de sobrevivência. 

E isso não poderia ser diferente com o setor hoteleiro, não é mesmo? Afinal de contas, é crescente o número de pessoas que faz reservas pela internet. Além disso, os viajantes costumam buscar informações de hotéis e pousadas antes de fecharem negócio. 

Dessa forma, quanto maior a quantidade de informações você disponibilizar sobre o seu hotel na internet, maiores são as chances de alcançar um público fiel, que realmente olhará o seu negócio com outros olhos e o indicará para amigos e familiares. 

No entanto, é importante mencionar que a sua presença digital precisa, antes de mais nada, ser estratégica. Ou seja, é necessário identificar o perfil do público que você atende, estudar quais são os melhores canais para alcançá-lo e, principalmente, como alcançá-lo. 

Pensando em auxiliar nesse processo, preparamos um conteúdo muito especial para que você saiba como divulgar o seu hotel na internet e torná-lo cada vez mais relevante no ambiente virtual. Acompanhe o post e fique por dentro do assunto!

Plano de marketing para hotéis: 4 passos para fazer o seu

Agora que você já sabe qual é a importância de divulgar o seu hotel na internet, chegou a hora de entender como promovê-lo de maneira assertiva. A seguir, confira 4 dicas para posicionar o seu negócio no ambiente virtual: 

1. Crie um site ou blog 

O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é criar um site ou blog. Afinal, o seu site é o cartão de visitas da sua marca online: é por meio dele que o cliente irá encontrar informações e verá as instalações oferecidas pelo seu hotel. 

O Google mudou o seu algoritmo e agora exige que as páginas se enquadrem em smartphones, tablets, desktops, entre outros. Por isso, é fundamental que você aposte em um site responsivo, ou seja, que se adapte aos mais diversos formatos de tela. 

Além disso, é muito importante que você apresente o seu hotel: coloque o endereço, as informações de contato, a missão e visão do negócio e convide o potencial hóspede para conhecer mais. Direcione-o para outra seção e mostre mais sobre a sua marca.

Vamos imaginar que você tem um espaço destinado para quem precisa trabalhar, independente se são atividades específicas, como redutor de velocidade – ou não. Assim, descreva os ambientes, características e serviços oferecidos pelo hotel. 

O ideal é que você disponibilize fotos dos quartos, das áreas comuns e das áreas de lazer. Uma saída bem bacana para atrair os usuários é apostar em um tour virtual, no qual o seu potencial cliente pode navegar pelas instalações do hotel de forma interativa. 

Lembre-se também de manter as informações atualizadas e muito claras. Garante que o e-mail para contato e telefone estejam acessíveis e fáceis de serem visualizados. 

2. Aposte em marketing de conteúdo

De nada adianta oferecer a melhor experiência de navegação ao usuário se você não o mantém informado e engajado. Os consumidores mudaram muito com o avanço da internet, e agora exigem que as marcas agreguem valor às suas vidas. 

Para isso, o marketing de conteúdo é a melhor opção. Trata-se de uma estratégia que visa atrair o consumidor de maneira genuína, ou seja, sem a necessidade de promover produtos e serviços o tempo todo. 

Por exemplo: se o seu hotel fica em Santa Catarina, que tal produzir conteúdos que abordam assuntos como ‘’Os melhores restaurantes para jantar em Florianópolis’’ ou ‘’Conheça 4 pontos turísticos de Santa Catarina’’. 

Certamente esse tipo de conteúdo interessaria alguém que busca por hotéis em Santa Catarina e quer conhecer algumas especificidades do local. 

O mesmo vale para outros mercados, como um usuário que deseja comprar embalagem pet e a loja em questão oferece conteúdos de qualidade para auxiliar o público durante o processo de compra. 

No entanto, para que seus conteúdos alcancem posições relevantes no Google, é importante trabalhar as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, que em portugês significa otimização para mecanismos de busca). 

3. Use as redes sociais

As redes sociais são excelentes canais de relacionamento. Para se ter uma ideia, de acordo com o The Global State of Digital in 2019, elaborado pelas empresas de dados Hootsuite e We Are Social , cerca de 3,484 bilhões de pessoas usam as redes em todo o mundo. 

Diante desse cenário, tornou-se evidente a necessidade de vê-las como uma oportunidade de negócio. Para marcar presença estratégica nas redes sociais, é importante estudar em quais plataformas o seu potencial hóspede está. 

Lembre-se que as redes sociais não envolvem apenas a linguagem escrita, como também o visual e o tom de voz da marca. Sendo assim, certifique-se de usar uma linguagem que combine com o perfil de consumidor e que reflita a personalidade do seu hotel. 

Assim como em seu site, forneça as informações da maneira mais clara possível, indo de acordo com o que cada rede social permite. Insira a localização, telefone de contato, e-mail e o link do website oficial. 

Vamos imaginar que você trabalhe com impressora térmica não fiscal. Também é muito importante fazer postagens periódicas e criar um calendário editorial que aponte os assuntos a serem abordados e os melhores dias e horários de publicação. 

Vale também pode publicar fotos e vídeos do local, mostrando suas instalações e benefícios. Dê preferência para redes de comunicação visual, como o Instagram, Pinterest e Facebook. 

4. Faça um vídeo institucional 

Por fim, e não menos importante, fazer um vídeo institucional é uma maneira simples de atrair o público, uma vez que este é um formato cada vez mais admirado e consumido pelos usuários na internet. 

A boa notícia é que os vídeos são meios rápidos, fáceis de assimilar e dinâmicos de apresentar o seu negócio. No caso de um hotel, eles podem ser utilizados para apresentar a estrutura, serviços e valores da companhia. 

Gostou do nosso post sobre como divulgar um hotel na internet? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário! 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

0