O medo de comprar online ainda é uma realidade muito presente na vida da população brasileira. Afinal, estamos falando de um investimento a curto prazo, que pode gerar uma série de prejuízos financeiros e afetar diretamente um desejo ou uma necessidade.

Com isso, as vendas em sites de hotéis, pousadas e hostels também são significativamente afetadas pelo receio dos viajantes em comprar online. Isso acontece porque, geralmente, o público prefere conhecer o espaço físico e depois tomar uma decisão de compra.

De acordo com o IBGE, mais da metade da população brasileira tem acesso a internet e esse índice tende a crescer. Por isso, é importante fazer com que os viajantes percam o medo de fazer reservas online e sintam-se seguros durante a experiência de compra.

Para entender um pouco mais sobre o receio do consumidor, é fundamental avaliar os motivos pelos quais muitos ainda não se adaptaram ao mundo online. Entre as principais razões, podemos destacar a falta de contato com o serviço e as dificuldades de devolução.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com o objetivo de auxiliar você, profissional do setor hoteleiro, a fazer com que seu futuro hóspede perca o medo de comprar online. Continue lendo e confira!

5 dicas para fazer o hóspede se sentir seguro na compra online

Não é novidade para ninguém que comprar online reúne um conjunto de benefícios, não é mesmo? Afinal, a comodidade, o conforto e a funcionalidade em não precisar sair de casa para comprar algo são os fatores determinante para o sucesso dessa modalidade.

Além disso, por meio das compras online, é possível reduzir as etapas do processo de vendas, o que acaba gerando tempo e disponibilidade de recursos para a equipe. E, em um hotel, isso não é diferente.

Para isso, é fundamental aplicar medidas e técnicas que visem diminuir o receio dos hóspedes em efetuar reservas online. Listamos, a seguir, 5 dicas simples. Veja:

1. Tenha boas fotos

O fato é que a visualização de um serviço pela tela do celular ou computador nunca será a mesma de você visitar o local, conhecer os pontos turísticos da região, gostar da comida oferecida pelo hotel, as funcionalidades do quarto, entre outras características.

Mas a boa notícia é que existe a possibilidade de diminuir significativamente o desconforto do viajante. Para começar, você precisa tirar boas fotos do seu hotel, imagens que mostrem as partes externas e internas de todos os ângulos.

Além disso, você pode mostrar as áreas principais do hotel por meio de vídeos, que podem ser compartilhados em sites, blogs e redes sociais. Isso ajuda bastante o usuário na hora de avaliar as características do local.

Vale destacar ainda a possibilidade de mostrar como funcionam as refeições do hotel, a distribuição de insumos para cerveja, a composição dos alimentos, entre outras opções.

2. Transmita segurança

Com a evolução da internet e o desenvolvimento de inúmeras plataformas digitais, a preocupação com a segurança dos dados e informações se tornou constante entre empresas, clientes e parceiros.

Inclusive, é importante ressaltar que um dos desafios das vendas online é transmitir confiança ao usuário para que ele se sinta seguro em relação aos dados pessoais e as formas de pagamento.

De acordo com um levantamento realizado pelo Mercado Pago, 66,7% dos consumidores verificam se um site é seguro antes de efetuar a compra. Por isso, é fundamental ficar atento:

  • Ao HTTPS (protocolo de transferência de dados seguro);
  • Selos de certificados de segurança (como Clear Sale, Site Blindado, entre outros).

Em resumo, os elementos mencionados acima verificam as vulnerabilidades dos servidores e websites, monitoram as operações e fornecem o certificado digital de segurança. Com eles, o visitante verá que seu site trabalha de forma responsiva e confiável.

3. Disponibilize canais de contato

Outro ponto muito importante para fazer um hóspede perder o medo em comprar online é a disponibilização dos canais de contato. Aliás, é muito importante destacar essa categoria no seu site, visto que transmite confiança e credibilidade.

Portanto, deixe seus contatos de telefone, e-mail e as redes sociais sempre bem visíveis e realize o atendimento o mais rápido possível. Assim, o hóspede irá perceber que o hotel realmente está interessado em atendê-lo. Isso vale para qualquer nicho, como empresas de locação de empilhadeira.

4. Poste depoimentos de outros hóspedes

Mais uma dica bem interessante para eliminar o receio dos hóspedes em efetuarem compras online: experiências de outras pessoas. Para isso, crie uma aba de ‘’depoimentos’’ no site do seu hotel, a fim de repassar confiança e transmitir seriedade.

Dessa forma, publique opiniões, manifestações e experiências dos viajantes no seu site para gerar confiança aos demais. Essa é uma ótima alternativa de mostrar que seus serviços são eficientes e que hotel busca oferecer uma boa experiência de hospedagem.

5. Construa um bom relacionamento

Por fim, é importante destacar a importância de construir um bom relacionamento com os hóspedes. Hoje, a internet oferece um conjunto de plataformas que são capazes de promover interação, comunicação e contato frequente.

Para isso, adapte a linguagem da sua marca e invista nas redes sociais. Você pode, por exemplo, utilizar o Youtube para mostrar o dia a dia do seu hotel, os espaços de lazer, as máquinas de moinho de milho, a piscina, academia, entre outras alternativas.

Já no Instagram, é possível promover hashtags e pedir para os viajantes marcarem o seu hotel nas fotografias. Além de claro, a possibilidade de criar enquetes, caixa de perguntas, compartilhar pontos turísticos, e por aí vai…

O ideal é usufruir um pouco da funcionalidade de cada rede para interagir com os usuários, responder comentários e questionamentos, compartilhar conteúdos informativos, promover discussões e debates, entre outras alternativas.

Conclusão

Neste conteúdo você viu algumas dicas infalíveis para diminuir o medo dos usuários ao realizarem compras online. Com determinação e paciência, será possível conquistar cada vez mais viajantes por meio das plataformas online.

Portanto, busque compreender os principais hábitos, comportamentos e características dos hóspedes, a fim de oferecer exatamente aquilo que eles precisam. Agora é se preparar e colocar as dicas em prática!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

0