O atendimento é um dos pontos mais importantes em um serviço, sobretudo o de uma hotelaria. Mais do que qualquer outro fator, um bom atendimento é o que o fideliza hóspedes.

Agora, você pode estar se perguntando “Mas qual a relação de uma equipe engajada com um bom atendimento?”

A resposta é simples: uma equipe engajada e motivada oferece o melhor atendimento aos seus hóspedes. Não há nada melhor do que estar em um ambiente receptivo e com funcionários prestativos, não é mesmo? Afinal, qual hóspede que não gosta de se sentir confortável e bem atendido?

É notável quando estamos em um local onde não somos bem-vindos. Portanto, para que os seus funcionários entendam a importância de receber e atender bem os seus hóspedes, é necessário que eles se sintam importantes no ambiente de trabalho e que entendam a sua importância e o impacto do seu atendimento para o sucesso do empreendimento.

Portanto, se você deseja ser uma referência em hotelaria, precisa considerar algumas ações que são indispensáveis para um boa gestão de pessoas.

Mas antes de conferir quais são essas ações que você deve considerar no seu plano de ação, vamos entender o motivo pelo qual o engajamento da sua equipe é um grande influenciador no sucesso do seu hotel. 

A importância de uma equipe engajada

Quando um funcionário está insatisfeito é possível notar no seu comportamento. A insatisfação no ambiente de trabalho costuma desencadear comportamentos de desinteresse, falta de comprometimento, má qualidade nas atividades realizadas, entre outros.

Portanto, buscar ações que motivem a sua equipe e a faça sentir-se valorizada fará com que os pontos negativos mencionados acima não faça parte da rotina do seu hotel. 

Para entender o impacto desses pontos negativos é necessário pensar como o cliente.

Consegue imaginar um atendimento realizado por um funcionário desmotivado ou desengajado com os processos internos do Hotel?

Certamente, o hóspede vai considerar o atendimento de baixa qualidade, não retornará em outra oportunidade e, além disso, com certeza não indicará seu empreendimento para nenhum amigo ou conhecido.

Os clientes buscam um ambiente receptivo, agradável e que, claro, seja compatível com o valor que pagaram. Esses são os principais pontos que fazem um hóspede retornar ao seu hotel em uma oportunidade futura. Sendo assim, vale a pena pensar em como melhorar todos esses aspectos para garantir a fidelização dos seus hóspedes e uma equipe engajada.

Ações práticas para engajar a sua equipe

Para se tornar uma referência em gestão de hotelaria e conquistar uma equipe engajada, é necessário se dedicar.

Portanto, tenha em mente que considerar a motivação da sua equipe como um dos principais pontos de uma boa gestão é a chave para o sucesso do seu hotel.

Se você almeja destacar o seu hotel dos concorrentes e fidelizar os seus hóspedes, saiba que deverá investir em pessoas.

Os seus funcionários são uma grande oportunidade para tornar-se referência, pois a partir deles é que, por exemplo, um bom atendimento e serviço de quarto completo são realizados.

Confira abaixo algumas ações para definir uma boa gestão de pessoas e conquistar uma equipe engajada:

Desenvolva uma cultura organizacional

Já ouviu falar em missão, visão e valores? É muito importante que o seu Hotel também tenha uma cultura estabelecida, que deverá ser seguida. Estabelecer princípios e objetivos é o ponto de partida para o sucesso do seu Hotel.

Estabeleça uma boa comunicação

É muito importante que uma comunicação clara e objetiva seja estabelecida entre gestor e funcionário. Essa facilidade vai ajudar na realização das atividades e vai contribuir para a otimização. Quanto mais fácil e clara, melhor!

Padronize processos

A padronização dos processos é capaz de reduzir as chances de erros. Por isso, certifique-se de que todos os funcionários saibam dos processos internos do Hotel. Dessa forma, ficará ainda mais fácil aderi-los à rotina e estabelecer um padrão. É imprescindível que todos estejam cientes de todas as tarefas a serem realizadas e o mais importante: como realizá-las.

Invista em treinamentos

Ter uma equipe de alta performance exige investimento. Portanto, se o seu objeto é ser uma referência em hotelaria, o segredo está em treinar a sua equipe para que seja a melhor.

Reconheça e recompense a sua equipe

Para conquistar funcionários motivados é necessário reconhecê-los. Uma boa gestão de pessoas exige reconhecimento e recompensas. Portanto, estimule esse fator através do oferecimento de benefícios empresariais. Pode ser com uma bonificação para quem oferecer atendimentos diferenciados, um ingresso para um evento de entretenimento, um dia a mais de folga para descansar com a família, entre muitos outros.

Ofereça benefícios atrativos

Além dos exemplos citados acima, é possível oferecer diversos outros benefícios que costumam ser de grande valor para os funcionários. É o caso dos benefícios tradicionais como plano odontológico empresarial, convênio médico, vale refeição, vale-transporte, entre outros.

Realize reuniões para feedback

É muito importante que os seus funcionários recebam com certa frequência uma devolutiva sobre os serviços que realizam. Dessa forma, você deixará claro todos os pontos em que eles estão acertando, e onde precisam melhorar. Assim, estará dando a oportunidade da sua equipe se desenvolver e melhorar.

Essas são algumas das principais ações que devem ser consideradas no seu plano de ação em busca de estabelecer uma boa gestão de pessoas para o seu hotel. 

Mantenha a sua equipe motivada

É importante enfatizar que a frequência das ações mencionadas acima fará com que a sua equipe esteja sempre satisfeita. Portanto, é necessário manter uma constância das ações para garantir que o seu hotel tenha a melhor e mais engajada equipe.

E tudo isso depende de você!

Uma boa equipe é reflexo de um bom gestor. Se o seu desejo é fazer do seu hotel uma referência em serviços de hotelaria, pense antes em como você pode ser uma referência para a sua equipe!

Conteúdo produzido por Letícia Monaly l Growth Hacker da empresa Ideal Odonto

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