0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Ao buscar resultados, é fundamental contar com métricas que permitam não só um bom poder de análise, mas também uma forma de melhorar a atuação da empresa como um todo.

Quando se fala em custos fixos e também na força de determinados períodos, como no caso de um hotel, essa importância fica maior ainda.

Uma dessas métricas é o chamado ROI (Retorno Sobre o Investimento). Em resumo, ela é utilizada para medir os resultados provindos de investimentos feitos para custear o serviço, se posicionar melhor no mercado e atrair clientes.

Mas, como usá-la para avaliar os resultados do seu hotel? É isso que as dicas abaixo demonstram, incluindo uma mescla de conceitos teóricos e práticos para aumentar o poder de entendimento e facilitar a posterior aplicação.

Cálculo do ROI

Apesar de existirem variações na forma de calcular o ROI, há uma fórmula padrão que pode ser aplicada que consiste na seguinte equação: Retorno do Investimento X Custo do Investimento.

Vamos supor que você investiu R$ 1000 em links patrocinados do Google durante um mês para divulgar uma promoção dos novos quartos do seu hotel. A diária de cada um custa R$ 250, do qual o lucro final fica em R$ 150, ou seja, há um custo de R$ 100 para oferecer o serviço.

A campanha trouxe um volume de 20 hospedagens. Então, esses R$ 1000 investidos em links patrocinados + R$ 2000 de custo do serviço trouxeram outros R$ 2000 de lucros (R$ 5000 de receita total – R$ 3000 de custo total).

Há outras variáveis, como empresas que preferem analisar esse número em porcentagem ou em quanto cada real investido trouxe de lucro. Tendo a equação padrão, é possível acrescentar os elementos para calcular da forma que você entenda ser a mais adequada.

Diferença ROI X Payback

Em diversas ocasiões, há uma confusão bem comum sobre os conceitos de ROI e Payback. A diferença é simples: o Payback trabalha somente com o retorno do investimento inicial feito, especialmente calculando um prazo para isso.

O ROI é uma métrica de análise usada sempre que há investimentos pontuais para algum fim específico, como na área de marketing, por exemplo.

Entender essa diferença é fundamental para usar os critérios corretos e, assim, não se perder durante o processo de avaliação como um todo. É claro que quanto mais eficiente for a estratégia de ROI, mais rápido o Payback virá, porém, é sempre importante fazer essa análise de forma separada.

Aplicação na gestão de um hotel

O Retorno Sobre o Investimento é tão importante que não deve ficar apenas no campo da equação investimento X lucro, e sim ser aplicado na gestão do hotel como um todo, incluindo a organização financeira e a otimização dos processos.

A explicação para isso é simples: caso o seu ROI esteja abaixo do esperado, é necessário encontrar alternativas para aumentá-lo. Otimizar processos é ótimo para diminuir os custos sem perder qualidade e uma organização financeira adequada ajuda a evitar desperdícios que podem comprometer o resultado final.

Todos esses elementos unidos mostram que essa métrica não é só algo pertinente aos gestores, equipe de marketing e finanças, e sim para a cultura empresarial como um todo.

Quanto mais sólida for essa cultura, melhores serão os índices, afinal, a métrica retrata perfeitamente como anda a capacidade de atuação do empreendimento.

Gostou de saber um pouco mais sobre Retorno Sobre o Investimento? Agora quer aprender como melhorar a experiência mobile do site do seu hotel? Então confira este artigo e saiba tudo sobre esta importante estratégia!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>