A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) disponibilizou um comunicado aos associados de todo país enfatizando as medidas de prevenção indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conter a evolução do novo coronavírus.

Nesse sentido, disponibilizar álcool gel para hóspedes e funcionários, lavar as mãos com frequência e após cada atendimento e evitar contato físico próximo são algumas das recomendações desenvolvidas pela OMS para os hotéis de todo país.

Dessa forma, é preciso que o setor hoteleiro certifique-se sobre as ações e medidas necessárias para combater o vírus em hotéis. Afinal, analisar o cenário atual e ter um olhar minucioso sobre a situação é uma das melhores formas de prevenção.

Diante desse cenário, é fundamental que os hoteleiros de todo o país atuem de acordo com as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, auxiliando na redução dos efeitos negativos da pandemia. Listamos a seguir algumas atitudes simples. Veja:

Álcool gel como medida de prevenção

É fato: o uso do álcool gel é uma das alternativas mais eficientes para a prevenção. Por isso, ele é tão recomendado e frizado pelos órgãos de saúde.

Sendo assim, os profissionais que estabelecem contato direto com o público, como recepcionistas, funcionários que trabalham na área central do hotel e responsáveis pela cozinha, por exemplo, devem manter as mãos higienizadas.

Portanto, disponibilize nas dependências do hotel pontos que contenham álcool gel. Além disso, os órgãos de saúde também recomendam lavar as mãos com água e sabão, preferencialmente após tossir, espirrar ou tocar em objetos, como mancal de rolamento.

Orientações para os hóspedes

Como você já deve saber, a contaminação ocorre de forma bem similar a gripe, por meio do ar e contato físico. Por isso, é preciso ressaltar a importância de aplicar as medidas recomendadas para receber os hóspedes, evitando que o vírus se espalhe.

Pensando nisso, listamos a seguir algumas atitudes simples que devem ser adotadas por toda a equipe do hotel. Mas, antes de mais nada, é fundamental treinar os colaboradores sobre a origem do novo coronavírus, as formas de contaminação e, claro, de prevenção.

Sem mais delongas, confira a seguir 6 medidas básicas que devem ser repassadas para os hóspedes:

  • Usar álcool gel com frequência;
  • Higienizar as mãos com água e sabão periodicamente;
  • Cobrir nariz e boca com um tecido ao tossir e espirrar;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca;
  • Lavar as mãos após tossir, espirrar ou tocar em objetos públicos, como porta de vidro temperado;
  • Manter o quadro arejado.

Orientações para os funcionários

As orientações para os funcionários também adotam ações de higienização e uso de álcool gel. No entanto, elas vão um pouco mais além. Confira a seguir:

  • Lavar as mãos com água e sabão periodicamente;
  • Após contato com o hóspede, higienizar as mãos com álcool gel;
  • O viajante com suspeita do vírus, deve manter o isolamento social em seu quarto;
  • Questionar se o hóspede viajou para países com casos confirmados;
  • Disponibilizar ao cliente uma máscara cirúrgica;
  • Limpar, constantemente, maçanetas, elevadores, porta de enrolar automática, entre outros locais;
  • Manter os espaços bem ventilados;
  • Ser mais criterioso na limpeza de quartos e banheiros.

Achou esse conteúdo útil? Lembre-se que respeitar as medidas de prevenção faz toda a diferença para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível.

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