O marketing digital pode ser identificado em vários cantos da navegação online, assegurando para os empreendedores uma série de recursos para conseguir captar mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Se você chegou até esse post, provavelmente está buscando informações sobre como utilizar os canais digitais corretamente. Pensando em te ajudar, separamos algumas informações e dicas muito úteis sobre o assunto. Continue acompanhando e saiba mais! 

Introdução básica aos canais digitais

Se você pensa que os canais digitais são apenas os tradicionais sites, tire isso imediatamente da sua cabeça! Em suma, eles podem envolver tanto os blogs quanto as redes sociais e os correios eletrônicos (e-mails). E é bom lembrar que isso é pensando neles apenas como plataformas, pois se formos analisar modos de acesso e comunicação a lista aumenta. 

Um bom jeito de entender isso é pensando nos modelos que existem de tendas para eventos, como a galpão, bolha, piramidal, tensionada, sanfonada, sombrite, etc. Todas elas exercem a mesma função: cobrir uma área, mas as motivações por trás da colocação e o espaço capaz de atender varia muito. 

Dito isso, é possível entender mais facilmente que existem várias maneiras de uma empresa captar mais clientes pela internet. Se a marca já for muito conhecida, o tráfego direto, ou seja, aquele que acontece colocando o URL no navegador, é comum. Porém, é extremamente raro que esse seja o caso. 

Canais digitais como sites e blogs costumam ser encontrados pelos usuários por meio das ferramentas de busca, como o Google, o DuckDuckGo e o Bing. Independentemente da plataforma utilizada, o cumprimento das regras de SEO (otimização para mecanismos de busca) é obrigatório. 

Resumidamente, elas consistem em uma série de requisitos e estratégias capazes de fazer com que um site consiga um bom posicionamento nas ferramentas e aumente o tráfego orgânico. Nas redes sociais e no e-mail isso é um pouco mais complicado de desenvolver, pois envolve mais o entendimento dos hábitos de consumo do que estratégias em si. 

Porém, isso não significa que não existem formas de conseguir acertar no marketing para esses canais digitais de forma gratuita. Por exemplo, as redes sociais possuem as hashtags, que ajudam a aumentar as chances de atingir o seu público-alvo. Já nos correios eletrônicos, uma boa base de leads pode ser o suficiente. 

E sabia que o tráfego direto e o tráfego orgânico não são exclusividade quando falamos em canais digitais? As mídias pagas, ou “patrocinadas”, como também são conhecidas, podem ajudar e muito a captar mais clientes para a sua empresa. E que tal um exemplo prático para compreendê-las? 

Pense em uma placa de sinalização de segurança de trânsito. Após identificado um ponto de atenção, é feito um estudo sobre o melhor local da via para instalá-la, a fim de assegurar que ela está visível para os condutores. Os anúncios patrocinados funcionam de uma maneira bem semelhante, podendo aparecer em vários locais estratégicos da navegação online! 

3 dicas para acertar nas estratégias

Agora que você já sabe o básico sobre os canais digitais, inclusive o que envolve os modos de veiculação de conteúdos e acesso por via direta, orgânica e/ou paga, é hora de pegar algumas dicas para acertar nas estratégias. Preparado?

1. Conheça sua concorrência e seu público-alvo

Não dá para iniciar nenhuma estratégia sem ter um conhecimento prévio sobre a concorrência e o público-alvo. Com relação ao primeiro, é importante que você tenha como base a sua forma de atuação, o que vai envolver o tipo de conteúdo que ele costuma publicar, a periodicidade e os canais digitais que ele está presente. 

Já com relação ao seu público-alvo, é ideal que você identifique características como idade, sexo, localização, classe social, poder aquisitivo, formação educacional, etc. Não só isso, é ideal que você defina personas, que são personagens fictícios que irão ajudar a entender os hábitos de consumo dos clientes. 

É sempre bom lembrar que você também precisa prestar atenção às lacunas deixadas pela sua concorrência e identificar e contornar as “dores” do seu público-alvo, pois essas são as principais oportunidades para captar mais clientes pela internet. 

2. Faça um planejamento 

A Weg é uma empresa criada na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, que já é referência mundial, contando com equipamentos como o motor Weg 2cv e o redutor Magma M, como destaques do catálogo. No entanto, a empresa não chegou até onde chegou da noite para o dia e nem sem fazer pré-projetos. 

Explicando de forma simples, o planejamento é ideal para nortear a atuação nos canais digitais antes, durante e após a veiculação das estratégias. Isso porque ele é baseado em objetivos e metas, que irão ser essenciais inclusive para a mensuração dos resultados e os ajustes posteriores. 

Existe um Provérbio Chinês muito popular que diz: “se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado”. Bem, ele pode ser utilizado nos canais digitais, pois quando você faz um planejamento, consegue adotar as práticas mais assertivas para atrair os clientes.

3. Invista em marketing de conteúdo 

Você pode entender absolutamente todas as características do seu público-alvo e da sua concorrência e ter o melhor e mais otimizado planejamento. Todavia, se você não contar com um excelente conteúdo, os outros dois não servem para nada. Mas afinal, você sabe realmente o que “conteúdo” significa? 

Muitas pessoas acham que termo é apenas um sinônimo de texto, o que é 100% incorreto. Brevemente, conteúdo é tudo aquilo capaz de passar uma informação relevante para outra pessoa, podendo ser desenvolvido de forma escrita, em imagem, em vídeo, em gráfico, em áudio, etc. 

Como já citado, os canais digitais envolvem blogs, redes sociais e correios eletrônicos, fazendo com que a possibilidade de produções sejam imensas. Por isso, você nunca deve limitar suas opções de formatos e muito menos achar que só pode marcar presença em uma única plataforma. 

Considerações finais 

Os canais digitais para divulgação e captação de clientes também podem servir como canais de comunicação. Desse modo, nunca esqueça de contar com uma equipe de profissionais especializados em atendimento ao cliente. 

Gostou do nosso post sobre como usar os canais digitais para conseguir mais clientes? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

0