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A área de hotelaria está cada vez mais competitiva, e a tendência é que a situação fique ainda mais complexa. Desse modo, apenas os mais fortes sobrevivem: aqueles que sabem como vencer a concorrência e sair na frente do mercado. Mas como fazer isso?

É preciso investir em algumas práticas, como em ações de marketing, e estruturar os setores do hotel, por exemplo. A seguir, separamos essas e outras dicas para você. Confira!

Estruture as áreas do hotel

Todo hotel é dividido em diversas áreas, como reserva, serviços ao cliente e recepção. Mas ainda é possível dividi-las em duas principais: a front office, que tem contato direto com o cliente, e a back office, que não tem contato com o cliente (finanças, RH, auditoria etc.).

Buque otimizar todo o front office para que o cliente seja bem atendido, treinando cada profissional em termos de bom atendimento e experiência do cliente. A segunda área deve ser aprimorada em termos de processo, para que se tornem mais rápidos e assertivos.

Busque um diferencial competitivo

É comum falar que existem três estratégias genéricas de diferenciação: a liderança de baixo custo, a diferenciação e o foco (atender um público específico, como recém-casados). A verdade é que os seus concorrentes, provavelmente, já utilizam alguma delas, então como se destacar?

É crucial conhecer com clareza os seus hóspedes e entender o que mais importa para eles. Só assim será possível pensar em algo eficaz. Então, faça uma pesquisa interna, descubra o que mais importa (preço, flexibilidade, comodidade etc.) e desenvolva uma estratégia nesse sentido.

Implemente inovações emergentes

Quando se fala em inovação, é muito comum pensar em ideias disruptivas, que mudem por completo as regras do jogo. Contudo, é muito mais comum o surgimento de pequenas inovações, chamadas de emergentes ou, ainda, funcionais.

Reflita sobre os principais serviços e processos que ocorrem em seu hotel, como a recepção de clientes ou o serviço de quarto — como eles podem ser aprimorados? É possível integrar tecnologias que tornem essas práticas mais eficazes? Esse é o caminho da inovação emergente.

Tenha metas desafiadoras

As metas contribuem para desafiar o status quo do hotel, fazendo com que todos se empenhem na busca de resultados maiores e melhores.

Por esse motivo, é importante definir metas nos mais diversos níveis do empreendimento (estratégico, gerencial e operacional), garantindo que todos trabalhem com foco em resultados específicos.

Conte com o marketing a seu favor

O marketing é uma das ferramentas mais eficazes para atrair e engajar os clientes em suas decisões de compra. No setor hoteleiro, pela alta competitividade, um bom marketing faz ainda mais diferença. Por isso, é crucial contar com uma agência especializada.

Também é importante destacar que ações tradicionais de marketing, como outdoor ou anúncios em TV, já não produzem o mesmo efeito. Atualmente, estratégias de inbound marketing são mais eficazes, destacando o hotel de tantos outros que fazem anúncios na internet.

Todas estas são dicas importantes. Ao aplicá-las, terá um lugar certo na mente e no coração dos seus clientes, sendo lembrado sempre que pensarem em viajar ou descansar.

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