Vamos compartilhar hoje um case de um dos primeiros clientes da WebSocorro, o Portal do Sol Hotel Fazenda. Atuamos junto com a empresa há 19 anos. Mas, o estudo traz apenas os dados dos últimos 2 anos. Então, você pode considerar resultados ainda maiores ao longo de quase duas décadas. Nesse sentido, no período, a média do time de vendas em relação à conversão de leads em reservas é de 17%

Nossa captação de leads também é expressiva, chegando aos 28% nas Landing Pages criadas. Além disso, trata-se de contatos extremamente qualificados e já próximos da decisão de compra. Assim, o time de vendas recebe o volume ideal para trabalhar e bater as metas de ocupação. Desse modo, o hotel não tem dificuldade em manter seu número de reservas, sendo a maior parte delas vendas diretas. Continue lendo e veja como ajudamos a gerar uma conversão de leads em clientes de forma tão significativa dentro do período analisado.

Sobre o Portal do Sol Hotel Fazenda

O Portal do Sol Hotel Fazenda está localizado na cidade de Socorro, interior de São Paulo. O destino é reconhecido mundialmente pelo turismo acessível, sendo um dos mais procurados na região para a prática do ecoturismo. Inclusive, Socorro tem o título de cidade aventura, contando com uma estrutura acessível, sustentável e de qualidade.

O Portal do Sol Hotel Fazenda reflete muito bem essas características. O local é cercado de verde, com paisagens naturais encantadoras e atividades que valorizam a cultura regional. Com estrutura completa de lazer, o hotel ainda acomoda confortavelmente famílias grandes. Atendendo assim a demanda de descanso, relaxamento e diversão com toda família. Dessa maneira, a empresa possui grande potencial, sendo uma das mais bem-sucedidas na região

O Desafio até a taxa de 17% na conversão de leads

Ao longo destes 19 anos de contrato, passamos por diferentes cenários dentro da empresa. De forma resumida: 

  • Fomos desenvolvedores, cuidando do site da empresa;
  • Passamos pela parte de marketing, ajudando a empresa a conseguir mais clientes;
  • Atuamos como consultores de venda, aliando as melhores estratégias de marketing à excelente performance do time de vendas;
  • E entre outras ações.

Além disso, foi graças ao resultado do Portal do Sol Hotel Fazenda que o Hotel Fazenda Floresta do Lago se tornou nosso cliente. A proprietária do Floresta do Lago comprou o Portal do Sol. E quando descobriu o quanto o Portal do Sol vendia, resolveu que queria a mesma estratégia aplicada no Floresta.

Assim, diferentemente de outros clientes, o interessante é que a empresa nunca precisou investir muito em marketing, pois contou nesse meio tempo com uma carteira ampla e fiel de clientes

Dessa forma, focamos em otimizações para extrair mais faturamento dessa lista de clientes. Veja a seguir um pouco da nossa operação e os resultados obtidos neste período.

A Solução

A primeira ação necessária para a conversão de leads em clientes é ter páginas web otimizadas. Assim, os visitantes são captados em forma de contatos segmentados a serem trabalhados no momento certo pelo time de vendas. 

Nesse sentido, já desenvolvemos ao longo do tempo diversos sites para a empresa e acompanhamos todo o desenvolvimento do produto. Desde a primeira casa até hoje, com 40 acomodações.

Dessa forma, reformulamos o site da empresa e o criamos baseado no conceito mobile-first. Ou seja, com o objetivo de pensar na estrutura do site primeiro para celular. Hoje, 84,80% dos acessos ao site são via celular e apenas 14,53% são via computador. Já os acessos via tablet representam apenas 0,67%.

Resultados além da conversão de leads

Apenas o tráfego orgânico do site já supria a necessidade de vendas do hotel que nunca precisou das OTAs para vender. Bons tempos esses, tempos que não voltam mais. Ao longo deste período, atuamos com um mix de estratégias internas e investimentos em mídia paga. Porém, com a força do tráfego orgânico conquistado a partir do nosso trabalho de SEO e desenvolvimento web e conteúdo, conseguimos manter um ótimo retorno financeiro.

Só para exemplificar, a média de navegação dentro do site é de 3 páginas por sessão. A duração delas é de 2 minutos e 19 segundos. Além disso, temos uma taxa de rejeição de 56,11%, o que é muito baixa para o setor.

O tráfego orgânico representa 37,53% de todo o tráfego. Os principais conteúdos buscados tem sido de meio e fundo de funil. O que ajuda muito na captação de novos leads para a empresa. Como estes leads já estão buscando com intenção de compra, chegam ao time de vendas muito mais preparados para fechar a reserva do que em captação de público frio. Ou seja, de pessoas que de fato ainda não pretendem viajar.

Como um blog pode gerar leads altamente qualificados

Desenvolvemos tanto o site quanto o blog da empresa para a captação de leads, pensando em aumentar as reservas diretas. Por ser um hotel fazenda com dezenas atividades inclusas na diária, o processo de decisão de compra não costuma ser simples. Nesse cenário, um time de vendas treinado converte muito mais que qualquer motor de reserva.

Sendo assim, a WebSocorro deu uma consultoria completa para o time de vendas do hotel. Elaboramos processos e implementamos ferramentas que possibilitam à equipe atender de forma rápida e personalizada todos os pedidos de orçamento, mesmo com um time reduzido. 

Dessa forma, ajudamos o time de vendas a alcançar atualmente a conversão média de 17% de conversão de leads em reservas.

Como potencializar os resultados com o tráfego pago

Todas as campanhas de tráfego pago são direcionadas para Landing Pages. Assim, temos melhor controle do que está sendo ofertado, fazendo com que haja uma melhor qualificação do lead

Exemplo de Landing Page - Portal do Sol - 1

A média geral de conversão de visitantes em leads em nossas Landing Pages é de 13%. Algumas,chegam a bater 28% de conversão. Dessa maneira, conseguimos 1 cotação para cada 4 pessoas que visitam nossas páginas de conversão.

Como criar e manter um bom relacionamento com os clientes

Desde o primeiro momento sabíamos que o Portal do Sol Hotel Fazenda tinha uma ótima base de clientes. Os hóspedes ficam satisfeitos com a experiência da empresa e retornam ao local frequentemente. Mas, é preciso aproveitar essa base para estimular o processo de recompra. Como você já deve saber, é mais fácil vender para clientes do que convencer novas pessoas a comprar de você.

Pensando nisso, também cuidamos da estratégia social da empresa. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas se identifiquem com o produto, conhecendo detalhes dele. Portanto, nosso foco não está no alcance ou nas curtidas. 

A estratégia nas mídias sociais é fazer o público sentir e conhecer a experiência que o hotel oferece. Assim, a marca fica na mente dos usuários que já estão dispostos a comprar. Logo, estimulamos a reserva direta de uma maneira muito convidativa e agradável. Ou seja, as redes sociais podem sim ser uma ferramenta de vendas. Desde que você tenha uma estratégia nesse sentido.

O e-mail marketing é essencial na conversão de leads em hóspedes

Em nossa experiência, constatamos que uma estratégia complementa a outra. Sem tráfego não é possível gerar leads e sem um processo de conversão não é possível transformar leads em clientes. 

Nesse ínterim, o e-mail é o principal canal para abordar esses leads. Com um único disparo, já conseguimos atingir a taxa de ocupação necessária para períodos de baixa procura, por exemplo. 

Conversão em Leads - a importância do e-mail marketing na hotelaria

Assim, nesse período, estivemos à frente dos disparos de e-mail marketing e cuidamos da gestão das listas de leads da empresa. Para conversar melhor com cada perfil de viajante, segmentamos a base por: 

  • Casais
  • Casais com filhos pequenos
  • Famílias
  • Grupos
  • Pessoas que podem viajar meio de semana
  • Pessoas que podem viajar aos finais de semana
  • Idosos
  • E etc. 

Dessa forma, temos maior controle no momento de planejar ações direcionadas. Logo, é possível definir a oferta ideal para um público específico. Também ajudamos o time de vendas da empresa a planejar essas ações e criar ofertas mais assertivas por período. Inclusive, nos momentos de baixa demanda

Consequentemente, o hotel manteve seu bom posicionamento e faturamento mesmo em períodos de crise, como a pandemia, por exemplo. Portanto, podemos afirmar que o marketing próprio oferece mais força competitiva à hotelaria do que depender de intermediários.

Conclusões finais

Sem o tráfego orgânico proporcionado pelas nossas ações de SEO e conteúdo, o hotel teria que investir um volume significativo em campanhas patrocinadas para conseguir o mesmo número de visitas e conversão de leads. Mas, em um momento de crise, esse investimento se torna difícil ou até mesmo inviável. 

De igual modo, quanto mais preparado seu time de vendas, maior o aproveitamento dos leads captados. Ou seja, a empresa consegue aproveitar muito mais seu investimento e reduzir seu custo de aquisição de clientes. Mesmo com um time enxuto, com as ferramentas e processos certos, é possível extrair mais lucro da sua base. Então, vemos que marketing e vendas precisam estar alinhados e caminhar na mesma direção.

A WebSocorro é uma agência de Marketing e Vendas para Hotéis. Somos especialistas no setor e atuamos no alinhamento de marketing e vendas a fim de gerar o resultado que de fato impacta no seu negócio. Ou seja, mais faturamento e lucro para sua empresa. Se você gostou da nossa abordagem, fale com um dos nossos consultores e vamos conversar sobre suas demandas.

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