Atualmente, mais de 60% da população brasileira se encontra nas redes sociais, seja ela Facebook ou Instagram. Com o aumento dessa interação e da presença massiva na internet, as empresas viram necessidade em investir no marketing digital.

A ideia é que as empresas potencializem seus negócios com o objetivo de tornar a marca mais conhecida. Parece simples, não é mesmo? Mas não é bem assim.

Para que isso saia bem feito e dê resultados consideráveis, é importante contar com um planejamento correto. Com isso, a empresa define quais as metas que almeja alcançar para atingir seus clientes e, com isso, divulgar sua marca, serviço ou produto.

O marketing digital tem a capacidade de transformar um negócio pouco rentável em algo mais produtivo e interessante no mercado. Porém, para isso é fundamental que seja dada a devida atenção a cada tipo de mídia e canal.

Pensando nisso e para ajudar você a não errar na hora de investir no marketing digital, listamos para você os principais erros ao apostar neste mecanismo e como evitá-los. Preparado?

A empresa não sabe identificar seus clientes

Pode parecer bobeira, mas muitas empresas ainda não sabem como identificar seus clientes e se perdem na hora de realizar as vendas.

Não adianta, tentar vender para todo mundo, sem delimitar qual o público interessado no seu produto  não te trará resultados.

É simples, não dá para vender um blindagem de carros para alguém que está interessado em investir em tubo galvanizado, certo? Não faz, sequer, sentido em tentar essa transação.

Para tal, portanto, é fundamental que você segmente e passe a entender se as pessoas são ou não seu público e, com isso, fazem parte da nova margem de clientes para sua empresa.

A dica para que isso não ocorra é simples: faça um levantamento e trace o perfil do seu cliente: padrões comportamentais, motivações, objetivos, renda e área ocupacional, por exemplo.

Querer adotar a métrica errada ou irreal

Dentro do marketing digital diversas métricas podem ser adotadas para chegar no resultado que deseja. Os indicadores são muitos: aumentar o reconhecimento da marca; elevar as vendas; conversões aprimoradas; maior engajamento do cliente.

Mas se engana quem pensa que ela funciona conforme o investimento: quanto mais eu apostar nesta métrica mais ela vai render. É importante que cada métrica esteja alinhada ao objetivo, para que não haja erro nos dados.

Pense que se fizer a escolha errada você pode desenvolver ideias erradas ou confusas. Para evitar que todo esse problema aconteça, basta pesquisar qual é a mais apropriada para seu negócio e trace campanhas individuais.

Transmissão de mensagem errada é sempre um grande problema

Vamos direto ao ponto: todos sabemos que quanto maior for a quantidade de pessoas que serão atingidas pela mensagem, mais elaborada e melhor formulada deve ser a mensagem que será transmitida.

Em caso de uma informação mal interpretada ou formulada, pode gerar uma imagem catastrófica para sua marca. Informações mal interpretadas dão margem para o negativo. E, se feito isso, é difícil recuperar a imagem da empresa depois. Pense que, ao falar da sua empresa de cinta de carga, por exemplo, é preciso que tudo o que foi dito tenha sido assimilado pelos clientes e investidores e, mais que isso, assimilados da forma correta.

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