De acordo com o Anuário Estatístico de Turismo 2020, o Brasil recebeu em 2019 mais de 6,3 milhões de viajantes internacionais e cerca de 15,2 milhões de viagens domésticas. Assim, as reservas online têm ganhado cada vez mais notoriedade neste mercado. 

Isso pode ser notado por meio dos dados coletados pela Criteo. Conforme relatado pela empresa, apenas em junho de 2021, o número de reservas online em hotéis e pousadas cresceu cerca de 230%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Desta forma, estar presente nas redes sociais e nas plataformas de busca online tornou-se uma necessidade para a sobrevivência de todas as empresas do setor hoteleiro. 

Afinal, é por meio dessas ferramentas que os clientes têm o primeiro contato com a hospedagem e realizam comparações importantes para o processo de decisão sobre uma reserva.  

Importância da disponibilização das reservas online 

A internet é extremamente importante para o dia a dia das pessoas, desempenhando um papel fundamental no processo de análise de produto, descobrimento de novas empresas e, claro, durante o planejamento de uma viagem.  

Por isso que utilizar das estratégias de marketing digital tem sido tão vantajoso para o setor da hotelaria. Pois, deste modo, as marcas são capazes de: 

  • Alcançar um público mais abrangente; 
  • Construir uma boa reputação para o estabelecimento; 
  • Reduzir os custos com publicidade; 
  • Garantir mais praticidade no processo de contratação do serviço; 
  • Evitar a inadimplência; 
  • Diminuir a burocracia, entre outros. 

E tudo isso pode ser conquistado por meio da construção de um site próprio que permita a realização de reservas à distância, ou ainda, através da disponibilização do seu serviço em plataformas de OTA – Online Travel Agencies – e de metabuscadores .  

No entanto, como praticamente todas as empresas do setor já investem nesse tipo de ação estratégica, é fundamental que as hospedagens façam algumas adaptações nos processos internos – como na gestão de pessoas em startups e na equipe comercial. 

Isso para garantir uma boa adaptação ao atendimento online, tanto para os funcionários quanto para os clientes.  

Vantagens de investir na disponibilização do serviço hoteleiro online 

Investir na disponibilização de reservas online apresenta diversos benefícios tanto para os consumidores, quanto para as empresas. 

Isso porque, como esse serviço oferece uma comodidade maior aos clientes, conforto durante a compra e a redução do tempo gasto nos telefones, esses consumidores passam a ter uma inclinação maior a fechar o negócio. 

Em contrapartida, os próprios hotéis passam a ter um controle maior sobre o número exato de reservas realizadas e de quartos disponíveis, usufruem de uma melhora do desempenho dos vendedores e otimizam a administração do tempo.

Também passam a ter a possibilidade de fidelizar os clientes por meio da construção de um banco de dados e de ações de marketing. 

Como realizar um bom gerenciamento de reservas à distância 

O crescimento do número de reservas e a redução do custo das ações de marketing é o sonho da maioria dos empreendimentos. 

Entretanto, para que isso seja possível, é fundamental que os responsáveis pela gestão de vendas desenvolvam uma boa estratégia e plano de ação.  

Isso é ainda mais importante quando falamos do agendamento online. Afinal, a multiplicidade dos canais de comunicação e as necessidades dos consumidores podem exigir uma adaptação mais efetiva e a adoção de ferramentas bastante particulares.  

Por isso, esse gerenciamento de reservas à distância exige dos responsáveis uma atenção especial quanto ao: 

1. Estudo de mercado 

Em meio a um mercado cada vez mais concorrido, um estudo de mercado é necessário, considerando que durante a pesquisa de uma boa hospedagem o cliente tem um acesso bastante facilitado a diferentes empresas, serviços e produtos. 

A realização de um estudo de mercado eficiente se torna essencial para o gerenciamento das reservas online.  

E isso se dá principalmente porque, essa análise da concorrência permite a compreensão quanto a atuação das empresas adversárias, as exigências do mercado e pode auxiliar na definição de preços mais competitivos e relevantes para o seu negócio.  

Esse estudo de mercado pode ser realizado de diversas maneiras, mas a utilização da matriz SWOT é um dos principais métodos ensinados em cursos de gerenciamento comercial, como o curso de gestão de pessoas online, por exemplo.  

Isso porque, ela potencializa a análise do macroambiente mercadológico, das forças e fraquezas do seu hotel, bem como, as oportunidades e as ameaças enfrentadas dentro e fora da empresa. 

Na hotelaria, essa técnica pode ser utilizada para mensurar o desempenho da hospedagem, a efetividade dos canais de venda, o posicionamento das páginas de busca, as avaliações etc.  

Por meio dessa pesquisa, o planejamento estratégico se torna mais efetivo, as metas são melhor desenvolvidas e a marca em si fica mais competitiva. 

2. Defina metas e objetivos realistas 

Tanto os formandos em um curso tecnólogo gestão financeira ead, quanto os gestores de vendas concordam que o estabelecimento de metas e objetivos comerciais é uma das principais formas de garantir o crescimento das empresas e manter a equipe motivada.  

No entanto, para que os resultados possam de fato ser alcançados, é crucial que esses propósitos sejam realistas e baseados nos rendimentos anteriores. 

Isso porque, a criação de objetivos muito fora da realidade pode atrapalhar o desempenho dos colaboradores, deixando-os sobrecarregados e suscetíveis a erros.  

Por isso, a definição de metas comerciais deve ser sempre realizada em conjunto com o setor de RH, considerando os principais conceitos ensinados no curso de gestão de pessoas

Também é importante levar em consideração os indicadores da empresa e até a opinião dos próprios colaboradores. 

3. Invista na multiplicidade de canais  

A internet abre a possibilidade da utilização de diversos tipos de canais de comunicação com o cliente e, consequentemente, de diversas formas de divulgar pacotes de hospedagem ou promoções, bem como, de disponibilizar as reservas online.  

E isso é bastante importante para as pessoas que estão procurando o melhor local para se acomodar durante as férias. 

Desta forma, o cliente passa a ter mais facilidade em encontrar a sua empresa e se sente mais seguro e confortável realizando essa reserva à distância.  

Por isso, além do site próprio da hospedagem, é crucial investir no anúncio em agências de viagens, portais de reservas terceirizadas – como o Trivago, Airbnb ou TripAdvisor –, operadoras, entre outros mecanismos de pesquisas exclusivos para esse nicho.  

Para se ter uma ideia, apenas em 2017, esses metabuscadores ajudaram a movimentar cerca de US$33 bilhões em reservas de hotéis de todo o mundo. 

Além disso, segundo uma pesquisa realizada pela Phocuswright, 60% dos hoteleiros consideram esse tipo de plataforma um canal mais eficiente para angariar visibilidade e novas reservas.  

4. Acompanhe a atividade dos seus clientes 

Considerando quão simples se tornou compartilhar experiências e avaliações em sites de busca e nas redes sociais, garantir que os hóspedes se sintam completamente satisfeitos com o atendimento e serviço prestado é fundamental para os hotéis e pousadas. 

Isso porque, além de afetar diretamente a reputação da empresa e interferir no alcance ou na conversão de novos clientes, esse contentamento com a experiência de compra é capaz de possibilitar a retenção e fidelização dos consumidores.  

Em conjunto com esses efeitos, o acompanhamento dos níveis de satisfação dos hóspedes auxilia na identificação de problemas no atendimento, no reconhecimento quanto a necessidade de novos treinamentos e no aperfeiçoamento geral do serviço. 

Por meio dos conhecimentos adquiridos em um curso de gestão financeira empresarial, os gestores comerciais podem utilizar esses dados para definir a efetividade das estratégias comerciais adotadas ou para mensurar a eficiência e o retorno de cada uma das ações.  

5. Construa uma equipe para lidar com essas reservas 

Um bom gerenciamento de vendas exige a construção de uma equipe específica que seja designada especialmente às questões relacionadas com as reservas online. 

Sem contar que ter profissionais com especialidades como um MBA em administração hospitalar e gestão em saúde faz com que os seus clientes sintam mais confiança no seu trabalho e saibam que contará com profissionais para o que for preciso.

Assim, a hospedagem é capaz de garantir o atendimento qualificado e a realização de todas as ações que tornem o contato com o cliente mais facilitado e efetivo.  

Para isso, o grau de familiaridade dos gestores comerciais acerca dos princípios de gestão de pessoas EAD, é fundamental para garantir a aptidão e a produtividade desse setor. 

Afinal, para que as estratégias de vendas sejam bem executadas, é preciso estar atento a questões como: 

  • Definição dos processos de venda; 
  • Criação de rotinas bem delimitadas; 
  • Adoção das métricas que melhor avaliam o desempenho do negócio; 
  • Instalação de ferramentas digitais que otimizem as tarefas; 
  • Estabelecimento de formas para tomada de decisão mais precisa; 
  • Alinhamento dos objetivos da empresa e dos funcionários; 
  • Adoção de estratégias de Marketing Digital, entre outros. 

Assim, para que todas essas tarefas possam ser desempenhadas com destreza, os colaboradores precisam estar preparados para lidar com softwares e processos de vendas mais digitalizados. 

Bem como, com técnicas de marketing e publicidade que auxiliem no crescimento das vendas e no alcance de novos hóspedes.  

Por isso, é fundamental garantir que esses funcionários tenham boas capacitações, como uma faculdade de vendas ou cursos relacionados ao Marketing Hoteleiro.  
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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