O Google Meu Negócio para hotéis é uma ferramenta essencial na indexação e no destaque do seu estabelecimento em resultados de busca local. Ou seja, nos resultados dentro da sua localidade.

Afinal, a internet está no centro do processo de compra de produtos e serviços do turismo e da hotelaria. De modo que os usuários pesquisam na web por lugares mais adequados aos seus desejos e expectativas de viagens.

Assim, o Google tem algoritmos de busca local que visam identificar esses estabelecimentos e apresentar resultados relevantes para cada usuário.

O Google Meu Negócio é a melhor ferramenta para estar de acordo com esses algoritmos. Porém, é preciso usá-la de maneira correta a fim de atingir o resultado desejável. Qual seja: atrair mais hóspedes pela plataforma e gerar mais reservas.

Quer saber como colocar sua empresa no mapa a fim de ser encontrada pelos potenciais hóspedes? Confira conosco tudo o que você precisa saber sobre o Google Meu Negócio para hotéis e começar a aumentar o alcance da sua marca!

O que são os resultados locais

Os resultados locais são aqueles que aparecem nas pesquisas no Google sobre empresas e lugares perto de onde os usuários estão localizados.

Por exemplo, imagine que uma pessoa esteja em São Paulo. Em um dia cotidiano, então, pega o celular e pesquisa no Google pelo termo “hotéis fazenda”. Estando com a localização ativada no dispositivo, o Google tentará exibir ofertas de hotéis fazenda nas proximidades de São Paulo.

Além disso, esses resultados voltados para busca local são exibidos em diversos recursos do Google, como o Google Maps e o Google Hotel Search.

Assim, é uma forma de alcançar as pessoas que procuram os produtos e serviços que a sua empresa oferece dentro da sua região.

Como melhorar a classificação na busca local

Segundo o próprio Google, é possível melhorar a classificação dos resultados locais da sua empresa usando o Google Meu Negócio.

Essa ferramenta é gratuita e foi criada com o propósito de aprimorar a experiência do usuário que busca estabelecimentos e lugares pelo Google.

Os resultados são mais exatos quando o usuário dá acesso a sua localização. O que é mais comum em smartphones e tablets, mas também pode acontecer no navegador do computador.

Segundo uma investigação recente, os serviços do Google em celulares Android e iOS armazenam dados de localização dos usuários. Às vezes isso acontece até mesmo sem uma autorização prévia desses utilizadores.

Assim, o Google usa esses dados com o intuito de mostrar resultados de links patrocinados e busca orgânica de acordo com a localização dessas pessoas.

O assunto é polêmico em termos de privacidade. Mas, de fato, os internautas geram diariamente um alto volume de dados. Além dos mecanismos de busca, como o Google, as redes sociais e os apps também podem registrar e armazenar diversas informações do usuário.

Os serviços e produtos do Google são criados de acordo com as análises desses dados. Seus algoritmos estão cada vez mais inteligentes e usam essas informações com o intuito de tentar mostrar resultados mais relevantes para cada perfil conectado.

Dessa forma, pensando em negócio local, o Google Meu Negócio é o principal aliado para divulgar uma empresa.

O que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, também chamado de Google Business ou Google My Business, é uma ferramenta gratuita na qual é possível gerenciar a presença online de empresas e organizações no Google, inclusive no Google Maps.

Assim, a ferramenta permite enviar e gerenciar informações comerciais sobre determinado negócio. Isso ajuda a marca ser encontrada nas pesquisas feitas no Google.

Funciona como uma ficha online do estabelecimento. Quanto mais completa estiver esta ficha, maiores serão as chances do hotel ser encontrado pelo público. Só para ilustrar, veja o perfil do Google Meu Negócio da Nascente Azul (um dos nossos casos de sucesso):

Exemplo Google Meu Negócio - Nascente Azul

Depois de 12 meses de trabalhos com a WebSocorro, a Nascente Azul obteve crescimento de 85% nas pesquisas pelo nome da empresa. Assim, quando os internautas pesquisam no Google pelo termo “Nascente Azul”, o cadastro no Google Meu Negócio da organização logo aparece.

No computador, as informações são apresentadas na parte lateral direita do navegador. No celular, já é um dos primeiros resultados logo abaixo da área de anúncios.

Assim, os usuários pré-dispostos a conhecer o local já têm as principais informações da empresa, sem mesmo sair do Google. Por exemplo:

  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • Breve descrição da empresa;
  • Produtos;
  • Depoimentos.

Por que cadastrar seu hotel no Google Meu Negócio

Como você já deve ter percebido, o Google Meu Negócio é uma forma de alcançar pessoas que procuram produtos e serviços dentro de uma localidade. Elas podem encontrar seu estabelecimento em uma simples pesquisa no Google e se tornar clientes a partir disso.

Segundo os dados fornecidos pela plataforma, mensalmente, o Google tem mais de 3 bilhões de pesquisas por hotéis. Não à toa, a empresa criou e está investindo na expansão de seu próprio buscador de hotéis, o Google Hotel Search. (Você verá ainda nesse conteúdo como essas duas plataformas estão interligadas).

Sendo assim, o mundo todo faz bilhões de pesquisas mensais pelo Google. Dessa maneira o Google Meu Negócio ajuda sua empresa a:

Otimizar a classificação do estabelecimento na busca local

Os resultados locais são gerados com base em 3 fatores:

  • Relevância;
  • Distância;
  • Destaque.

Desse modo, o Google usa a combinação desses 3 parâmetros para gerar os resultados de uma pesquisa relacionada a lugares e estabelecimentos. Então, para subir nesse ranking, não basta ser apenas a empresa mais próxima.

Com relação à relevância, o Google combina os termos de busca e a localização do usuário com as informações cadastradas no perfil da empresa.

Por exemplo, se o usuário está em São Paulo e pesquisa por “hotéis fazenda”, são mais relevantes resultados de hotéis em Socorro SP, no interior de São Paulo, do que em Sete Lagoas, Minas Gerais.

Já em relação ao fator destaque, o Google analisa a popularidade da empresa. Em suma, quanto mais avaliações positivas o hotel tiver, melhor será sua classificação local.

Além das avaliações, o Google também examina em toda a internet o número de páginas, links e informações relacionadas à organização. De modo que o trabalho de SEO (otimização para mecanismos de busca), também ajuda na otimização da busca local.

Dessa forma, ter um cadastro correto e atualizado no Google Meu Negócio coopera com esses 3 fatores. O que aprimora a classificação local da sua empresa.

Divulgar as informações do hotel gratuitamente

Outra vantagem do Google Meu Negócio para hotéis é a oportunidade de divulgar os produtos, serviços e as principais informações do seu estabelecimento de forma gratuita.

Como já mencionamos anteriormente, na plataforma, por meio do mapa do Google, sua empresa pode disponibilizar o endereço e como chegar ao hotel.

Além disso, o Google oferece um campo que resume as comodidades presentes no seu espaço. Esse resumo pode ser visualizado nos resultados de pesquisa do buscador, bem como no Google Maps.

Assim, trata-se de uma excelente forma de divulgar seu hotel gratuitamente. Sobretudo, no caso de novos negócios, que geralmente ainda precisam fechar as primeiras vendas antes de começar a investir em ações mais avançadas de marketing digital hoteleiro.

Desse modo, além das OTAs, o Google Meu Negócio é mais uma alternativa de custo inicial zero para construir a presença online do seu hotel.

Ser qualificado como parceiro no Google Hotel Search

Já explicamos os detalhes do Google Hotel Search neste post.

Em suma, este é o novo buscador de hotéis do Google. No futuro, a tendência é de que seja mais uma OTA do mercado.

Então, é essencial ficar de olho e já começar a aproveitar as oportunidades desta plataforma.

Para isso, em primeiro lugar, é preciso ter / manter presença digital. Ou seja, desenvolver:

  • Um site próprio do hotel;
  • Perfis atualizados em OTAs;
  • Perfis atualizados em redes sociais, como o Instagram de hotel, por exemplo;
  • Avaliações positivas em cada um desses canais.

Em segundo lugar, para aparecer nos resultados do Google Hotel Search, é necessário ter uma conta vinculada e ativa no Google Hotel Ads. Dessa forma, o seu hotel estará “indexado” nos buscador de hotéis do Google.

Além disso, um dos recursos do Google Hotel Search é o filtro ofertas, que de acordo com a empresa, usa machine learning para destacar hotéis parceiros com preços significativamente menores entre os concorrentes.

Porém, para ser qualificado como hotel “parceiro”, o estabelecimento precisa ter uma conta de hotel validada no Google Meu Negócio, bem como anunciar pelo Hotel Ads. Caso contrário, as ofertas especiais para reservas diretas não aparecerão no buscador.

Dessa maneira, é possível observar como as ferramentas do Google estão interligadas. Principalmente, nos seus serviços destinados ao mercado hoteleiro.

Portanto, é fundamental que a sua empresa saiba fazer uso desse universo de plataformas a fim de atingir melhores resultados.

Aparecer antes dos sites das OTAs

Como demonstramos anteriormente no exemplo da Nascente Azul, os resultados do Google Meu Negócio para pesquisas pelo nome da empresa aparecem antes das páginas de OTAs.

Isso também acontece quando o usuário faz uma busca local sem mencionar um nome de empresa. Mas, no caso da hotelaria, os resultados apontam para as contas cadastradas no Google Hotel Search.

Nesse sentido, uma vez que o seu hotel está devidamente registrado em cada uma das ferramentas, a sua empresa pode aparecer antes do que os sites de OTAs.

Logo, essa é uma vantagem poderosa. Ou seja, se tornar independente das agências de viagens online, aumentando a receita da empresa por vendas diretas.

Ser facilmente encontrado no Google Maps e Waze

O Google Maps é o aplicativo de navegação mais utilizado em todo mundo. Mais de 1 bilhão de pessoas usam o app para se deslocar, conhecer novas cidades ou encontrar um novo restaurante.

Assim, ter uma conta no Google Meu Negócio, inscrevendo seu endereço corretamente, já permite que seu local seja identificado no mapa da plataforma.

Mais recentemente, com o potencial de indivíduos conectados à ferramenta, o Google também tornou possível impulsionar vendas locais no Maps. Isso é feito pela nova funcionalidade de marcações promovidas. Esse recurso pode ser configurado no Google Ads, canal de mídia paga da organização.

Já o Waze é um aplicativo de trânsito e navegação baseado no conceito de comunidade. Muito popular entre motoristas, ao dirigir com o Waze conectado ao dispositivo, os usuários compartilham informações em tempo real sobre as condições do trânsito. O sucesso e expansão do Waze chamaram a atenção do Google, que adquiriu a aplicação em 2013.

No Waze, também é possível fazer anúncios em função da localidade da sua empresa. Desse modo, ao se aproximar do seu endereço, motoristas visualizam seu anúncio e podem clicar para ver maiores informações.

Para começar a anunciar no Waze, é preciso apenas criar uma conta na plataforma e seguir os passos indicados na tela. Lembrando que a aplicação é integrada ao Google Maps, ao Foursquare e Bing.

Logo, as duas ferramentas são canais em potencial para atrair usuários próximos a sua localização. Sendo que o Google Meu Negócio permite aparecer nos mapas gratuitamente.

Ter mais um canal de interação com clientes

O cadastro no Google Meu Negócio inclui uma área de perguntas e respostas. Os internautas conseguem visualizar as perguntas que já foram feitas, bem como suas respectivas respostas.

Além disso, é ainda possível fazer uma nova pergunta, caso o usuário assim deseje.

Campo de perguntas e respostas - Google Meu Negócio Para Hotéis

Essas interações são notificadas pelo e-mail cadastrado na conta da empresa, de modo que você consegue acompanhar todas as mensagens em tempo real.

O ideal é responder a essas interações o quanto antes. Pelo menos dentro de 24 horas. Assim, aumentam as chances de captar mais clientes pela plataforma.

Mesmo que a venda não seja fechada imediatamente por essas interações, elas ficam registradas na sua conta. Isso ajuda aos interessados a obter mais informações sobre seu negócio. Afinal, podem ter dúvidas similares e já obter as respostas pelas mensagens anteriores. Ainda, essas interações contribuem para sua “pontuação” no fator destaque do algoritmo de resultados locais do Google.

Logo, é mais uma forma de se comunicar diretamente com potenciais clientes, bem como destacar seu hotel dos concorrentes.

Como cadastrar seu hotel no Google Meu Negócio

O cadastro no Google Meu Negócio é simples. Resumidamente, os passos são:

  1. Acessar o site do serviço em <www.google.com/business>
  2. Clicar em “Gerenciar agora”, no canto superior direito;
  3. Fazer login com uma conta do Google (dá para acessar com a mesma conta do Gmail, por exemplo). Caso ainda não tenha uma, basta criar nesse momento;
  4. Inserir o nome do seu hotel. Depois, clicar em “Próxima”;
  5. Inserir o endereço do estabelecimento. Depois, clicar em “Próxima”. Se a localização geográfica do endereço não for encontrada, também será necessário posicionar um marcador no local do seu hotel em um mapa;
  6. Selecionar uma opção em “Categoria de negócios”. Em seguida, clicar em “Próxima”.
  7. Indicar o número de telefone ou o URL do site do hotel. Depois, clicar em “Próxima”.
  8. Clicar em “Continuar” para confirmar seu vínculo com o hotel;
  9. Selecionar uma opção de verificação disponibilizada pela ferramenta.

Dica para cadastro Google Meu Negócio Para hotéis

A melhor forma de ser facilmente encontrado pelo Google Business é inserindo os dados completos do seu hotel. Além disso, manter esses dados atualizados.

Confira mais algumas dicas para sua empresa ser encontrada pela plataforma:

Envie novas fotos periodicamente

Ao adicionar frequentemente novas fotos ao seu perfil, o Google entende que sua empresa está sendo mais relevante. Já que está ilustrando melhor os produtos e serviços disponibilizados.

Isso ajuda a contar a história da sua empresa. Fotos verídicas e profissionais também mostram às pessoas o que seu hotel tem a oferecer.

Assim, as fotos agradam tanto ao público quanto ao algoritmo da ferramenta.

Atualize as informações de horários

Se o seu hotel terá um funcionamento especial dentro de algum período, por exemplo férias e feriados, é importante fazer essa atualização dentro da sua conta.

Novamente, essa é uma prática apreciada pelos potenciais clientes e pelo Google. Assim, você demonstra que sua conta é relevante e fornece aos interessados informações pertinentes à realidade do negócio.

Responda às interações no canal

É fundamental que todas as interações sejam respondidas. Isso aponta aos usuários que sua empresa valoriza o que os clientes têm a dizer sobre sua marca. Além de criar um diálogo saudável com potenciais hóspedes.

Ainda, como já explicamos nos tópicos anteriores, avaliações positivas melhoram a visibilidade da sua empresa. Por sua vez, isso aumenta as chances do local de receber visitas.

Campo de avaliações no Google Meu Negócio

Portanto, fique de olho nas perguntas dos usuários e também incentive os hóspedes que já estiveram no seu hotel a avaliar seu perfil no Google Meu Negócio.

Para isso, basta criar uma ação de e-mail marketing, por exemplo, e solicitar a avaliação. Nesse e-mail, inserimos um link apontando direto para sua conta na plataforma. Assim, os hóspedes podem deixar seus comentários.

Essa gestão de reputação é importante na hotelaria, pois é uma forma de quebrar as objeções de compra dos viajantes. Falamos mais sobre isso no post “Como fechar mais vendas na hotelaria”.

Invista no Google Hotel Ads

Como você viu até aqui, as ferramentas do Google estão integradas, ou seja, “conversam” entre si. De modo que só é possível aproveitar todo potencial de cada uma delas ao integrá-las perfeitamente.

No ramo de turismo e hotelaria isso se torna ainda mais necessário. Uma vez que o Google tem produtos específicos para esse setor.

O Google Hotel Ads permite que seu hotel apareça nos resultados do Google Hotel Search. E também interfere no perfil do hotel no Google Meu Negócio. Por exemplo, para ativar o recurso “links de agendamento” dessa ferramenta.

Os links de agendamento, que apontam para a solicitação de reservas diretamente com o hotel, são ativados pelos anúncios no Google Hotel Ads. Portanto, vale a pena usar as duas ferramentas visando gerar mais visitas ao site do hotel.

Compartilhe posts sobre o destino e as novidades do hotel

O Google My Business tem ainda um recurso de “post”. Nesse campo, é possível compartilhar conteúdos relevantes para os interessados na sua empresa e no seu destino.

Por exemplo, você pode postar fotos e links do blog da empresa. Assim, é uma forma de alimentar sua relevância e aumentar as chances de cativar o público.

Atraia clientes dentro da sua localidade com o Google Meu Negócio para hotéis!

O Google Meu Negócio tem sido uma importante ferramenta para vendas locais. A hotelaria é um dos setores mais requisitados pelos apps de mapas e aplicações relacionadas a viagens.

Portanto, ignorar o Google Business pode significar ignorar sua audiência, que seria um erro para o faturamento do seu negócio. Então, se o seu hotel ainda não tem uma conta na plataforma, crie o quanto antes.

Se a sua organização já possui uma conta, mantenha-a atualizada com as dicas anteriores. Assim, as chances de atrair hóspedes dentro da sua localidade são maiores.

Porém, se ficou alguma dúvida sobre questões técnicas sobre o assunto, fale conosco e veremos como podemos ajudar seu estabelecimento a impulsionar seus resultados locais. A WebSocorro existe para potencializar os negócios hoteleiros. Fale com um dos nossos consultores e conheça nosso trabalho!

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