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Muitos hotéis e pousadas enfrentam momentos de dificuldades quando as temporadas de férias acabam, o que faz com que muitos tenham que arcar com prejuízos durante a maior parte do ano.

No entanto, é possível utilizar algumas estratégias para atrair novos clientes mesmo em períodos onde a taxa de ocupação é muito baixa. Nesse artigo você vai encontrar 5 estratégias para faturar mais em 2020, durante o ano todo.

1 – Inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia totalmente validada por empresas de diversos mercados em todas as partes do mundo, que pode fazer uma grande diferença nos resultados do seu hotel.

A premissa básica dessa estratégia de marketing é oferecer aos seus potenciais clientes informações que mostrem os benefícios que eles terão ao se hospedar com você.

Dentro dessa proposta, o Inbound se baseia na produção de conteúdo de altíssima relevância para as pessoas representadas pela persona do seu negócio.

Esse conteúdo pode ser publicado principalmente na forma de matérias e artigos publicados no blog ou no site da sua empresa.

Além disso, esse tipo de estratégia é muito menos invasivo do que anúncios veiculados em tv e rádio, por exemplo.

Nesses dois casos, acontece uma interrupção brusca da transmissão do conteúdo que você está consumindo, para exibição de mensagens comerciais.

Por outro lado, o Inbound marketing disponibiliza o seu conteúdo para que ele seja encontrado por aquelas pessoas que realmente estão procurando por algo relacionado a sua área de atuação.

Isso torna a comunicação muito mais amigável, dando início a uma relação de reciprocidade que pode gerar frutos num futuro próximo.

2 – Redes sociais

As redes sociais têm um papel cada vez mais importante em qualquer estratégia de marketing digital para o setor hoteleiro.

Afinal, é nessas plataformas que os usuários que estão a procura de novos destinos para viagens de negócios ou férias com a família pesquisam sobre a reputação e qualidade dos hotéis disponíveis na região.

Por isso, você precisa investir na gestão eficiente dessas redes, para poder mostrar ao seu público que a sua hospedagem pode agregar ainda mais à experiência dos seus clientes.

Então, é importante focar o trabalho das redes sociais do seu hotel em:

  • Fazer belas fotos e vídeos que destacam tudo de bom que o seu negócio pode proporcionar aos turistas;
  • Falar não apenas do seu hotel, mas também mostrar tudo que a região pode oferecer, como passeios, gastronomia, compras;
  • Desenvolver relacionamento com os usuários dessas redes através da participação em grupos e interação com essas pessoas.

Por isso é importante definir qual será a estratégia que o seu hotel vai adotar antes de iniciar qualquer tipo de ação onde o objetivo seja atrair novos clientes.

3 – Investimento em anúncios

Para que você consiga aumentar o número de reservas e a taxa de ocupação do seu hotel, você vai ter que investir em anúncios patrocinados.

O trabalho orgânico com certeza vai trazer resultados para o seu negócio, mas isso leva tempo, e você precisa colocar mais pessoas nos seus quartos hoje.

Ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads são fundamentais para que o seu negócio alcance um número cada vez maior de pessoas que realmente tem o potencial para se tornarem clientes da sua empresa.

Nessas ferramentas você pode criar dezenas de anúncios (também chamados de criativos), fazer diversas segmentações de público, e configurações que aumentam as chances de conseguir novos clientes.

E além de todas essas possibilidades, os custos para colocar uma campanha no ar nessas duas ferramentas, especialmente no Facebook Ads, é muito baixo.

Isso permite que até mesmo pequenos hostels e pousadas consigam alcançar mais pessoas e melhorar seus resultados.

4 – Colete e publique depoimentos

Se o seu hotel oferece uma ótima experiência para seus hóspedes com certeza ele fará parte das lembranças de grande parte das pessoas que passaram pelas suas instalações.

E essas lembranças podem ser consideradas como o ativo mais precioso que um hotel pode ter, por mais moderno que ele seja.

Porque são essas lembranças, compartilhadas com amigos, colegas de trabalho e parentes, que farão com que outras pessoas também queiram se hospedar no seu hotel.

Então você deve utilizar isso a seu favor, criando maneiras de coletar depoimentos dos seus hóspedes, preferencialmente quando eles estiverem deixando o local.

Afinal, nessa hora o seu cliente ainda estará sob efeito da emoção causada por toda a experiência, e você precisa captar esse sentimento.

Com isso em mãos, faça uso desses depoimentos nas suas redes sociais, no seu site, e até mesmo em campanhas de anúncios patrocinados.

5 – Utilize técnicas de persuasão em toda a sua comunicação

A maneira como a sua empresa se comunica com o seu público é determinante para os resultados do negócio, e no mercado hoteleiro isso não é diferente.

Muitas empresas, grandes e pequenas, pecam na hora de criar uma comunicação que faça com que um potencial cliente realize uma ação.

Assim, a pessoa acaba ficando na dúvida, sem saber como proceder e optando por postergar a decisão de escolher onde vai ficar hospedada.

Isso pode ser corrigido utilizando técnicas de persuasão na comunicação do seu negócio.

Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas que ajudam a despertar determinadas emoções nas pessoas, fazendo com que elas tomem ações de acordo com a estratégia adotada pelo negócio.

Você pode trabalhar gatilhos mentais tanto nos conteúdos do seu blog e site, quanto em anúncios e materiais impressos.

Veja alguns exemplos de gatilhos mentais que podem ser utilizados na comunicação do seu hotel:

  • Curiosidade;
  • Novidade;
  • Prova social;
  • Contraste;
  • Antecipação;
  • Escassez.

Porém, é importante deixar claro que apenas inserir determinadas palavras nos seus conteúdos não fará com que mais pessoas se hospedem no seu hotel.

Essa é só mais uma ferramenta que pode ser adicionada a outros fatores para potencializar os resultados das suas ações de marketing.

Hotéis e pousadas podem criar soluções muito criativas para atrair mais clientes e aumentar tanto sua taxa de reserva quanto a taxa de ocupação em períodos fora da alta temporada.

E para isso basta entender exatamente quais são as necessidades e desejos do seu público, e utilizar essas informações para criar experiências únicas para que seus hóspedes se lembrem para sempre dos momentos que passaram ali.