Tópicos deste post
Todos os hotéis e pousadas autorizados a funcionar devem apresentar alguns itens básicos, como a sinalização de segurança, a fim de assegurar a proteção física dos hóspedes. Porém, mesmo que isso seja de vital importância, de nada adiantaria se o público não tivesse conhecimento do local.
Por essa razão, o marketing digital surge como um grande aliado de donos e gestores de negócios no setor de turismo e hotelaria, que costumam investir em estratégias de SEO para aumentar o tráfego orgânico dos blogs. Todavia, nem sempre elas são suficientes para converter uma venda, o que requer a utilização de anúncios patrocinados.
Mas não basta apenas investir um valor para atingir mais pessoas e achar que conseguirá bons resultados. Assim como as estratégias gratuitas, as pagas demando um conhecimento aprofundado do mercado, incluindo público-alvo e concorrência, e de todas as suas peculiaridades e ameaças.
Hotéis e pousadas têm o benefício de conseguir um excelente retorno tanto com anúncios patrocinados para as ferramentas de busca, como o Google, o Bing e o DuckDuckGo, quanto para as redes sociais, visto que os clientes costumam realizar pesquisas para fechar pacotes em ambas as opções.
Por exemplo, o Google Ads é uma ferramenta em que as pessoas pagam um valor “x” para a plataforma, que tem como função fazer a página se destacar. Sobre esse tópico, é válido destacar que o próprio anunciante deve desenvolvê-lo e determinar o local em que irá exibi-lo.
Normalmente, o investimento ajuda a atrair um público qualificado, que tenha relação ou procure pelo que a empresa comercializa ou oferece. Já os anúncios patrocinados para as redes sociais funcionam de diversas maneiras, variando de acordo com a plataforma escolhida.
Na atualidade, as plataformas de interação e comunicação social – e até profissional – mais escolhidas são o Facebook, que é a rede mais utilizada do mundo, o Instagram, que oferece muitos recursos para atingir o público-alvo, e o LinkedIn, uma plataforma de comunicação profissional.
Tendo todos esses fatores como base, é impossível não citar a importância de ser cauteloso com o que você irá apresentar e como fará isso. Sendo assim, é essencial focar em estratégias de marketing de conteúdo e garantir que a página que irá apresentar seu anúncio é friendly mobile, afinal, a maior parte da população realiza pesquisas pelo smartphone.
Os principais tipos de investimento
Antes de começar a preparar o local em que será desenvolvido um prédio, uma construtora costuma desenvolver um projeto detalhado, que envolve a parte estrutural, hidráulica, elétrica e de segurança. Você pode até não saber, mas uma das etapas mais importantes é a definição dos conectores elétricos.
Resumidamente, os acessórios precisam ser definidos com antecedência pelo fato de que podem impactar as quatro etapas do pré-projeto, inclusive a hidráulica, visto que terá que ser disposto em locais estratégicos. Pode até parecer que não, mas os anúncios patrocinados podem ser assemelhados com as peças.
Isso porque eles podem ser encontrados em diferentes tipos, que são destinados para locais específicos e apresentando formas de pagamento distintas, fazendo com que seja necessário entender seus objetivos e metas antes de fazer o investimento! Atualmente, os três tipos mais procurados por donos e gestores de hotéis e pousadas são:
- CPC (Custo por clique): pagamento feito por cada clique que direciona ao site de destino do anúncio;
- CPM (Custo por mil impressões): o anúncio é pago quando atinge a marca, independentemente do clique do usuário por mais informações;
- CPA (Clique por ação): modelo de anúncio em que o usuário clica no conteúdo e tem que realizar uma ação pré-determinada na negociação.
Como deu para perceber com as breves descrições, cada modelo é destinado para uma função específica, mas não precisa se limitar a ela. O motivo? No momento em que um usuário é atingido por um anúncio, ele pode desenvolver por si só diversas atividades, fazendo com que muitos benefícios sejam alcançados.
Basicamente, pense nos anúncios patrocinados como um piso industrial. Mesmo que o nome diga que ele é voltado para um ambiente fabril, o revestimento pode ser aplicado em áreas internas e externas de ambientes domésticos e comerciais com muita segurança e precisão!
As vantagens dos anúncios patrocinados
Os anúncios patrocinados são excelentes soluções para aumentar o tráfego de uma página. Contudo, a maneira com que ele consegue isso é bem diferente das maneiras orgânicas, visto que ele tem como função atrair um público mais qualificado, ou seja, aqueles que têm altas chances de fechar um negócio.
Quando donos e gestores de hotéis e pousadas optam por essa estratégia de marketing digital, eles conseguem acelerar os seus resultados, aumentando o conhecimento do local no mercado e, consequentemente, acelerando os resultados de vendas. Mas calma, é necessário prestar atenção em todas as etapas.
Como já citado, tudo começa no planejamento, estudando as melhores estratégias para o negócio, o que mais agrada o público, os objetivos e, claro, o tipo de anúncio patrocinado que será feito e o valor que deseja investir. Em seguida, o passo é desenvolver os conteúdos claros e objetivos.
Além dessa dica, você pode investir em ideias em mais de um idioma, especialmente espanhol e inglês, e deve evitar frases muito regionalizadas, visto que os hóspedes podem ser de diferentes locais do Brasil e do mundo. E não acaba depois que o anúncio é liberado, pois é necessário mensurar os resultados e fazer ajustes!
Com relação à mensuração, é bom focar no que trouxe mais resultados e analisar fatores relacionados à frequência dos anúncios patrocinados. No geral, a tática não tem nada a ver com o “tempo” da estratégia, mas quantas vezes um anúncio impactou o mesmo usuário durante sua navegação.
Enquanto isso, os ajustes nada mais são do que os consertos que deverão ser feitos ao longo do tempo, garantindo que o seu anúncio patrocinado esteja realmente atingindo os números esperados durante o planejamento.
Gostou do nosso post sobre hotéis e pousadas: Qual a importância dos anúncios patrocinados? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
0