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Você sabe o que é marketing de relacionamento? Sabe como ele pode interferir no sucesso das vendas do seu hotel? Que benefícios essa estratégia pode trazer? De fato, todas essas dúvidas pairam na cabeça de vários empreendedores que ainda não têm uma relação forte com as técnicas de marketing. Mas, se esse é o seu caso, não se preocupe! O seu problema acaba agora.
Nos próximos tópicos, veremos uma explicação detalhada a respeito do que é o marketing de relacionamento e como ele pode ser benéfico para o desenvolvimento do seu hotel. Continue lendo e confira!
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento pode ser confundido com o atendimento ao cliente. Isso porque é uma estratégia que visa a fidelização dos clientes — ou seja, é com ela que você vai manter um consumidor próximo à sua empresa, mesmo depois de ele já ter comprado algum produto ou serviço seu.
No caso de hotéis, por exemplo, é o contato direto que você vai ter com o hóspede que já ficou, pelo menos, uma vez no seu estabelecimento. Assim, ao manter esse relacionamento, você garante a fidelização e a volta dele em um futuro.
Além disso, o marketing de relacionamento pode trazer novos clientes, já que um consumidor fiel tem o poder de indicar amigos e familiares para consumir aquele mesmo serviço ou produto. Inclusive, se você olhar na internet, vai perceber o quanto os consumidores se interessam por avaliações e indicações antes de comprar ou fechar qualquer negócio.
Como funciona o marketing de relacionamento em hotéis?
No caso dos hotéis, várias estratégias podem ser utilizadas para trazer um hóspede de volta. Uma delas é o uso dos meios de comunicação, como o WhatsApp, para sempre manter contato com esses clientes. Você também pode, de tempos em tempos, oferecer brindes e promoções em uma segunda ou terceira hospedagem que essa pessoa quiser fazer.
Há ainda — se usado com cautela e bom senso — o e-mail marketing. Ele pode trazer novidades, promoções e detalhes sobre eventos e oportunidades que vão ocorrer na cidade em que está instalada o hotel.
Bom, as possibilidades são várias, e todas elas podem te garantir clientes fiéis, além de novos, trazidos por esses já conquistados pelo marketing de relacionamento.
Como é a gestão desse tipo de marketing?
Para conseguir gerir estratégias de marketing de relacionamento, o dono do hotel precisa ter ao seu lado profissionais ou empresas que tenham habilidade suficiente para trabalhar com essas técnicas. O amadorismo nunca é bem-vindo no ramo do empreendimento, por isso, trabalhe sempre com bons profissionais.
Você mesmo até pode fazer cursos, ler livros e tentar estratégias que possam funcionar. Ainda assim, não abra mão de buscar apoio de pessoas e empresas renomadas no mercado, para poder avançar nas estratégias e ter cada vez mais sucesso.
Por fim, não se esqueça de que o marketing de relacionamento é uma questão de primeira necessidade para a sobrevivência financeira de hotéis e pousadas.
Não pense que se trata de um luxo ou um mero benefício a mais. É essencial que você preste um bom atendimento aos seus clientes para que, um dia, eles voltem e mantenham a força econômica do seu empreendimento.
Então, gostou do post? Agora, se quiser saber mais sobre o marketing de relacionamento e outras estratégias importantes para o desenvolvimento de hotéis, siga a WebSocorro nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Twitter.
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