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De acordo com o Google, 60% dos turistas a lazer pesquisam no mecanismo de busca antes de fazer uma reserva. Enquanto isso, segundo pesquisas do Trivago, os metabuscadores representam 45% das pesquisas por comparação de ofertas.
Assim, os hoteleiros precisam entender o que são metabuscadores e como usá-los em sincronia com as ferramentas do setor. Dessa maneira, é possível aumentar as vendas diretas, reduzir custos de aquisição e, consequentemente, obter maior lucratividade na sua empresa.
Então, se você quer vencer os desafios do mercado hoteleiro, otimizar seus canais de distribuição, crescer seu faturamento e aumentar seus lucros, continue lendo e confira as dicas de metabuscadores da WebSocorro!
O que são metabuscadores?
São buscadores específicos, nos quais viajantes conseguem pesquisar, encontrar e comparar tarifas de vários sites de reservas de hotéis. Tudo isso centralizado no mesmo lugar.
Diferente de buscadores, metabuscadores coletam, avaliam, validam e agrupam os resultados mais relevantes de maneira específica. Por exemplo, já indicando informações de preços, ofertas de cada canal, disponibilidade das acomodações e etc. Por outro lado, um buscador mostra apenas uma lista de índices de resultados relevantes, de acordo com seu algoritmo.
Ou seja, os metabuscadores hoteleiros reúnem todas as informações relacionadas à reserva. Assim, já direcionam o viajante para a venda em determinado canal de venda. Nesse sentido, utilizam:
- O cadastro da acomodação em um site de reserva, como Booking, por exemplo;
- O site do hotel, ocasionando reservas diretas;
- Resultados do Google;
- E entre outros canais de venda encontrados online.
Portanto, os metabuscadores são uma poderosa ferramenta de marketing digital. Por meio deles, seus potenciais clientes conseguem visualizar as ofertas disponíveis e escolher a que mais se adéqua às suas necessidades e interesses. Logo, é mais um ponto de contato que seu hotel deve explorar a fim de vender mais. Continue lendo e entenda mais sobre os metabuscadores!
Quais as vantagens dos metabuscadores para hotelaria?
Segundo uma pesquisa da Phocuswright em parceria com a Trivago, 60% dos hoteleiros afirmam que este é um dos canais mais eficientes para reservas. Destes, 90% planeja manter e aprimorar o uso nas plataformas.
Nesse sentido, observamos que uma estratégia de distribuição de produtos hoteleiros eficientes inclui metabuscadores. Afinal, entre as principais vantagens das plataformas, destacam-se:
Maior alcance e ponto de contato com os viajantes
Como já mencionamos anteriormente, os levantamentos mostram que 45% dos viajantes usam metabuscadores para comparar ofertas de hotéis e pousadas. Assim, em primeiro lugar, estar em metabuscadores permite alcançar essa relevante fatia do mercado turístico e hoteleiro.
Além disso, dentro das plataformas, as empresas hoteleiras alcançam um público que já está mais próximo do momento de compra. Desse modo, são contatos segmentados e com maior potencial de se transformar em clientes.
Crescimento em reservas diretas
Os metabuscadores são uma oportunidade dos viajantes encontrarem o site da sua empresa. Assim, se você conseguir chamar atenção com boas fotos e informações relevantes sobre seus produtos e serviços, as chances de se destacar e conseguir fechar a venda são maiores.
Desse modo, o turista pode escolher a oferta que vai direto para o seu site. Lá, se seu conteúdo estiver adequado e seu atendimento for eficiente, é mais fácil converter em reserva direta. Desse modo, você paga somente pelo link patrocinado dentro do metabuscador e reduz custos com comissões.
Maior retorno sobre o investimento
Já que é possível aumentar as reservas diretas e otimizar seus investimentos em marketing digital, a presença nos metabuscadores também gera retornos financeiros mais significativos.
Além disso, com as devidas integrações, é ainda possível analisar o que está performando melhor. Assim, conseguimos focar os investimentos no canal que traz retorno mais positivo. Logo, as ações são cada vez mais aprimoradas e seu resultado financeiro se torna mais vantajoso.
Melhor distribuição online dos produtos hoteleiros
Os canais de distribuição ajudam os clientes a encontrar seu meio de hospedagem. Nesta era digital, sobretudo depois da pandemia, a compra online é a que mais cresce entre os hábitos dos consumidores.
Sendo assim, antes de tudo, seu hotel precisa de um posicionamento digital estratégico. Além de cadastros completos nas OTA’s, é necessário investir em um site atualizado, compatível com todos os tamanhos de tela e ferramentas específicas para hotelaria.
Dessa maneira, sua empresa poderá otimizar os resultados nos metabuscadores. Então, alcançar uma distribuição online eficiente. Consequentemente, conseguirá ainda mais retorno sobre o investimento em Marketing.
Anúncios ou metabuscadores?
Na verdade, o marketing para hotéis deve contar com anúncios e metabuscadores. Afinal, a empresa alcança destaque e oportunidades de vendas diretas por meios dos anúncios.
Vamos explicar…
A sua empresa aparece em metabuscadores como TripAdvisor ou Trivago por meio de anúncios criados pelos sites de reservas (OTA’s). Ou pelo seu cadastro próprio como administrador do estabelecimento.
Dessa forma, os anúncios de hotéis são indispensáveis para aprimorar o posicionamento do seu estabelecimento nos metabuscadores. Assim, é por meio das campanhas patrocinadas que os viajantes visualizam e comparam as ofertas de cada anunciante dentro do metabuscador. Funciona como um leilão e vence quem apresentar a melhor oferta.
Porém, não confunda melhor oferta com preço mais baixo. Os consumidores buscam cada vez mais o melhor custo-benefício do que menores preços. Na hotelaria, se destaca quem possui o atendimento mais ágil, humanizado, apresenta seus diferenciais de modo que o usuário sinta a experiência fornecida pelo local e entre outros detalhes semelhantes.
Então, não foque necessariamente na disputa de preços. Mas sim na apresentação ideal da sua oferta, destacando os benefícios de tudo que está incluído na diária.
Metabuscadores ou OTA’s?
De forma semelhante ao tópico anterior, não se trata de uma opção ou outra. A sua empresa deve trabalhar com o máximo de canais a fim de potencializar sua distribuição.
Ou seja, de forma prática, visando melhores resultados, seu estabelecimento precisa:
- Estar cadastrados nos principais sites de reservas;
- Investir em mídia paga específica para hotéis (Google Hotel Ads, que abordaremos mais à frente neste conteúdo);
- Ter um site próprio adequado e compatível com dispositivos móveis;
- Ter integrações entre todos os canais de venda por meio de um Channel Manager e PMS (que ainda vamos explicar mais a frente);
- Unindo tudo isso, é possível se destacar nos resultados dos metabuscadores e alcançar as vantagens destacadas acima.
Quais os principais metabuscadores para hotéis?
Agora que você entende melhor a dinâmica dos metabuscadores na hotelaria e conhece suas vantagens, chegou o momento de saber quais usar.
Até 2016, o líder dos metabuscadores era o Trivago. Em seguida, tínhamos também o TripAdvisor. Em paralelo a isso, segundo um estudo da Mirai, uma empresa que gerencia milhares de hotéis em todo o mundo, os investimentos em anúncios se concentravam, basicamente, no Google Adwords.
Contudo, conforme os gráficos acima mostram, desde 2015, houve um aumento nos investimentos nas ferramentas Google. Assim, o Google foi conquistando a liderança no segmento hoteleiro.
Por quê? Bem… Bilhões de pessoas já usam a busca do Google para realizar pesquisas gerais. O Google identificou a oportunidade no setor de viagens e turismo e criou seu próprio buscador de hotéis e voos. A saber, o Google Hotel Search. Antes disso, já tinha integrado sua plataforma de anúncios, que passou a se chamar de Google Ads. Nesse meio tempo, aprimorou seus anúncios de hotéis, o Google Hotel Ads e ainda integrou as ferramentas à sua plataforma de busca local, o Google Meu Negócio.
Assim, estamos falando de um verdadeiro gigante que passou a dominar o mercado também de metabuscadores. Por isso, para se destacar na metabusca, seu hotel deve considerar:
Google Hotel Search
Este é o site de reservas do Google. Quando o usuário faz uma busca relacionada a hotéis na pesquisa do Google.com, os primeiros resultados são os do Google Hotel Search. Ou seja, antes mesmos dos resultados de sites como Booking e Expedia, por exemplo.
Dentro do Google Hotel Search, o usuário consegue pesquisar hotéis por sua localidade, filtrar por data de estadia, classificação dos hóspedes, comodidades e entre outras informações.
Assim, é uma alternativa para suas informações aparecerem antes dos resultados das OTA’s. Dessa forma, sua empresa consegue reduzir custos de aquisição de cliente. Vale ressaltar que o Google Hotel Search recebe comissão pelas reservas feitas na plataforma. Mas, as taxas são menores do que os principais sites de reservas.
Além disso, é importante saber que sua empresa ganha destaque e mais funcionalidades quando integra todas as ferramentas: Google Hotel Ads, Google Hotel Search e Google Meu Negócio.
Google Hotel Ads + Google Hotel Search + Google Meu Negócio
O Google Hotel Search funciona basicamente como um site de reservas de hotéis. Mas, para “ativar” a funcionalidade de reserva é necessário investir nos anúncios do Google Hotel Ads.
Além disso, pelo Google Hotel Ads, é possível configurar um link de reservas diretas também dentro do Google Meu Negócio. Este funciona como uma ficha online no Google que aparece quando o usuário faz uma pesquisa relacionada à sua localização. Os anúncios no Google Hotel Ads ainda são apresentados no Google Maps e entre outros meios de preferência do usuário.
Ou seja, as ferramentas funcionam melhor de maneira integrada. Desse modo, “cercam” todos os mecanismos de contato durante a pesquisa do usuário. Assim, o viajante pode encontrar seu hotel enquanto faz buscas locais, mesmo antes de decidir procurar em um metabuscador de hotéis. Então, os anúncios do Google Hotel Ads aparecem de forma amigável aos usuários, otimizada de acordo com o padrão de consumo online, e eles podem encontrar o canal de vendas direto da sua empresa mesmo antes de entrar em sites de buscas. Não à toa, o investimento em Google Hotel Ads foi maior nos últimos anos do que qualquer outro motor ou metabuscador.
TripAdvisor
O estudo da Mirai aponta que os investimentos em mídia no TripAdvisor também cresceram nos últimos anos. Isso porque a plataforma aprimorou suas funcionalidades e é um dos maiores sites de viagens do mundo.
Portanto, é essencial que seu hotel tenha um cadastro atualizado também no TripAdvisor. Além disso, estimule as avaliações dos clientes que reservaram por meio deste metabuscador. Desse modo, é possível otimizar seus resultados dentro do site e conseguir se destacar entre seus concorrentes.
Trivago
Em terceiro lugar, temos o metabuscador Trivago, que vem perdendo investimentos principalmente para o Google. Como observado no gráfico da Mirai, os investimentos em 2019 no Trivago representam apenas 17%.
Esses dados são poderosos indicativos do que pode trazer mais retorno para o seu hotel. Dessa forma, sua empresa concentra mais esforços no que realmente gera resultado. Neste caso, o Google Hotel Ads em conjunto com Google Hotel Search e Google Meu Negócio. Em segundo lugar, é interessante trabalhar com o TripAdvisor a fim de potencializar a sua distribuição online.
Nesse meio tempo, as OTA’s ainda representam uma parcela importante do faturamento hoteleiro. Porém, sobretudo depois da pandemia, os investimentos em anúncios dos sites de reservas foram reduzidos. Isso significa que depender somente do marketing das OTA’s é um risco para os hoteleiros. Dessa maneira, é essencial trabalhar com elas e ainda desenvolver suas próprias ações de marketing digital.
Nesse sentido, as ferramentas do Google são as melhores opções para hotéis e pousadas. Melhores ainda para meios de hospedagens independentes de pequeno e médio porte.
Como destacar um hotel com Google Hotel Ads e Google Hotel Search?
Agora, vamos ao ponto crucial deste conteúdo sobre metabuscadores. Se você quer obter melhores resultados usando essas plataformas, confira as dicas a seguir:
Defina o público principal que sua empresa deseja alcançar
O seu hotel fecha mais reservas para casais ou viajantes solteiros? Casais com crianças ou apenas casais? Se eles viajam com crianças, qual a faixa etária média delas?
Enfim, é preciso saber quem efetivamente reserva em seu meio de hospedagem e o que espera encontrar nas suas acomodações. Assim, é possível criar a oferta certa para o público certo. Além disso, criar um tarifário adequado para cada perfil de cliente. Afinal, você pode trabalhar também com um público secundário nas suas campanhas.
Defina também públicos secundários
Por exemplo, o público que viaja dia de semana é diferente do de final de semana. Geralmente, a diária de meio de semana funciona melhor para viajantes a trabalho, agentes de turismo, profissionais liberais, estudantes e até trabalhadores em modelo remoto.
Assim, é importante identificar esses públicos, bem como suas necessidades e preferências. Dessa forma, será possível segmentar melhor suas campanhas e direcionar o público ideal para a oferta ideal.
Mantenha seus perfis atualizados
Mantenha suas fotos atualizadas em todos os seus canais de distribuição e pontos de contato com o cliente:
- Site do hotel;
- Sites de reservas;
- Google Meu Negócio.
Além de boas imagens do seu estabelecimento e região, é fundamental disponibilizar informações de contato e preços atualizados. Isso ajuda o algoritmo do Google Hotel Search a entender que sua empresa é relevante.
Tenha um site de alta conversão
Uma das vantagens de se destacar no Google Hotel Search por meio do Google Hotel Ads é aumentar as reservas diretas do seu meio de hospedagem. Porém, as vendas só vão se concretizar se o seu site:
- Funcionar bem em todos os tipos de dispositivos e tamanhos de tela;
- Tiver funcionalidades de contato, como formulários e chat integrado ao WhatsApp da empresa;
- Apresentar velocidade rápida principalmente para uso em celulares;
- Apresentar fotos que ilustram a experiência do cliente no seu espaço;
- E entre outras questões relacionadas à melhor experiência do usuário.
Estimule as avaliações dos hóspedes
Outro fator que torna seu perfil mais relevante é o volume de avaliações positivas enviadas pelos hóspedes. Por isso, é importante manter o contato com o cliente no pós-venda.
Por exemplo, depois de um ou dois dias do check-out, sua equipe pode enviar um e-mail ou mensagem via WhatsApp para o cliente avaliar o hotel. Outra vantagem do Google é que o usuário geralmente já está logado em um dos serviços e, assim, fica mais fácil enviar seu depoimento.
Dessa maneira, uma dica é solicitar a avaliação já com o link da empresa no Google Meu Negócio. O Google Hotel Search consegue coletar essa informação e sua empresa se destaca em ambas as plataformas.
Use um Channel Manager integrado a um PMS parceiro do Google
Um Channel Manager Hoteleiro ou motor de busca é uma ferramenta capaz de centralizar e distribuir as disponibilidades e tarifas do seu hotel em todos os canais que atua. Já o PMS ou Sistema de Gestão Hoteleira, permite gerenciar, modificar e atualizar todas as informações em tempo real, no mesmo lugar.
Sem um PMS, você teria que ajustar cada preço e disponibilidade manualmente no motor de reserva, bem como em cada canal em que o hotel está presente. Como o PMS integrado ao Channel Manager, as atualizações são enviadas em tempo real para cada canal usado.
Portanto, o ideal é investir em um PMS compatível com o Google Hotel Ads e integrá-lo ao um Channel Manager. Assim, todas as informações estarão acessíveis na hora de configurar suas campanhas.
PMS Parceiros do Google Hotel Ads
Os principais são:
- Oracle Hospitality
- Omnibees
- HotelNetSolutions
- HotelRunner
- Simplotel
- Octorate
- Siteminder
- TravelClick
- Hotelnet
- Mirai
- Hoteliers.com
- Hotéis Wix
O que é um marketing hoteleiro lucrativo?
Como você viu neste conteúdo, para potencializar suas vendas é preciso atuar em várias frentes. A ideia dos metabuscadores é apresentar a potenciais clientes ofertas relevantes relacionadas à sua pesquisa. Para ser encontrado, é necessário anunciar e estar presentes nos principais sites de busca, desenvolver estratégias de mídia paga e mídia própria.
Isso significa ter um site atualizado e compatível com os dispositivos móveis. Em segundo lugar, ter perfis atualizados nas principais OTA’s. Em paralelo a isso, desenvolver campanhas próprias por meio do Google Hotel Ads. Nesse meio tempo, é fundamental alimentar seus canais com:
- Boas fotos;
- Informações relevantes e atuais;
- Tarifário adequado para seu público principal e secundário;
- Avaliações positivas dos seus hóspedes.
As ferramentas Google estão dominando o mercado hoteleiro e oferecem oportunidades de atrair mais reservas diretas. Mesmo assim, é também importante atuar em outros sites de reservas e metabuscadores, como o TripAdvisor.
Portanto, podemos concluir que o marketing hoteleiro que traz lucro é voltado para diversificação de canais, processo de vendas bem estruturado e ferramentas específicas para o setor, como Channel Manager e PMS. Dessa maneira integrada, especializada e estratégica, conseguimos atingir melhores resultados. É dessa forma que a WebSocorro atua no mercado hoteleiro, oferecendo soluções com foco em resultados tanto em marketing quanto em vendas. Se é isso que você espera de uma agência de marketing para hotéis, pode contar conosco. Entre em contato e vamos conversar sobre as alternativas para sua empresa hoteleira.
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