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A localização desempenha um papel importante na melhoria da experiência dos hóspedes e, ao mesmo tempo, aumenta as oportunidades de vendas cruzadas. Nesse sentido, o geomarketing é uma das ações do marketing digital que podem ser utilizadas nas estratégias de hotéis e resorts.

Por meio do endereço IP do usuário ou do GPS ativo no celular, é possível captar dados e montar um perfil sobre o seu cliente ideal e quais os interesses dele. Essas informações são valiosas, pois auxiliarão na segmentação do público para as campanhas de marketing.

Quer entender o que é geomarketing e como utilizá-lo para aumentar as vendas do seu hotel? Continue a leitura e confira!

O que é o geomarketing?

O conceito de geomarketing é amplo, pois ele não se limita a uma campanha, uma ferramenta ou um canal. Ele descreve uma estratégia de análise das características do público de uma região ou determina a melhor localização para converter esse usuário em uma venda. Nesse sentido, é possível atrair novos hóspedes que já estão fisicamente próximos ao seu hotel.

O geomarketing pode ser entendido como ações que englobam a inteligência sobre a localização para alcançar o consumidor certo. Usando esses dados, você descobre usuários em viagens de negócio ou a lazer e pode proporcionar, a eles, experiências e serviços diferenciados durante uma estadia. Assim sendo, há a possibilidade, por exemplo, de disponibilizar descontos e promoções em serviços do hotel quando um hóspede logar na sua rede de Wi-Fi.

Como usar o geomarketing para hotéis?

Estimule o check-in

O check-in é um dos recursos disponíveis nas redes sociais para utilizar o geomarketing a seu favor. Quando um usuário realiza um check-in no seu hotel, ele desperta o desejo em outros usuários da sua rede de conexão e coloca a sua empresa em evidência. Em contrapartida, é interessante oferecer descontos ou produtos exclusivos mediante o check-in.

Ao criar uma rede de pessoas que se conectam ao seu hotel, o público começará a se questionar: “o que esse hotel tem de tão especial para que todos fiquem hospedados nele?”. Despertando essa curiosidade, as pessoas passarão a buscar mais detalhes sobre os seus serviços.

Monitore os comentários nas redes sociais

Outro fator importante é monitorar e responder os comentários nas redes sociais. Cada uma oferece um tipo diferente de forma de engajar, e você deve estar atento a todas elas.

No Facebook, os usuários costumam avaliar os hotéis nas páginas de negócio. No Instagram, os usuários utilizam as hashtags com o nome do local ou adicionam a localização do hotel nas fotos publicadas. Já o TripAdvisor é uma plataforma focada em avaliações e comentários sobre os hotéis e, normalmente, é a primeira fonte de pesquisa para muitos hóspedes.

Padronize o atendimento e esteja disposto a receber críticas e elogios. Crie hashtags exclusivas e incentive o uso delas nas redes sociais. Esse conteúdo espontâneo gerado pelo usuário auxilia na divulgação da sua marca e gera uma credibilidade maior, pois é a voz do hóspede falando sobre o hotel.

Utilize anúncios baseados na localização

Os anúncios baseados na localização auxiliam em uma abordagem mais efetiva. No gerenciador de anúncios do Facebook, é possível criar mídias baseadas na localização do usuário em determinado momento ou no local onde ele mora.

Além dessa possibilidade, o anúncio baseado na localização do Google, o chamado Geotargeting, também ajuda na segmentação do público. Você pode, por exemplo, fazer um anúncio focando nos usuários que pesquisam a palavra-chave “hotel no interior de São Paulo”.

Dessa forma, a sua verba investida será centralizada somente em pesquisas realizadas com esses termos. Logo, não faz sentido seu hotel aparecer na busca de um usuário que deseja viajar ao Rio de Janeiro.

É importante investir em geomarketing?

A demanda por ofertas e experiências personalizadas cresce a cada dia. Optar por não utilizar estratégias de marketing certeiras abre espaço para que a concorrência ocupe esse espaço. No passado, as estratégias eram focadas na localização do hotel. Hoje em dia, o foco é onde o seu potencial hóspede está.

Se você quer saber mais sobre essas estratégias e investir em geomarketing, entre em contato com a WebSocorro! Teremos o maior prazer em ajudá-lo a potencializar os resultados do seu negócio!