0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Uma das vantagens das estratégias online é a capacidade de mensurar resultados em marketing digital. Porém, é preciso relacionar as métricas digitais com as métricas de negócio a fim de comprovar a relevância das ações para a empresa. Ou seja, se de fato o marketing digital está gerando oportunidades de vendas.

Assim, neste post, mostraremos como usamos aqui na WebSocorro a mensuração de resultados em marketing digital para acompanhar a evolução dos nossos clientes. Ao longo do conteúdo, você entenderá como é possível saber se as estratégias estão impactando os rendimentos do seu hotel. Acompanhe até o final e confira!

Por que medir resultados em marketing digital

“Se você não pode medir, você não pode gerenciar.” — Peter Drucker.

A mensuração de resultados é mais do que dados aleatórios. Deve ser uma informação relevante e capaz de gerar ações de melhorias. Assim, medir traz luz ao que está funcionando e o que requer aprimoramento. Não somente isso, analisar os resultados fornece bases para definir quais melhoramentos poderiam ser estes.

Desse modo, a sua empresa sai do improviso e assume o controle das estratégias. Como benefício, os recursos são investidos de forma mais inteligente e efetiva. Dessa maneira, obtém-se maior retorno. Por exemplo, em forma de solicitação de cotações e reservas diretas pelo site da organização.

Portanto, se você pretende investir em marketing digital para hotéis, priorize um planejamento estratégico com uma agência de marketing hoteleiro. Pois, os consultores da agência farão um planejamento de acordo com o seu negócio e definirão indicadores relacionados aos objetivos de curto, médio e longo prazo.

Como mensurar resultados

Em primeiro lugar, como mencionamos anteriormente, é preciso saber o propósito da estratégia. Ou seja, o objetivo principal.

Isso pode não ser tão óbvio, principalmente quando nos deparamos com particularidades do setor de hotelaria e turismo. Só para ilustrar, em um caso de sucesso de nossos clientes, a Nascente Azul, a abordagem do marketing digital não poderia ser diretamente comercial devido a questões regionais.

Assim, definimos como objetivo gerar brand awareness, ou seja, gerar reconhecimento da marca. Então, para medir os resultados em marketing digital, tendo em vista esse objetivo, tivemos que definir KPIs capazes de revelar se a marca estava sendo lembrada pelos consumidores.

KPIs do marketing digital

KPI é a sigla para o termo inglês Key Performance Indicator. Em português significa Indicador-chave de Performance.

Como exemplificamos acima, um KPI precisa ser relevante para o objetivo traçado no planejamento estratégico, bem como ser capaz de ser quantificado e levar a uma ação de melhoramento.

Por exemplo, no caso de gerar brand awareness, alguns KPIs poderiam ser usados para medir os resultados em marketing digital. Quais sejam:

  • Volume de tráfego orgânico para o site;
  • Número de menções em redes sociais;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Número e qualidade de comentários nas mídias digitais;
  • Alcance das publicações;
  • Busca direta da marca nos mecanismos de busca.

Definindo KPIs alinhados com os objetivos, conseguimos acompanhar o desempenho das estratégias.

No caso da Nascente Azul, esse reposicionamento no mercado impactou significantemente no interesse dos visitantes no local. Desse modo, o marketing se tornou uma parte importante na colocação da empresa no mercado. Consequentemente, relevante para seus rendimentos.

Frequência da mensuração

Outro detalhe fundamental é a frequência das análises. Por exemplo, o tráfego do site precisa de um tempo para aumentar. Vários fatores influenciam a classificação das páginas online no Google, só para citar alguns: qualidade de conteúdo, velocidade do site, versão mobile e etc.

Segundo levantamentos recentes, a maioria dos sites leva de 1 a 2 anos para aparecer na primeira página do Google. Sendo que isso ocorre com um programa constante de marketing digital nesse período.

Relatórios de marketing digital

Então, no planejamento estratégico do marketing hoteleiro, também precisamos indicar uma previsão de checagem desses indicadores. Assim, garantimos que a medição está sendo feita da maneira correta e de fato indica a situação das ações, se estão funcionando ou não.

Outros exemplos de KPIs

Antes de tudo, muitos hotéis precisam estruturar seu processo de venda visando melhores resultados em marketing digital. Nesse meio tempo, um objetivo comum é gerar mais leads qualificados para a abordagem comercial.

Nesse sentido, os KPIs interessantes seriam:

  • Taxa de conversão de visitantes e leads nas landing pages;
  • Número de leads gerados;
  • Número de assinantes na newsletter;
  • Custo de aquisição por leads;
  • Origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, direto, e-mail e etc.).

Agora, se a sua empresa já investe em marketing online há mais de 12 meses, é interessante explorar mais potencialidades comerciais. Assim, se o objetivo é aumentar as vendas diretas da empresa, os seguintes KPIs seriam interessantes:

  • Origem das vendas (site, redes sociais, contato direto por e-mail, telefone, etc.);
  • Número de vendas geradas por canal;
  • Taxa de conversão de leads em oportunidades e oportunidades em clientes;
  • Ticket médio
  • Etc.

Retorno sobre o Investimento

Além desses exemplos, um indicador que não pode ficar de fora é o ROI. Esta é a sigla para o termo em inglês Return over Investment. Em português, significa Retorno sobre o Investimento.

Dessa forma, o ROI pode ser calculado em diversas frentes. Por exemplo, o ROI das mídias sociais ou o ROI do e-mail marketing.

Em suma, esse indicador serve para medir o retorno financeiro do investimento em cada uma dessas estratégias online. Para isso, analisamos os custos totais das ações e a receita gerada a partir delas. Depois, transformamos essa informação em porcentagem a fim da compreensão ser mais facilmente visualizada.

Novamente, é importante definir uma periodicidade na avaliação do ROI, de modo a dar tempo para as estratégias florescerem. E também idealizar o que seria um bom ROI para cada canal, utilizando uma meta para cada ciclo de análise.

Para isso, é interessante analisar o potencial do canal, o desempenho dos concorrentes, a dinâmica do setor e o comportamento do cliente do mercado hoteleiro. Só para exemplificar, o ROI médio do e-mail marketing é de 122%.

Aqui na WebSocorro, já tivemos casos de sucesso em que o cliente atingiu 80% das suas vendas para um determinado período com ações de e-mail marketing. Logo, vale a pena considerá-lo em suas ações digitais focadas em vendas na hotelaria.

De forma geral, o ROI representa o benefício final do marketing digital. Geralmente, é o argumento mais forte para manter as estratégias ativas. Mas, vale reforçar que é preciso considerar a variável do tempo. Um ROI positivo não nasce do dia para a noite. Isso ocorre com foco, precisão e persistência.

Como acompanhar os KPIs

Em suma, esses indicadores são rastreados por meio de ferramentas geralmente inseridas no código do site do hotel. Além disso, interligamos todos os canais nessas ferramentas de análise, como o Google Analytics, por exemplo.

Tráfego orgânico - resultados em marketing digital

Nas plataformas de análise, filtramos os dados segundos os KPIs relevantes para o objetivo planejado. Dessa maneira, os coletamos e os transformamos em informações de fácil compreensão.

Nesse sentido, em conjunto com o Google Analytics, também podemos usar CRMs e Plataformas de Automação de Marketing, como os da Hubspot.

O que é um bom relatório de marketing digital

Após transformarmos esses dados em informação útil e de fácil compreensão, é hora de apresentarmos os resultados em marketing digital para o cliente. Isso ocorre com uma frequência pré-definida e agendada com o hotel em questão.

De forma geral, um bom relatório de resultados aborda de maneira clara:

  • O que foi feito dentro do determinado período;
  • O que foi esperado nesse período (metas);
  • O que de fato foi alcançado (mensuração dos KPIs);
  • O que foi positivo;
  • O que requer melhorias;
  • Planejamento das ações para o próximo ciclo.

Essas informações são apresentadas em um documento de fácil acesso a empresa. Também é interessante que seja explicado pela agência responsável antes de ser entregue. Assim, o cliente acompanha o progresso e fica ciente do que será feito em seguida.

Dessa forma, o marketing digital hoteleiro ganha vida na organização, se tornando uma importante engrenagem da máquina de vendas da empresa.

Resultados de marketing digital e indicadores hoteleiros

Ainda, é de suma importância relacionar os resultados em marketing digital com os indicadores de performance do setor hoteleiro. A saber, é essencial acompanhar e medir:

  • Taxa de ocupação do hotel;
  • RevPAR (Receita por acomodações disponíveis);
  • Grau de satisfação do hóspede;
  • Rentabilidade (ROI geral da empresa);
  • Lucratividade;
  • Reclamações;
  • Taxa de cancelamentos de reservas;
  • Grau de fidelidade.

Cada um desses indicadores tem seus cálculos e pode exigir um acompanhamento de uma consultoria estratégica. Uma agência especializada, como a WebSocorro saberá como relacionar todas essas peças e mostrar a visão geral dos resultados obtidos.

Assim, é essencial medir para saber se os investimentos estão sendo bem aproveitados, seja em termos financeiros quanto em esforço humano e de tempo.

Afinal, você não vai querer investir naquilo que não traz relevância efetiva para o seu negócio. Ou seja, que não conduz, direta ou indiretamente, para as vendas da sua empresa.

Além disso, a medição dos resultados em marketing digital ajuda na percepção do valor das estratégias. Se fica claro que as ações impactam positivamente na sua organização, elas se tornam imprescindíveis. Então, basta aprimorá-las e aproveitar novas oportunidades. Portanto, não aceite fazer marketing digital sem medir seus esforços. Fique de olho nos relatórios e conte com especialistas no seu setor. Assim, você e seu hotel estarão bem acompanhados, rumando ao sucesso. Se quiser saber como a WebSocorro pode ajudar nesse sentido, fale com um de nossos consultores.