Tópicos deste post
Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre os impactos do coronavírus no setor turístico, o Brasil acumulou um prejuízo de mais de R$245,5 bilhões de reais só entre os meses de março e novembro de 2020.
Se considerarmos o Natal, o Ano Novo, as férias de verão e as próprias festividades de Carnaval, essas últimas canceladas ou adiadas na maioria dos estados brasileiros, os prejuízos já estariam beirando os R$400 bilhões de reais.
Um valor tão alto resultou na falência de diversas empresas do setor de hotelaria, bem como na demissão de milhares de profissionais. Porém, as empresas que resistiram à crise tem motivos para voltar a sorrir!
Com o início da vacinação, o setor começa a se preparar para uma volta gradativa, o que faz com que algumas mudanças sejam necessárias. Tem interesse nesse setor e quer saber as novas tendências para ele? Então, continue lendo esse post!
1. Pacote em grupo em alta
Sem dúvidas, as pessoas que seguiram à risca as regras de distanciamento social estão loucas para realizar aquela viagem inesquecível com os amigos ou familiares. Entretanto, os impactos da crise não serão contornados com facilidade, o que faz com que os pacotes em grupo fiquem em alta.
Com certeza, os hotéis que oferecem essa opção para os clientes conseguirão fechar muitos quartos em um curto período de tempo, desde que tenha uma ótima divulgação. No geral, ela deve ser feita a partir de estratégias de marketing digital, mas não igual as que as empresas que vendem máquina de solda industrial fazem.
O marketing para o setor de hotelaria é um pouco mais minucioso do que o industrial. Isso porque as ações não são focadas para apenas um público-alvo com ideias semelhantes de diversão, e sim por pessoas que buscam por novas experiências.
É importante citar que cada grupo possui suas particularidades, como a existência de crianças e idosos, que precisam de alguns cuidados especiais para uma excelente estadia. Assim, é muito útil que os hotéis sejam capazes de realizar a personalização, que pode ser um fator decisivo para a fidelização do hóspede.
2. Diferentes tempos de estadia
Uma das coisas que o setor de hotelaria irá perceber com a retomada do turismo pós-pandemia é que os tempos de estadia não serão padronizados. Algumas pessoas podem agendar viagens curtas, de apenas um final de semana ou feriado, e outras longas, que podem durar o mês inteiro.
Existem diversos motivos para que o tempo seja tão diferenciado. Por exemplo, o primeiro vai acontecer muito devido a necessidade das pessoas de saírem da cidade onde moram nem que seja rapidamente.
Por outro lado, as viagens mais longas serão realizadas por muitas pessoas que tiveram seus planos frustrados em 2020 ou que decidiram esperar o final da pandemia para viajar. Normalmente, elas já têm um planejamento mais minucioso e esperam que o hotel consiga suprir todos os seus desejos básicos durante o tempo na cidade.
É essencial dizer que a época de retomada do turismo brasileiro será ótima para o setor de hotelaria do País. No primeiro momento, as viagens nacionais terão mais força que as internacionais, visto que a desvalorização do real frente a outras moedas, como o dólar, o euro e a libra esterlina, impedirá muitas pessoas de irem para o exterior.
3. Rigorosos padrões de segurança
Atenção: O crescimento do setor de hotelaria não significa o fim das políticas de prevenção da Covid-19! Por esse motivo, os rigorosos padrões de segurança que foram adotados pelos hotéis e pousadas na época da crise irão continuar.
Uma empresa que faz a colocação de manta asfáltica líquida não realiza a aplicação antes de deixar o ambiente limpo e adequado. O mesmo deve acontecer nos locais de hospedagens, que devem investir em limpezas reforçadas antes da entrada do hóspede no quarto e durante o período de estadia.
4. Personalização da experiência
Uma empresa que fabrica cesta básica para revenda costuma oferecer caixas personalizadas, que variam da decoração externa até mesmo o tipo de conteúdo que tem dentro dela. O setor de hotelaria também deve realizar a personalização de suas ofertas e serviços.
Ao desenvolver isso, ele garante que o hóspede está tendo a experiência que sempre sonhou, assegurando o atendimento de todas as expectativas deles no momento da contratação. Para promover esses benefícios, é necessário investir em novas tecnologias.
O meio digital surgiu justamente para facilitar o nosso dia a dia. Sabendo disso, o setor de hotelaria pode adotar as inovações para promover mais velocidade, facilidade e conforto. Ademais, será possível criar uma experiência virtual, que assegura uma experiência mágica antes mesmo de chegar.
5. Áreas temáticas em destaque
O retorno do turismo pós-pandemia vai crescer muito a partir do início de maio, quando espera-se que uma parcela significativa da população já tenha sido vacinada.
É nessa época que também acontecem alguns dos feriados e datas comemorativas que mais atraem turistas, como o dia das mães, o dia dos namorados, o dia das crianças, o Natal e o início das celebrações de Ano Novo.
Uma dica de ouro para o setor de hotelaria e que promete ser uma tendência por muito tempo é justamente investir nas áreas temáticas, que podem despertar um espírito de criança até mesmo no mais mau-humorado adulto.
6. Maior uso dos espaços abertos
A pandemia fez com que diversas áreas de lazer fechassem, inclusive os parques, que permitiam que a população das grandes cidades ficassem em contato com a natureza sem precisar se deslocar para outro município.
Mesmo com restrições, os locais já estão abertos novamente, mas mesmo assim o tempo preso entre quatro paredes não irá passar com algumas visitas.
É por essa razão que os espaços ao ar livre prometem ser mais utilizados do que era antigamente, permitindo com que os hóspedes se conectem com a beleza e imensidão da natureza.
Gostou do nosso post sobre retomada pós pandemia: 6 tendências da hotelaria 2021? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
0