Tópicos deste post
Certamente você já deve ter ouvido falar que a tecnologia revolucionou o mercado corporativo, não é mesmo? No entanto, os recursos tecnológicos também contribuíram com o setor hoteleiro, aumentando a produtividade e a lucratividade dos negócios.
Dessa forma, vale mencionar que ao escolher um serviço eficiente e automatizado, é possível proporcionar mais agilidade às tarefas e facilitar o trabalho da equipe, além de melhorar os processos internos e a experiência de compra e de hospedagem dos viajantes.
Sendo assim, não é difícil ressaltar que a tecnologia auxilia na satisfação do cliente, promovendo a fidelização. Afinal, os consumidores não têm paciência de buscar serviços físicos, uma vez que estão sempre correndo contra o tempo.
Nesse sentido, separamos neste post algumas ferramentas que podem contribuir com o setor hoteleiro e auxiliar na rotina do hotel. Quer saber mais? Continue lendo!
1. Aplicativos de reserva
De fato: as pessoas estão cada vez mais conectadas a internet por meio de dispositivos móveis, bem como celulares e tablets. Por isso, que tal aproveitar esses recursos para facilitar as reservas?
O mercado disponibiliza uma série de aplicativos para os clientes concluírem reservas online, analisar sobre atrasos e fazer um tour virtual pelo hotel. Inclusive, eles auxiliam até nas fotos mais detalhadas, como a tela de arame dos quartos.
Com isso, os viajantes têm ganham mais agilidade durante o processo, uma vez que não precisam telefonar a aguardar por uma resposta. Além disso, a equipe pode reverter o tempo gasto no atendimento em tarefas que exigem atenção.
2. Canais de atendimento
Engana-se quem pensa que um hotel só precisa contar com o telefone e o e-mail. Na verdade, todos os nichos precisam se adaptar a tecnologia. E, nesse caso, é preciso oferecer vários canais de comunicação, como: redes sociais, WhatsApp, chatbots, etc.
Com os chatbots, por exemplo, é possível responder o hóspede de forma automática. Esse é um recurso que permite o atendimento instantâneo, o que transmite a sensação de que o viajante está realmente conversando com a equipe do hotel.
3. Comunicação rápida com o serviço de quarto
Outra características bem bacana da tecnologia é que ela pode ampliar a comunicação do hóspede com o serviço de quarto. Um ótimo exemplo é um hotel na Espanha que, por sua vez, resolveu inovar ao construir uma ferramenta similar ao Twitter.
Com o dispositivo, o hóspede pode digitar: #querochocolatenoquarto ou que precisa de insumos para cerveja e os colaboradores entendem que precisam reabastecê-lo.
4. Gestão de hotéis
Existem inúmeras ferramentas que podem contribuir com a parte administrativa do hotel. Assim, o viajante consegue finalizar a reserva, visualizar o hotel e efetuar o pagamento online, reduzindo as filas na recepção do negócio.
Os dispositivos também auxiliam na gestão das reservas, no fluxo de caixa, em relatório operacionais e de desempenho dos colaboradores, controle de tarifas, monitoramento de moldes de injeção e mensuração de resultados.
5. Quarto com uso do smartphone
Por fim, vale mencionar que o mercado desenvolveu algumas tecnologias que permitem ao hóspede entrar no quarto usando apenas o seu smartphone. Mas, afinal, como isso é possível? Simples: por meio de um aplicativo e uma ‘’chave de acesso’’ virtual.
Portanto, esse recurso evita que o hóspede perca a chave durante a hospedagem, reduzindo os custos do empreendimento.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
0