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Já imaginou manter a taxa de ocupação do seu hotel em alta, mesmo na baixa temporada? Não é novidade que o turismo da terceira idade é uma das alternativas a ser empreendida com esse objetivo. Mas, como aproveitar as oportunidades que o viajante sênior representa? É isso que vamos mostrar ao longo desse post!
Acima de tudo, é necessário entender as demandas e o próprio perfil desse público. O comportamento do consumidor da terceira idade mudou. Hoje, eles se planejam melhor, têm mais qualidade de vida e saúde para curtir — e é isso que desejam!
Porém, o turismo voltado para idosos ainda requer certos cuidados, sobretudo com segurança, mas também uma atenção às atividades e serviços oferecidos no hotel. Assim, tendo essas premissas em mente, confira a seguir como criar soluções imperdíveis para o turismo da terceira idade.
Por que se atentar ao turismo da terceira idade
O turismo da terceira idade já é mercado milionário. Diversas pesquisas revelam o impacto do público acima dos 60 anos no mercado hoteleiro.
Veja abaixo alguns dados inquestionáveis sobre a relevância da melhor idade para as vendas na hotelaria:
Crescimento do número de idosos na sociedade
Em primeiro lugar, a expectativa de vida aumentou em diversos países do globo. No Brasil, segundo o IBGE, a expectativa de vida aumentou de 2016 para 2017, alcançando quase 73 anos para homens e um pouco mais de 79 para mulheres. A tendência é que esse crescimento continue.
De acordo com dados compartilhados pelo Google, em 11 anos, a nossa população terá mais pessoas com 60+ anos do que crianças (de 10 anos ou menos).
Fora o cenário nacional, essa é ainda um realidade mundial. Segundo os mesmos dados publicados pelo Google, entre 2015 e 2050 a proporção mundial com mais de 60 anos vai passar de 12% a 22%.
Mudanças no consumo de informações e bens
Sabe aquela imagem do vovô e vovó sentados numa cadeira de balanço fazendo crochê o dia todo? Esquece!
Levantamentos realizados pelo IBGE apontam que os idosos estão mais conectados. Assim, buscam na internet sobre temáticas relacionadas ao envelhecimento e outros assuntos.
Além disso, pessoas com mais de 55 anos se tornaram consumidores ávidos de dispositivos conectados à internet. Na Black Friday de 2018, por exemplo, esse público comprou 1,4x mais celulares que a faixa entre 18 e 54 anos.
Nesse sentido, pessoas nessa faixa etária têm mais tempo e poder aquisitivo. Logo, representam um público capaz de impactar positivamente as vendas de qualquer setor. Sem dúvida, o turismo da terceira idade é um deles.
Envelhecimento ativo
Atualmente, quem se aproxima da terceira idade, diferentemente do século passado, se planeja financeiramente, bem como cuida da saúde e do futuro próximo. Assim, os idosos do século XXI buscam e cultivam um envelhecimento ativo. Ou seja, independente e, acima de tudo, com qualidade.
De acordo com os dados internos do Google (2019), a busca por planejamento financeiro obteve um crescimento médio de 18% desde 2015. Da mesma forma, houve mais interesse em planos de saúde e termos como “creches para idosos”.
Viagem como sinônimo de qualidade de vida
Nesse sentido de garantir maior qualidade de vida, a terceira idade ou quem se aproxima dela encara viagens como uma forma de atingir esse objetivo.
Levantamentos feitos pela ABAV Nacional comprovam isso: a melhor idade representa uma fatia de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil. Consequentemente, desde 2013, o turismo da terceira idade movimentou bilhões. Nesse meio tempo, o total ultrapassou os R$1,6 bilhões.
Dessa maneira, os aposentados de hoje veem o ato de viajar como uma oportunidade de viver novas emoções, bem como conhecer pessoas, apreciar paisagens e também aprender.
Portanto, para aproveitar o potencial desse público, é fundamental, primeiramente, conhecer esse cliente. Assim, em seguida, criar soluções que atendam perfeitamente às expectativas e necessidades desse hóspede. É o que trataremos no próximo tópico.
Como aproveitar as oportunidades do turismo da terceira idade
Em suma, esqueça os estereótipos antiquados da velhice. Como apontamos anteriormente, pessoas a partir dos 50 anos já possuem seus próprios hábitos online, buscam e consomem ideias sobre o envelhecimento. Dessa maneira, são cidadãos informados, atualizados e ativos. Então, não os subestime!
Nesse sentido, é vital se atentar quanto à comunicação e as ações do seu marketing hoteleiro. Por exemplo, vemos no setor da moda um exemplo do que não seguir: apenas 5% dos indivíduos com mais de 60 anos se identificam com campanhas criadas pelo segmento de vestuários.
A razão é uma publicidade somente com fotos de pessoas jovens e peças fora do contexto dos idosos, incapaz de se comunicar com a realidade deles. Consequentemente, a moda tem perdido o engajamento com esses consumidores. O seu hotel não pode cometer esse erro!
O que é necessário para atrair a terceira idade ao seu hotel
Confira algumas dicas práticas para aproveitar o vasto setor do turismo da terceira idade:
Acessibilidade e cuidados especiais
Especialistas reforçam que tratar com idosos é, sobretudo, uma responsabilidade.
Essa fase da vida requer cuidados especiais, um deles diz respeito à acessibilidade. Nesse aspecto, reforce a estrutura do seu estabelecimento com:
- Rampas;
- Elevadores;
- Corrimões e barras de apoio nos quartos e banheiros;
- Acomodações espaçosas para facilitar a locomoção de cadeirantes;
- Quartos térreos;
- Entre outros recursos.
Atendimento humanizado e atencioso
Essa dica serve para todos os públicos e é ainda mais necessária para a melhor idade. De forma geral, a maioria dos consumidores já prefere bom atendimento à menor preço. Na hotelaria, com tamanha concorrência atual, o atendimento é ainda mais vital para estabelecer diferenciais na empresa.
Diversas pesquisas apontam que a falta de cordialidade da equipe do hotel impacta no desempenho das reservas. O potencial hóspede espera ser respondido em tempo hábil, com informações contextualizadas e ser ouvido atentamente. Para isso:
- Estabeleça um prazo máximo para a recepção responder aos e-mails e mensagens de WhatsApp;
- Quando o fizer, entenda o perfil desse lead antes de enviar qualquer informação. Evite enviar apenas links, pois seu cliente quer ouvir o que você tem a dizer;
- Pesquise e analise seu histórico e tente surpreendê-lo positivamente em cada interação;
- Desenvolva mecanismos eficientes para a realização de reservas diretas. Afinal, um dos motivos de irritação entre os hóspedes se trata do atendimento ineficiente.
Comunicação para a terceira idade
Ainda, mostre publicamente o quanto seu hotel valoriza o turismo da terceira idade. Publique campanhas e fotos com pessoas mais amadurecidas, trate os temas relacionados ao seu cotidiano e apresente a segurança do estabelecimento para essa geração.
Além disso, planeje um programa de atividades especificamente para a melhor idade, como:
- Bingo;
- Sessão de fotos;
- Passeios contemplativos;
- Gincanas do tipo qual é a música;
- Caminhadas leves;
- Visitas a pontos turísticos;
- Etc.
Pacotes especiais para grupos e eventos da terceira idade
Segundo a ABAV, idosos gostam de viajar em companhia, não somente de outras pessoas da mesma idade, mas também familiares. De acordo com as pesquisas, a interação entre as gerações é uma tendência do mercado hoteleiro para ficar de olho.
Dessa maneira, pacotes promocionais para grupos focando a terceira idade são formas de atrair esse perfil de consumidor. Além de incluir excursões da melhor idade, planeje também ofertas para grupos que incluam idosos, seus netos e/ou filhos.
Alimentação saudável
Atente-se ao fato de que restrições médicas e dietas fazem parte da vida dos idosos. Logo, mantenha um cardápio saudável no restaurante do seu hotel.
Ao mesmo tempo, ofereça variedades e pratos saborosos. Uma boa forma de proporcionar uma alimentação saudável sem perder o sabor é equilibrar os temperos, de modo a não abusar do sal, açúcar, gordura ou fritura. Em suma, crie uma gastronomia típica, porém leve e priorize alimentos naturais e frescos.
Pessoal capacitado e treinado
Atente-se aos recursos humanos do seu estabelecimento. Capacite e treine seu pessoal a fim de que conheçam e saibam lidar com as principais demandas da terceira idade.
Mais que isso, esses funcionários precisam ser pacientes, ter certo “tato” com idosos, saber ouvir e ser respeitosos. Seu time deve reagir proativamente, estar sempre disposto e atento a questões de bem-estar e segurança desses hóspedes.
Checkin e Checkout preferenciais
Também é importante ter em seu hotel um atendimento prioritário visando o turismo da terceira idade. Assim, evitam-se filas e, o mais importante, que essas pessoas fiquem muito tempo em pé.
Isso é vital para garantir acessibilidade, atendimento adequado e humanizado especificamente para esse público. Sem dúvida, essas são formas de proporcionar maior bem-estar a esse hóspede.
Segurança
Esse público está cada vez mais atento a sua segurança física e saúde em geral. Então, uma forma de se diferenciar é investir em serviços básicos de enfermaria e ambulância, caso o idoso passe mal ou precise ser transportado a um hospital.
Assim, eles se sentirão mais tranquilos para aproveitar o passeio. Sem dúvida, será um destaque maior para sua oferta de turismo da melhor idade.
Afinal, tendo em vista a fatia que o turismo da terceira idade represença na hotelaria, esse consumidor não pode ser esquecido em suas ações de marketing e vendas.
A população está envelhecendo mais e melhor. Logo, exige mais atenção, consideração e dedicação dos prestadores de serviço. Portanto, é fundamental que seu hotel saiba se posicionar corretamente a fim de atingir essa e outras faixas etárias de maneira eficiente.
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