A disponibilização de reservas online tem se tornado, cada vez mais, uma questão de sobrevivência para as empresas do setor hoteleiro. 

Afinal, a internet e o uso das ferramentas digitais têm permitido que os viajantes planejem todas as férias com poucos cliques.

Além disso, como a acomodação é uma parte tão importante das viagens, a pesquisa comparativa sobre a qualidade do serviço disponibilizado, os preços e a localização tem feito com que o tráfego nos sites desse segmento cresça exponencialmente.

Por isso, é crucial que os gerentes e empreendedores estejam atentos com as melhores estratégias e ferramentas para disponibilizar e otimizar as reservas online.

Importância de vender reservas de forma online

De acordo com uma pesquisa realizada pela Allin Social Miner, cerca de 86% dos brasileiros são adeptos da compra online, sendo que esse número teve um crescimento ainda mais importante durante o período pandêmico.

Assim, considerando que 76% do público entrevistado prefere investir na compra online antes de recorrer ao investimento presencial, garantir uma multiplicidade de canais de vendas se tornou essencial para qualquer negócio.

No entanto, para o mercado hoteleiro, a disponibilização das reservas online é crucial. Pois, além de facilitar as transações e passar maior segurança aos hóspedes, também permite o aumento do alcance de um novo público e torna a busca por hospedagem mais prática.

Como vender mais reservas online

Com o aumento da competitividade do mercado hoteleiro e a criação das startups de aluguel de casas, garantir um aumento das reservas online requer um bom planejamento e estratégias que garantam alguma vantagem competitiva para a sua marca.

Entre algumas das ações comerciais mais relevantes, temos:

1. Invista no marketing digital

O Marketing Digital Hoteleiro diz respeito a todas as ações publicitárias desenvolvidas por hotéis, pousadas ou hostels com o objetivo de trazer mais hóspedes e construir um relacionamento mais satisfatório com os clientes.

Essa ferramenta estratégica é cada vez mais importante nos dias atuais, principalmente, devido ao grande aumento do acesso da população a dispositivos eletrônicos e a internet. Assim, através desse recurso a empresa pode:

  • Construir uma reputação positiva para a hospedagem;
  • Angariar maior visibilidade para a marca;
  • Comercializar pacotes de viagens;
  • Economizar nas ações publicitárias;
  • Ganhar mais credibilidade.

2. Construa um site eficiente

Apenas construir um site e incluir diversas imagens e vídeos sobre as acomodações, amenidades e localização pode não ser o suficiente se a plataforma não for eficiente, tendo conteúdos qualificados e uma boa funcionalidade.

Por isso, é fundamental se certificar de que o site ou blog do hotel seja adaptado para o acesso via celular, tablet e computador. Também é importante que apesar da mídia visual, o carregamento seja facilitado, rápido e seguro – principalmente na seção de reservas.

Essa página precisa, ainda, estar integrada com as redes sociais da empresa, sendo facilmente compartilhável e permitindo uma comunicação mais ampla e completa com o público viajante.

3. Aplique as técnicas de SEO

Ao produzir os conteúdos para serem publicados no blog da empresa, é muito importante que esse material tenha informações relevantes, diretas, autorais e que sejam altamente qualificadas.

Isso porque, para que a página do seu hotel seja mais facilmente encontrada pelos consumidores via plataformas de busca, como o Google ou o Yahoo Search, os conteúdos produzidos precisam ser identificados pelos algoritmos desses servidores de pesquisa.

Assim, o uso de estratégias de SEO – Otimizador de Ferramentas de Busca – é capaz de garantir um bom rankeamento do seu site, fazendo com que as pessoas consigam encontrar a sua hospedagem mais rapidamente.

Para isso, atente-se a construção de títulos e meta descrições relevantes e únicas, foque nas palavras-chave mais relevantes para o seu hotel e segmento, invista em backlinks e na press-release, faça um design de página fácil de navegar e mantenha os leitores engajados.

4. Realize um bom estudo de mercado

A pesquisa de mercado é fundamental para que as empresas compreendam o que as concorrências estão oferecendo para os clientes, o que tem encantado esse público e o que é necessário para se tornar uma empresa séria e competitiva.

Esse estudo precisa ser feito sempre tendo em mente o consumidor, as suas necessidades e o que tem sido oferecido para essas pessoas. 

No caso da hotelaria, análise questões como localização, acessibilidade, disponibilidade de atendimento, confiabilidade das marcas, preços, entre outros.

Todos esses pontos são muito importantes para os gestores de hotéis e pousadas, afinal são os principais aspectos analisados pelos clientes na hora de pesquisar pela hospedagem que trará o melhor custo-benefício e a experiência mais inesquecível.

5. Procure ferramentas que atendam as necessidades do serviço online

O atendimento dos clientes e a realização de reservas de forma online são um pouco diferentes do que o atendimento presencial ou via telefone.

Por isso, é preciso investir nas ferramentas que facilitam esse processo, como a máquina de cartão e todos os serviços que tornem o recebimento de pagamentos à distância mais facilitado, seguro e diversificado para os hóspedes.

Desta forma, é fundamental a realização de uma boa análise e a escolha de um gateway de pagamento – sistema de transmissão de dados de pagamento entre hotéis, instituição financeira e o cliente – que seja mais vantajoso para todos os envolvidos.

Assim, entre os principais meios de pagamento online, além da maquininha de cartão, os serviços de hospedagem também podem recorrer ao QR Code, o PIX, o link, o boleto bancário ou o pagamento recorrente. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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