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Para a maior parte dos empresários de turismo, conseguir reservas para o meio de semana ou períodos de baixa temporada pode ser um grande desafio! Desafio este que pode prejudicar muito o faturamento e estabilidade de sua empresa, te forçando a fazer parte das famosas OTAs ou de parcerias que comem grande parte do seu lucro.
Nós conhecemos bem a realidade e as dificuldades das empresas hoteleiras no Brasil, e com base nos trabalhos e resultados alcançados com nossos clientes, enumeramos algumas dicas para você implementar e melhorar ainda hoje, sua taxa de reservas para meio de semana e baixa temporada. Vem com a gente!
Tenha um bom site! Responsivo, rápido, leve e funcional.
A maioria dos conteúdos voltados para este assunto falam sempre a mesma coisa, tenha um bom site, que funcione corretamente em celulares e tablets. Isso é fato, mas, o que muitos não falam e pouca gente sabe é que, não basta apenas seu site ser responsivo, adaptando-se a celulares e tablets, é necessário que seu site seja rápido, leve e funcional.
Que o usuário possa carregar e visualizar rapidamente seu conteúdo, de qualquer lugar, a qualquer momento, no 3G ou no wifi e, que ele consiga acessar formulários, galeria de fotos, entre outros recursos sem dificuldade e espera.
Se você quer saber se o seu site atende estes requisitos, acesse este link para receber uma análise gratuita de nossa equipe! Prometo que te respondo rapidamente! 😉
Utilize suas redes sociais.
Utilize seu Facebook, Instragram ou Twitter como um canal de relacionamento próximo com seu cliente. Muitos usuários acessam as redes sociais de um hotel buscando informações. Se você demora a respondê-los, o prejuízo será enorme!
Treine sua equipe para dar respostas humanizadas a seus clientes, nada muito formal, institucional; rede social tem que ser social. Gere uma boa experiência no virtual assim como você faria em uma conversa no mundo real. Agilidade é imprescindível. Demorar mais de 30 minutos para responder a dúvida do seu cliente diminui em 85% suas chances de vender.
Explore os anúncios patrocinados em redes sociais.
Investir em anúncios pagos nas redes sociais pode ser uma excelente forma de atrair novos clientes. Você não precisa investir muito dinheiro para conseguir bons resultados, basta se dedicar a entender seu cliente e a criar ofertas relevantes para o público desejado. É possível conseguir bons resultados investindo R$ 250,00 por semana. Você não tem desculpa para não fazê-lo, não é mesmo! 😉
Mas lembra o que eu te falei de ter um bom site, responsivo, rápido e funcional? Pois bem! As redes sociais tem grande impacto no mundo mobile. Mais de 90% das pessoas acessam suas redes sociais pelo celular, se você vincular uma campanha em suas redes sociais e seu site não estiver preparado para recebê-lo, seu possível cliente terá uma péssima impressão e provavelmente, irá abandonar sua oferta.
Outro ponto que você deve ficar atento é que as redes sociais tem limitado o alcance à quase zero para publicações orgânicas, ou seja, se você não investir um pouco de dinheiro, suas postagens irão aparecer para pouquíssimas pessoas.
Sua empresa em sites de viagem
Uma boa estratégia, a qual recomendo muito, é que você crie conteúdo de sua empresa em sites de turismo. Estes sites possuem um grande volume de acessos e podem ajudar sua empresa a ganhar mais visibilidade.
Em um estudo feito por nós no início deste ano, mostrou que muitos viajantes utilizam estes sites como um meio de busca para encontrar a melhor oferta, conforme suas necessidades e gostos. Pelo fato destes sites terem muitos hotéis cadastrados, a consulta se torna muito mais rápido e eficiente, além do viajante ter a oportunidade de conhecer a opinião de outros usuários iguais a ele.
Outro ponto que nosso estudo mostrou é que, grande parte destes usuários, após terem escolhido os hotéis que mais lhe agradam, deixavam os sites de viagem e visitavam o site oficial do hotel ou pousada, visando uma negociação direta e mais próxima. Esta é uma ótima oportunidade para efetuar uma venda sem ter que pagar comissão a ninguém! Melhor dos mundos, não é mesmo?!
Recomendamos fortemente que você crie conteúdo de sua empresa nos seguintes sites de turismo: vou.la, Ecoviagem e TripAdvisor.
Trabalhe com e-mail marketing e newsletter.
Ao contrário que muitos dizem, o e-mail marketing e a newsletter ainda possuem grande poder para trazer novas vendas para o seu empreendimento. Mas não adianta nada mandar um e-mail a cada 6 meses! É preciso ser constante, estar sempre na memória do seu cliente, e nada melhor que um e-mail amigo, com uma oferta interessante para trazer um antigo hóspede de volta.
Temos conseguido ótimos resultados com e-mails e newsletters, resultados estes que por muitas vezes ultrapassam os resultados vindos de investimentos feitos em redes sociais e campanhas adwords. O custo para se trabalhar e-mails e newsletters é extremamente baixo, basta saber fazê-lo e ter um bom relacionamento com sua lista. Utilize-se de landing pages para aumentar sua conversão.
Utilize landing pages em suas campanhas.
Nem sempre seu site está preparado para receber os usuários vindos de uma campanha externa. Lembre-se, quando você investe na captura de novos usuários para o seu site, é necessário que eles encontrem uma oferta bem estruturada, envolvente, cativante; que levem-no a fazer uma cotação ou uma reserva.
Landing Pages são páginas com conteúdos criados especificamente para promover uma oferta de grande impacto ao usuário, sem distrações, para que ele tenha apenas uma opção, comprar!
Para saber mais sobre este tipo de recurso, acesse este link e obtenha uma consultoria gratuita com nossa equipe.
Acrescente valor percebido a sua oferta.
A maioria dos hotéis e pousadas visam vender sua estrutura física e se esquecem das experiências proporcionadas pela empresa, e estas meu amigo(a), é o puro creme do milho!
As pessoas que viajam a lazer estão em buscas de novas e excitantes experiências. Elas querem relaxar, sair da rotina, desestressar, proporcionar diversão aos filhos, conforto a suas esposas, comer e beber bem, se divertirem com as atividades fornecidas pelo hotel através de suas equipes de recreação, etc.
Viu quanta coisa você pode explorar em seu material de marketing, em suas campanhas nas redes sociais ou em seus e-mails? Se você conseguir enxergar estes diferenciais em sua empresa, você sairá da zona de comparação, alcançando resultados inesperados em seu negócio. Acredite!
Pratique o pós-venda.
Pós venda é uma das coisas que 99% das empresas atendidas por nós não faziam e hoje, com nossa consultoria, alcançaram resultados expressivos. Fazer um bom pós-venda garante que seu cliente volte no futuro, trazendo a família, amigos, cachorro, periquito, e por aí vai.
Estruture sua equipe de forma a permitir que sua empresa faça um bom pós-venda. Peça que ele avalie sua empresa em sites como o vou.la, que ele preencha sua ficha de avaliação, que ele possa falar o que achou da experiência proposta pelo seu hotel. Crie um programa de fidelização, incentivando-o a voltar dentro do período de 6 meses à no máximo 1 ano. São tantas as possibilidades para uma mente criativa! 😉
Responda seu cliente corretamente! Rapidamente!
Parece piada o que eu vou dizer, mas sabe qual o grande problema da maioria das empresas de hospedagem? O atendimento comercial, recepção, ou central de vendas!
Não se trata de receber novas cotações, mas converter as cotações que você já está recebendo! A grande maioria das intenções de compra não são convertidas devido o mau atendimento feito pelas equipes. E são inúmeros os casos: Responder cotações trazendo o nome da pessoa errada, decorrente do famoso Ctrl+C e Ctrl+V, informar preços para o período diferente do solicitado pelo cliente, deixar de responder as perguntas feitas pelo usuário, demora ao responder as cotações ou pedidos de reserva, não responder aos comentários feitos em redes sociais ou inbox, enfim… São tantos os problemas que não vou me alongar muito, analise sua empresa e veja se ela não comete o mesmo erro.
De nada adianta trazer dez mil novas cotações se você não consegue atender bem os contatos que já recebe. Estruture seu departamento de vendas antes de investir em divulgação. Crie um mecanismo de bonificação/comissionamento para seus recepcionistas, equipe comercial ou central de vendas. Estabeleça metas com base em suas cotações mensais e anuais. Isso lhe ajudará a crescer e poupará muito dinheiro!
Por último, e mais importante: Evite ficar dependente de OTAs e Redes Sociais!
Evite ao máximo se tornar dependente de OTAs ou de campanhas pagas em redes sociais, google adwords ou qualquer outro meio patrocinado que não seja seu!
As OTAs tem levado grande parte do lucro das empresas hoteleiras, em alguns casos, a taxa de comissionamento cobrada ultrapassa os 27%, e ainda exigem que você garanta à eles o melhor preço. Mas preste atenção, não estou dizendo para sua empresa não estar neles, mas sim, para não depender deles para manter o seu negócio funcionando.
Utilize estas OTAs apenas como um canal propulsor para o seu site, assim como as redes sociais, campanhas patrocinadas, etc. As OTAs investem pesado em anúncios patrocinados e marketing, visando concorrer com o seu site. Utilize isso a seu favor!
Lembra que eu disse acima que as pessoas tendem a tentar um contato direto com o hotel antes de comprar pela OTA. Então, esta é uma ótima oportunidade de converter este usuário diretamente no seu site. Mas atenção! Conforme nossa pesquisa, muitos usuários preferem ou acabam reservando pela OTA por não receberem um bom e rápido atendimento por parte das empresas hoteleiras, se tornando mais cômodo usar um método online. Fique atento, o departamento comercial é o coração do hotel!
Veja, se você estiver refém de uma OTA e eles dobrarem a taxa de comissionamento, você tem somente duas escolhas: Pagar o valor, prejudicando o seu negócio ou então, cancelar o contrato e deixar de vender! Agora, se você seguir as dicas dadas aqui por nossa equipe, seu negócio terá fôlego para crescer com suas próprias pernas, sem depender de ninguém.
Assim, se der uma dor de barriga nas OTAs, redes sociais ou qualquer outro meio de divulgação que não seja o seu, sua empresa não será prejudicada, permitindo que você continue e prospere sem elas.
Lembre-se, até tempos atrás quem dominava as redes sociais era o Orkut, depois veio o Facebook e hoje ela já está perdendo força. Novos negócios surgem e desaparecem a todo momento. Não permita que sua empresa fique refém de modismos ou de forças além do seu controle.
Ao invés de pagar comissionamento à OTAs, separe uma porcentagem do seu faturamento e invista no trabalho de marketing feito por uma agência especializada. Ela trabalhará duro para o bem do seu negócio, criando algo sólido e de longo prazo. Fazendo com que sua empresa cresça de forma independente e com saúde.
Muita coisa? Deixa que a gente te ajuda!
Somos um empresa especializada em oferecer soluções para o ramo hoteleiro, são mais de 15 anos atendendo meios de hospedagem em todo o Brasil. Temos muito à fazer pelo seu negócio. Quer receber uma consultoria de marketing gratuita? Então clique neste link para falar diretamente com nossos consultores. Estamos ansiosos por conhecer sua empresa e ajudá-lo a crescer com saúde e segurança. Temos planos para todos os bolsos!
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Forte abraço e até a próxima!
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Minha pousada está com poucos clientes
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