O marketing de conteúdo está se tornando cada vez mais conhecido. Afinal, os seus benefícios e resultados surpreendem a todos os empreendedores que querem ter o seu portal mais visível na internet.

Para você ter uma ideia, o relatório Content Trends 2019 mostrou que as organizações que utilizam o marketing de conteúdo têm cerca 1,3 vezes mais visitas em seus sites. Como resultado, elas geram 1,4 vezes mais leads.

Já a Content Trends 2016 afirmou que a maioria das marcas e empresas que estão em sua fase inicial, já desenvolvem essa tática como ferramenta de marketing.

O marketing de conteúdo é uma ferramenta primordial, pois com ela, mais leads (potenciais clientes) podem ser atraídos para a sua empresa, impulsionando sua jornada de compra e fazendo o seu negócio se desenvolver!

E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre o marketing de conteúdo e quais são as suas principais vantagens. Quer saber mais sobre isso? Então continue nos acompanhando!

O que é o marketing de conteúdo?

De forma básica, o marketing de conteúdo se trata da produção de um conteúdo altamente relevante, direcionado a um público-alvo.

Ou seja, é um conteúdo produzido que tem por objetivo atrair potenciais clientes interessados no assunto, interagir com o público e também mostrar os benefícios e esclarecer sobre um determinado produto ou serviço.

Se você tem uma empresa que vende oxigênio medicinal, por exemplo, como as pessoas irão saber sobre os benefícios e vantagens de comprar com a sua empresa?

É por isso que o marketing de conteúdo faz com que as pessoas tenham mais informações e se interajam com a empresa, ao mesmo tempo que também serve como uma divulgação indireta do seu produto ou serviço.

Porém, ressaltamos que o marketing de conteúdo deve ser muito bem direcionado em sua área de atuação para que a plataforma consiga ter resultados positivos.

Se você atua com placa de circuito impresso dupla face, por exemplo, crie uma gama de assuntos que façam parte do produto e também do setor. Explique suas formas de utilização, quem utiliza, porque o produto é importante, entre outros.

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Aumento de tráfego orgânico

O tráfego orgânico diz respeito ao número de pessoas que visitaram o seu site, sem que a empresa utilizasse algum investimento pago, ou seja, é um tráfego grátis!

Com a produção de conteúdos relevantes, seu site pode atrair mais pessoas e fazer com que elas permaneçam por mais tempo.

Melhor posicionamento nos mecanismos de busca

Os sites de busca, como o Google ou o Bing, sempre procuram os conteúdos mais relevantes e otimizados para incluir em suas primeiras páginas.

Se seus conteúdos forem otimizados, e você planejar e criar estratégias de marketing de conteúdo, como o SEO, suas páginas na internet podem ter um bom rankeamento e fazer com que você fique mais visível diante do público!

É um ótimo custo-benefício

Mais uma vantagem do marketing de conteúdo é que seu processo é totalmente gratuíto! Os únicos gastos que você pode ter é com a hospedagem e domínio da plataforma. No entanto, o marketing de conteúdo continua sendo uma das estratégias mais baratas e eficazes do mercado.

Especialmente se você trabalha com produtos e serviços de nicho, como o alpinismo industrial, e está no começo da jornada, o marketing de conteúdo é fundamental para fazer sua empresa crescer!

Agora que você já sabe tudo sobre os conceitos e os principais benefícios do marketing de conteúdo, o que está esperando para aplicar essa estratégia e se destacar?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

0