Tópicos deste post
Se você é um profissional de marketing ou tem o seu negócio próprio e conhece algumas estratégias de marketing, provavelmente você já ouviu falar nestes dois termos, não é mesmo?
O marketing de conteúdo e o inbound marketing podem acabar deixando muitas pessoas confusas.
Algumas pessoas acreditam que as estratégias são idênticas e apenas possuem nomes diferentes, já outros acham que há algumas diferenças simplórias.
Mas a realidade é que o marketing de conteúdo e o inbound marketing são estratégias que caminham juntas, porém, possuem alguns objetivos distintos.
O inbound marketing é se baseia em um conjunto de estratégias amplas de marketing digital. Já o marketing de conteúdo é apenas uma das campanhas do inbound marketing.
Vamos supor que se o inbound marketing fosse um stand para eventos, o marketing de conteúdo seria as pessoas que fornecem o entretenimento no stand, por exemplo.
Mas vamos detalhar mais sobre cada um dos dois mais abaixo e explicar as suas diferenças, por isso não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
O que é o inbound marketing?
Como mencionamos, o inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital.
Por sua vez, essas estratégias são feitas para atrair um potencial cliente (lead) interessado até a sua empresa, com o intuito de, futuramente, fazê-lo comprar seus produtos ou serviços.
Ou seja, são estratégias que atraem novos clientes, se relacionam e que também impulsionam a sua jornada de compra.
Se você tem um site que vende placa de circuito impresso dupla face, por exemplo, o inbound marketing pode atrair visitantes interessados, gerar mais tráfego, e também proporcionar o aumento nas suas vendas!
O que é o marketing de conteúdo?
Basicamente, o marketing de conteúdo é definido como a produção de um conteúdo altamente relevante, direcionado para um público-alvo.
É uma forma de atingir as necessidades e dores de um determinado público por meio de um conteúdo totalmente personalizado.
Se você tem uma empresa que presta serviços de manutenção de elevador, por exemplo, o conteúdo pode expor os motivos pelo qual o serviço é necessário, ou as suas maiores vantagens, por exemplo.
O intuito do marketing de conteúdo oferecer um canal de comunicação mais direto e interativo com os seus leads e clientes, a partir de um conteúdo de qualidade.
Como resultado, os visitantes que estão a procura de soluções, vão ao encontro do seu tipo de negócio, e são nutridos por meio da informação, aumentando as suas chances de venda!
Diferença do marketing de conteúdo e inbound marketing
De forma clara, o marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing que promove todo conteúdo necessário, para que as estratégias de inbound possam ser realizadas.
Afinal, o inbound marketing necessita de conteúdos e informações, para que outras estratégias, campanhas e ações também possam ser feitas!
O marketing de conteúdo, então, pode ser visto como o combustível do inbound marketing. As duas estratégias se complementam e são muito úteis para que a empresa consiga atrair clientes, se relacionar, gerar mais tráfego para a plataforma e converter os leads em consumidores fidelizados e satisfeitos!
No entanto, mesmo não utilizando outras estratégias de inbound marketing, você pode somente usar o marketing de conteúdo como parte das suas estratégias!
Analise a viabilidade e monitore cada ação, dessa forma, sua empresa terá mais diferenciais competitivos e poderá se destacar no mercado!
Agora que você já sabe qual a diferença de inbound marketing e marketing de conteúdo, o que acha de aplicar essas ações em seu próprio negócio? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
1