Se você está buscando o crescimento e o desenvolvimento do seu hotel, mas não sabe por onde começar, então precisa conhecer o marketing hoteleiro e os benefícios que ele pode trazer para o seu estabelecimento.

Muito além de apenas divulgar o seu hotel, o marketing hoteleiro cuidará de outros aspectos estratégicos de negócio, como a satisfação de seus hóspedes, fidelização e um trabalho de relacionamento contínuo, sempre aplicando as melhores práticas e adequando a comunicação ao canal e ao perfil de seu público.

E aí, ficou curioso? Então descubra um pouco mais sobre o assunto nesta postagem.

O que é o marketing hoteleiro?

Podemos afirmar que o marketing hoteleiro consiste em um planejamento e em ações para direcionar os esforços de comunicação do seu hotel, identificando o perfil de seus hóspedes e proporcionando estratégias que possuem o objetivo de aumentar as vendas e reter clientes.

É importante compreender que o marketing será responsável por aumentar a demanda pelos serviços de hotelaria, mas é o pessoal de reservas que realizam as vendas.

Segundo especialistas, o marketing hoteleiro é sustentado por três pilares. São eles:

  • Orientação para cliente: o hotel deve atentar-se para tudo aquilo o que seu público deseja, mantendo o foco nas necessidades dele e não nas próprias carências;
  • Satisfação do cliente: estando atento aos desejos de seus hóspedes, o hotel deverá satisfazê-los. O hóspede fica satisfeito à medida em que tem suas necessidades satisfeitas e, para que isso ocorra, é fundamental que o hotel, em seus aspectos físicos e de atendimento, venha ao encontro do bem-estar de seus hóspedes;
  • Ação integrada: uma boa estratégia de marketing deverá buscar parcerias com fornecedores, por exemplo, a fim de desenvolver uma visão sistêmica, para que possa haver uma convergência entre os esforços e a satisfação do cliente.

É importante compreender que o marketing hoteleiro e o marketing de turismo que, apesar de serem correlacionados, são duas coisas diferentes.

Um é voltado para a parte estratégica de comunicação e promoção de seu hotel e o outro possui foco nas atrações turísticas, na promoção de viagens, e é muito mais abrangente.

Por quê investir em marketing hoteleiro?

Agora que você já sabe o que é o marketing hoteleiro, vamos conhecer algumas razões para implantá-lo em seu hotel. Veja:

  • Atrair clientes: esse tópico está mais do claro, não? Ao investir em estratégias de marketing, você conseguirá atingir mais pessoas com uma mensagem de impacto e com mais efetividade;
  • Ter uma imagem positiva do lugar: muito além de divulgar seu hotel, você precisa corresponder às expectativas dos hóspedes que nele se hospedam. Essa correspondência gera experiências positivas e, consequentemente, seu hotel ficará com uma boa imagem;
  • Gerar valor agregado: a lógica é simples, quanto maior o valor percebido pelos seus hóspedes, maior será a sua disponibilidade para gastar seu dinheiro. Esse valor agregado poderá vir de ações simples, como o treinamento de funcionários para prestar um atendimento de excelência;
  • Aumentar a lucratividade: quanto mais gente satisfeita e maio o valor agregado aos seus serviços de hotelaria, maiores serão os ganhos do seu hotel.

Como investir no marketing hoteleiro?

Para investir no marketing hoteleiro, você possui duas opções: montar uma equipe interna de marketing ou contratar uma agência especializada.

Montar uma equipe interna, muitas vezes, é muito custoso. Afinal, você precisará contratar uma gama de profissionais para executar as muitas tarefas que o marketing gera, como um programador, um designer, um planejamento e um analista de mídias sociais.

Ao contratar uma agência especializada, você contará com todos estes profissionais a um custo bem menor e com muito mais expertise. Afinal, eles já têm uma grande experiência e, ainda, possuem conhecimentos específicos.

Quer saber mais sobre como o marketing hoteleiro pode ajudar seu hotel? Assine nosso newsletter e receba mais informações em seu e-mail!

2

7 comments

  • Anselmo
    Anselmo

    Estamos investindo numa pequena pousada, em fase de obras civis.
    Queremos mais informações e possivelmente serviços especializados

  • gate.io
    gate.io

    I am an investor of gate io, I have consulted a lot of information, I hope to upgrade my investment strategy with a new model. Your article creation ideas have given me a lot of inspiration, but I still have some doubts. I wonder if you can help me? Thanks.

  • binance-ზე რეგისტრაცია
    binance-ზე რეგისტრაცია

    Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

  • gate io vip 1 nasıl olunur
    gate io vip 1 nasıl olunur

    Thank you very much for sharing. Your article was very helpful for me to build a paper on gate.io. After reading your article, I think the idea is very good and the creative techniques are also very innovative. However, I have some different opinions, and I will continue to follow your reply.

  • gate.io yorum
    gate.io yorum

    I am a student of BAK College. The recent paper competition gave me a lot of headaches, and I checked a lot of information. Finally, after reading your article, it suddenly dawned on me that I can still have such an idea. grateful. But I still have some questions, hope you can help me.

  • 20bet
    20bet

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

  • binance registrieren
    binance registrieren

    Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>