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Em meio à crise e aos vários desafios que surgem, o marketing para hotéis tem sido uma excelente ferramenta para auxiliar os donos de estabelecimentos de pequeno e médio porte a melhorar seus negócios.

Muitas vezes, contando com a ajuda da família e de pessoas próximas para dar conta do recado, esses proprietários batalham para manter seus poucos funcionários na esperança de ver o trabalho progredir.

O custo-benefício e a eficiência do marketing digital para atingir um grande número de pessoas se tornou a melhor saída para empresários que não contam com grandes recursos.

Se esse é o seu caso, ou se identifica com alguns pontos do problema que foram descritos, continue lendo este artigo. Vamos lhe ensinar o que é Planejamento Estratégico de Marketing para Hotéis e algumas formas de aplicá-lo. Confira!

1. Faça um planejamento para o futuro do negócio

Quando você vê uma empresa crescendo, com uma boa comunicação online e reservas lotadas, é porque houve um planejamento no passado que levou ao sucesso atual.

Agir por impulso pode dar certo em alguns casos se houver sorte. Porém, fazer da exceção uma regra se torna desperdício de tempo, energia e dinheiro.

2. Utilize o Planejamento Estratégico de Marketing

Atualmente, um pequeno hotel ou pousada enfrenta dificuldades para ter autonomia e prosperidade. É provável que dependa de portais, aplicativos e sites de reserva para poder atingir a clientela.

Porém, com um bom planejamento estratégico de marketing é possível virar o jogo e atrair clientes por meio de ações próprias e independentes na internet, sobretudo por meio das redes sociais. Antes de mais nada, vamos esclarecer os objetivos do marketing:

  • aumentar as vendas e reduzir custos;
  • conhecer o mercado e os desejos e necessidades dos clientes para poder satisfazê-los;
  • diferenciar-se para que o seu serviço se destaque dos demais;

Agora, vamos entender as bases de um bom planejamento de marketing:

  1. missão: qual a filosofia da empresa? Por que você faz o que faz? Deixe claro para si e para seus colaboradores essas diretrizes;
  2. análise do ambiente: como está o negócio atualmente e o que precisa ser melhorado?
  3. objetivos: aonde você gostaria de ver o seu negócio chegar?
  4. estratégias: como você vai atingir esses objetivos? Continuar por conta própria pode ser o pior caminho;
  5. implementação: saber analisar os resultados é outra parte essencial para que o sucesso da sua empresa tenha continuidade.

3. Encare as estratégias de marketing como investimento

Um erro comum de pequenos e médios proprietários de hotéis e pousadas é acreditar que o investimento em marketing pode ser um gasto a mais que não trará os resultados financeiros esperados, porém, este é um grande engano.

Continuar agindo por conta própria e subestimando o poder da internet e do marketing digital nos dias atuais só o fará perder mais tempo e dinheiro, além de uma grande oportunidade de ver o seu negócio crescer e prosperar.

Por isso, elimine quaisquer preconceitos ou falta de visão estratégica e conte com empresas especializadas para lhe ajudar a fazer um bom planejamento de marketing e comunicação.

Se você gostou do nosso texto sobre Planejamento Estratégico de Marketing para Hotéis, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais. Muitos proprietários ainda precisam aprender a importância dessa ferramenta em seus negócios.

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