Quem trabalha com hospitalidade sabe que é importante adquirir novos hóspedes, e é ainda mais fundamental fidelizar os clientes já existentes. Inclusive, o custo de aquisição de novos hóspedes é superior, se comparado a fidelizar os que já são clientes.

O ideal é investir tanto no atendimento quanto no marketing hoteleiro. Os funcionários devem ser treinados para que se ofereça um atendimento impecável. Mesmo que haja qualquer problema durante a hospedagem, esses vão passar em branco se forem resolvidos com rapidez e agilidade.

Os hóspedes procuram estar em um lugar onde se sintam bem tratados. Nada de mau humor ou respostas ríspidas. Os funcionários devem providenciar uma recepção calorosa e um relacionamento simpático durante toda a hospedagem. O boca a boca negativo de um negócio pode afundá-lo.

O marketing boca a boca é também muito válido para alavancar as reservas. Clientes satisfeitos recomendam o local para familiares, amigos e colegas. Também podem postar em suas redes sociais e alcançar um público maior ainda. Infelizmente, o contrário também é verdadeiro, e o marketing negativo pode impactar na aquisição de novos clientes.

Pesquisas de satisfação podem ajudar a programar melhorias apontadas pelos hóspedes. Cupons de desconto também podem funcionar. Cartões de fidelidade se tornam uma boa estratégia para que o cliente retorne e ganhe pontos com isso. Ao invés de escolher outro estabelecimento, ele acaba optando pelo mesmo para ter benefícios no futuro.

O estabelecimento deve sempre estar pensando em ir além em seu atendimento. Vale a pena ter informações preciosas sobre os arredores como dicas de passeio, restaurantes e eventos locais. Pode-se até estabelecer parcerias com guias turísticos locais, que comecem os passeios saindo de lá.

Os funcionários devem ser bem informados e passar dicas valiosas que fazem do local especial. Assim, os clientes não precisam se preocupar em procurar eles mesmos como se ocupar durante o tempo que estiverem no estabelecimento. Esse serviço extra ajuda a estabelecer um bom relacionamento com os hóspedes e faz com que eles queiram voltar.

É interessante também investir em estratégias online, mantendo o site atualizado e com boas avaliações. Para tanto, é preciso ter equipamentos adequados, como um notebook Samsung, tablet e até smartphone, que podem ser usados pelos funcionários. A tecnologia é uma das principais ferramentas no marketing hoteleiro.

Anúncios pagos podem alcançar o público-alvo. É possível anunciar, por exemplo, no Google ou em redes sociais como o Instagram e o Facebook. É importante elaborar um anúncio que chame a atenção do cliente em potencial e relembre o cliente antigo do local. Chamar a atenção do cliente pode funcionar melhor do que esperar que ele procure pelo estabelecimento.

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