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Saiba como atrair novos hóspedes através dos cinco sentidos e se destacar em meio aos outros hóteis

Por ser uma época de alta temporada, o final do ano acaba aumentando a procura por hotéis e pousadas em cidades turísticas no Brasil. Por isso, os administradores desse tipo de estabelecimento têm buscado novas alternativas para se destacar em meio a concorrência. Uma ótima maneira de fazer isso é lançando mão do marketing sensorial.

O marketing sensorial nada mais é que uma técnica de venda, cujo objetivo é despertar a necessidade no cliente de comprar um produto ou serviço, estimulando os seus cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato).

Mas como podemos implementar essa estratégia no marketing hoteleiro? Veja, abaixo, algumas sugestões para alavancar suas vendas não apenas na alta temporada, mas em qualquer época do ano. Lembrando que você pode entender cada um desses aspectos de forma mais aprofundada realizando um curso de processos gerenciais.

Visão

Você com certeza já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”. A visão é uma das grandes responsáveis por isso. Dessa forma, é importante que você tenha cuidado desde o momento em que irá tirar fotos para divulgar seu hotel no site e nas redes sociais. Qual mensagem essa imagem está passando: a de um local aconchegante e confortável ou de um lugar frio e sem vida?

As cores também são essenciais para dar uma boa primeira impressão, tanto as usadas no estabelecimento como na marca. Invista naquelas que transmitem a sensação que você quer que seus clientes tenham ao se hospedarem no seu negócio.

Paladar

Para que a experiência do seu hóspede seja inesquecível, também é necessário oferecer refeições marcantes. É por isso que o termo “café da manhã de hotel” se tornou uma referência na internet.

Pensando nisso, que tal criar uma receita exclusiva do seu estabelecimento? Dessa forma, os clientes sentirão vontade de voltar só para saborear esse prato. Uma dica é investir em ingredientes característicos da região.

Tato

Pode parecer um mero detalhe, mas a escolha do tecido das toalhas, lençóis e edredons faz toda a diferença na satisfação do hóspede. Isso está relacionado a todas as sensações e memórias que o tato pode provocar. Dessa maneira, seja criterioso com esses aspectos também.

E isso não para nas coisas mais óbvias. A poltrona da recepção, as cadeiras do restaurante, a temperatura do ambiente… Tudo isso faz parte da experiência do tato.

Olfato

Você sabia que a ciência diz que a chance de lembrarmos de algo que sentimos o cheiro é 100 vezes maior do que aquilo que ouvimos, tocamos e vemos? O olfato é um sentido muito poderoso e pode ser decisivo para alguém decidir voltar a se hospedar no seu estabelecimento.

Garanta que todos os ambientes do hotel estejam não apenas limpos, mas com um odor agradável. Uma ideia para melhorar ainda mais a experiência é oferecer um odorizador de presente para os clientes. Dessa forma, eles podem se lembrar da sensação de estar no seu hotel em casa. Abuse da criatividade!

Audição

O que os hóspedes ouvem em cada parte do hotel faz, sim, diferença na percepção deles. Não basta só colocar uma música ambiente qualquer no saguão e no elevador, é preciso individualizar a experiência, pensando principalmente no seu público-alvo. As canções usadas em uma pousada voltada para famílias com crianças certamente serão diferentes das de um hotel que recebe executivos para conferências.

Uma dica para personalizar ainda mais é criar playlists em um aplicativo de música pensadas para momentos diferentes, como férias em família, passeio na floresta, lua de mel… Os clientes vão adorar!

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