Muito se tem falado sobre a importância de um plano de marketing para empresas e marcas. Afinal, trata-se de um planejamento que visa construir uma imagem positiva das companhias no mercado, além de atrair e captar novos clientes.

E isso não poderia ser diferente com o setor hoteleiro. A estruturação de um plano de marketing para hotéis é fundamental para quem deseja se destacar da concorrência, captar novos hóspedes e alcançar uma disseminação positiva no mercado.

Além disso, todos nós sabemos que, atualmente, o marketing digital se tornou uma ferramenta fundamental para ganhar visibilidade no meio online, de modo a atrair e fidelizar um maior número de clientes. Mas, afinal, como montar um plano de marketing para hotéis?

Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 dicas infalíveis para que você possa montar um plano de marketing para o seu hotel. Neste post, você verá o real conceito desta ferramenta e perceberá que nunca foi tão fácil alcançar a sua visibilidade online. Boa leitura!

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é caracterizado por um documento desenvolvido por uma empresa para detalhar a estratégia de divulgação da marca, de um produto ou serviço. A ferramenta relaciona quais ações serão utilizadas para aumentar a visibilidade de um negócio.

Além disso, o principal objetivo de um plano de marketing é prever as ações mais importantes para que a marca consiga traçar as metas estipuladas. Com isso, o plano de marketing visa alinhar estratégias a curto, médio e longo prazo.

Como estruturar um plano de marketing em hotéis?

Agora que você já sabe o que é um plano de marketing, chegou a hora de entender como a ferramenta funciona na prática. Confira, a seguir, 5 dicas para estruturar um planejamento estratégico no seu hotel:

1. Pense no Branding do seu hotel

O primeiro passo para montar um plano de marketing assertivo é trabalhar no Branding do seu hotel. O Branding de uma marca envolve todas as estratégias realizadas para que ela seja reconhecida e valorizada entre seus consumidores.

Sendo assim, se você está disposto a criar um plano de marketing, busque entender qual é a percepção que os clientes têm do seu hotel. Pergunte se essa visão é positiva, negativa ou neutra; se você atende às características e necessidades de um determinado público.

Além disso, tente encontrar os diferenciais competitivos do seu hotel, já que isso pode ser o segredo para aumentar a credibilidade do seu negócio. Quanto mais positiva for a percepção de seus clientes, maiores são as chances do seu hotel ser lembrado.

2. Tenha presença virtual: monte um site ou blog

Que a internet mudou as formas de se fazer negócio não é uma novidade, certo? Hoje, os consumidores consomem informações na internet antes de realizarem qualquer compra. E isso vale para qualquer nicho, como sistema de alarme de incêndio.

Sendo assim, é fundamental criar um site ou um blog para o seu hotel, pois essas ferramentas vão permitir que um maior número de viajantes encontre o seu negócio. No entanto, é preciso seguir algumas recomendações e cuidados.

Antes de mais nada, o seu site precisa ser responsivo, ou seja, é fundamental que ele se adapte aos mais diversos formatos de tela. Além disso, o design deve – e pode! – ser atrativo e refletir a personalidade da marca.

Lembre-se também de disponibilizar as informações do seu hotel, bem como endereço, canais de contato, telefone, redes sociais (se houver), entre outros.

Vale também criar uma parte reservada para disponibilizar as imagens do seu negócio, como fotos dos quartos, das áreas de lazer e das áreas comuns (externas e internas).

3. Produza conteúdos informativos e relevantes

De nada adianta contar com um site ou blog se você não alimenta as plataformas. Por isso, criar conteúdos informativos e relevantes pode ser uma maneira infalível de construir uma ligação com o consumidor e aplicar o seu plano de marketing com assertividade.

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o marketing de conteúdo, não é mesmo? Pois bem, é fundamental trabalhar com essa estratégia. A partir dela, você consegue captar clientes sem ‘’empurrar’’ produtos ou serviços.

Você pode, por exemplo, criar conteúdos que apresentem os melhores restaurantes da região, os pontos turísticos mais próximos, as curiosidades sobre o local, as lojas de motor elétrico usado para a locação de carros, entre outros.

4. Faça anúncios para hotéis no Google Adwords

Além de criar um site e trabalhar com a produção de conteúdos informativos, é fundamental utilizar o Google Adwords para anunciar o seu hotel. Essa ferramenta de busca destaca no mapa qualquer opção de hospedagem, como hotéis e pousadas.

Dessa forma, com a sua forma de hospedagem visível para todos que procuram locais para se hospedar, suas chances de ser encontrado aumentam (e muito!).

Além disso, o Google Adwords permite que você disponibilize fotos do seu hotel, acrescente o preço da diária e que seus clientes expressem opiniões e avaliações sobre o seu negócio. Também é importante deixar suas informações de contato e a disponibilidade dos quartos mais buscados pelos clientes.

5. Atente-se às avaliações dos seus clientes

Por último, e não menos importante, vale mencionar que montar um plano de marketing exige muita atenção em relação aos clientes. Sendo assim, é fundamental valorizar as avaliações de seus hóspedes. Isso em qualquer nicho, como quiosque de madeira.

A boa notícia é que a internet apresenta uma série de sites específicos para avaliações e comentários de clientes em relação a seus serviços. A avaliação de seus clientes pode funcionar como uma ótima estratégia de marketing, uma vez que influencia outros consumidores.

Seguindo as dicas mencionadas acima, investindo na qualidade do serviço prestado e na estrutura do seu hotel, você irá proporcionar uma melhor experiência de compra, navegação e hospedagem dos seus clientes e potenciais clientes.

Para conseguir um maior número de avaliações, peça feedbacks. E lembre-se de mostrar para o seu hóspede que você valoriza a opinião dele.

Gostou do nosso post sobre como montar um plano de marketing para o seu hotel? Então, compartilhe com os colegas do setor hoteleiro e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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