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O cenário hoteleiro está cada vez mais competitivo. Muitos hoteleiros entram em contato com nossa equipe contando suas dificuldades em se manter no mercado. Infelizmente, a tendência é que esta situação fique ainda mais complexa. Assim, apenas os mais preparados vão sobreviver: aqueles que aprenderam como vencer a concorrência e como utilizar o marketing digital para alavancar o seu negócio.
Por isso, decidimos compartilhar com você mais um estudo de caso, mostrando como é possível crescer em meio à crise e aumentar as reservas diretas do seu hotel sem depender das OTAs!
Marketing para hotéis
A primeira coisa importante que você precisa saber é que uma andorinha só não faz verão! É impossível conseguir retorno com apenas uma ferramenta de marketing digital! O marketing para hotéis deve ser pensado de forma estratégica, funcionando como uma cadeia interligada e cíclica.
Cada detalhe conta: conteúdo do site, imagens, tempo de carregamento das páginas, o posicionamento dos formulários de contato, qual informação deve estar em evidência, redes sociais ativas e com postagens semanais, campanhas patrocinadas em redes sociais e Google Adwords, disparos constantes de e-mail marketing, prova social em sites parceiros, entre outras coisas.
Saiba agora como o site da Pousada da Cachoeira, cliente da WebSocorro, cresceu incríveis 246% desde seu início aqui com a gente até os dias atuais através do Planejamento de Marketing Estratégico para Hotéis.
Site para hotéis
Iniciamos nossa parceria com a pousada no final de 2012, nesta época o site era muito simples, padrão da época. Não precisávamos nos preocupar com celulares ou com qualquer outro tipo de divulgação. O Google conseguia prover acessos suficientes para o site e o volume de empresas concorrentes era tímido. Porém ele possuía recursos bloqueantes como flash (não tenha flash em seu site, ok?!) e imagens pesadas que dificultavam seu carregamento e o deixavam lento.
Ao iniciarmos nossa parceria, criamos um site, mais moderno e com ferramentas que objetivavam o contato ou pedido de reserva. Com blocos de informação bem definidos, apresentamos de forma clara o que a pousada tinha a oferecer.
Iniciamos o trabalho de Inbound Marketing assim que o novo site foi publicado, produzindo conteúdo de interesse para o público-alvo da pousada. Este conteúdo fidelizou o público e fez com alcançássemos a primeira página do Google, permanecendo até hoje.
Conseguimos ótimos resultados com este site, aumentando em 60% o volume de cotações em relação com o site anterior. Nesta época, o site não era responsivo e funcionava apenas em computadores.
Em 2017 o site da pousada estava recebendo um grande volume de pessoas acessando via celular e já não era possível manter o site atual. A taxa de rejeição estava crescendo rapidamente e as vendas começaram a cair por que as pessoas não conseguiam utilizar o site.
Criamos então a versão mais recente do site da pousada, com recursos avançados de otimização mobile, conteúdo de alto impacto para o blog e redes sociais, imagens de qualidade feitas por fotógrafo especializado e chamadas para cotação/reservas bem definidas em todas as páginas.
Primeira página do Google
Desde o início, tivemos uma grande preocupação com o posicionamento do site junto ao Google. Depender somente de campanhas patrocinadas para gerar tráfego para o site é muito perigoso. Como estas ferramentas são externas e estão fora do nosso controle, fica complicado contar somente com estes canais, sem falar no custo que é extremante alto em comparação com a promoção orgânica.
Para suprir este problema, criamos um blog dentro do site da pousada; elaboramos um cronograma de publicações mensais com conteúdo de interesse do público-alvo da pousada. Estes conteúdos são ever green (atemporais), permitindo que sejam indexáveis por muitos e muitos anos.
Hoje o blog da pousada conta com mais de 180 artigos de 700 palavras cada. Isso nos posicionou na primeira página do Google para a principal palavra de busca do destino “pousadas em monte alegre”. Outro dado impressionante é que 50% do tráfego do site é oriundo do blog, ou seja, metade das pessoas que acessam o site da pousada chegam através dos posts publicados no blog, os outros 50% estão subdivididos entre redes sociais, campanhas adwords, disparos de e-mail marketing e trafego direto.
Redes sociais para hotéis
Com o site em pleno funcionamento, otimizado para celulares e recebendo conteúdos semanalmente, começamos a trabalhar em conjunto com as redes sociais da pousada: Instagram e Facebook.
Aqui vem um detalhe importante, as redes sociais só foram trabalhadas após termos o site responsivo otimizado para mobile. Isso por que as redes sociais são 99% acessadas via mobile. Ao criarmos uma campanha nestas redes, 99% estarão vendo pelo celular e ao clicar nas campanhas são levados ao site. Se o site da pousada não fosse pensado para celulares, estaríamos jogando dinheiro fora.
Começamos trabalhando a divulgação orgânica da pousada, divulgando fotos do restaurante, quartos, infraestrutura e áreas de lazer. Depois partimos para publicações de relacionamento e empatia, como: contato com a natureza, integração com os animais, pescaria com os filhos, passeios a cavalo e jantar romântico. Este tipo de postagem gera empatia e causa desejo de vivência. Assim, todos que acessavam as redes sociais encontrava um conteúdo atualizado e altamente convidativo.
Após alguns meses produzindo conteúdo orgânico para as redes sociais, chegou o momento de trabalharmos as campanhas patrocinadas. Como o blog já estava com volume expressivo de acessos, não houve necessidade de campanhas constantes. Priorizamos campanhas emergências como: meio de semana ou finais de semana com baixa procura.
Todo conteúdo produzido para o blog é compartilhado nas redes sociais, isso fortalece o relacionamento com nossos fãs, além de gerar acessos para o site. Graças a esta estratégia, alcançamos todos os meses um grande volume de pessoas que ainda não conhecem a pousada.
E-mail marketing para hotéis e Google Adwords
Outra ferramenta importante neste processo todo foi o envio de e-mail marketing para a lista de leeds da pousada. O e-mail marketing é a principal ferramenta de venda para um hotel! Com apenas um disparo é comum lotarmos 3 ou 4 finais de semana da pousada, sem falar que o custo desta ferramenta em relação as outras e infinitamente menor.
Aqui fica uma dica importante! Sempre tenha em seu site uma estratégica pensada para inscrições em seu newsletter. Ofereça algo que seja interessante para seu usuário, motivando-o a deixar seu e-mail. Com todas as estratégias mencionadas acima, tivemos um alto volume de inscrições em nosso newsletter. Hoje a pousada conta com mais de 60 mil pessoas interessadas em receber a oferta perfeita!
Além do e-mail marketing, nos períodos de baixa temporada fizemos uso de outra importante ferramenta: o Google Adwords. Como nestes períodos o volume de pesquisa orgânica tende a diminuir, criamos alguns anúncios objetivando compensar esta queda de procura. A estratégia funcionou bem, garantindo uma taxa de ocupação acima dos 70% mesmo nos meses de baixa temporada ou períodos de baixa procura.
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Como vencer a concorrência? Nosso veredito
O resultado de todo este esforço não poderia ser outro: vencemos a concorrência desleal de preços e superamos a crise! Desde o início do nosso trabalho, a pousada vem batendo recordes, crescendo mesmo em meio à crise que afeta nosso país. Hoje o site da pousada recebe em média 35 mil acessos mensais, gera mais de 3 mil cotações por mês com uma taxa de ocupação mensal de dar inveja, acima de 70%.
Este resultado só foi possível graças a visão dos administradores da pousada que acreditaram no marketing digital para hotéis e decidiram investir mesmo em um momento conturbado. Todos da pousada, da recepção à diretoria, trabalharam duro para conquistar este resultado. Nada disso seria possível sem o envolvimento de cada um deles!
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