O cenário hoteleiro está cada vez mais competitivo. Muitos hoteleiros entram em contato com nossa equipe contando suas dificuldades em se manter no mercado. Infelizmente, a tendência é que esta situação fique ainda mais complexa. Assim, apenas os mais preparados vão sobreviver: aqueles que aprenderam como vencer a concorrência e como utilizar o marketing digital para alavancar o seu negócio.

Por isso, decidimos compartilhar com você mais um estudo de caso, mostrando como é possível crescer em meio à crise e aumentar as reservas diretas do seu hotel sem depender das OTAs!

Marketing para hotéis

A primeira coisa importante que você precisa saber é que uma andorinha só não faz verão! É impossível conseguir retorno com apenas uma ferramenta de marketing digital! O marketing para hotéis deve ser pensado de forma estratégica, funcionando como uma cadeia interligada e cíclica.

Cada detalhe conta: conteúdo do site, imagens, tempo de carregamento das páginas, o posicionamento dos formulários de contato, qual informação deve estar em evidência, redes sociais ativas e com postagens semanais, campanhas patrocinadas em redes sociais e Google Adwords, disparos constantes de e-mail marketing, prova social em sites parceiros, entre outras coisas.

Saiba agora como o site da Pousada da Cachoeira, cliente da WebSocorro, cresceu incríveis 246% desde seu início aqui com a gente até os dias atuais através do Planejamento de Marketing Estratégico para Hotéis.

marketing-digital-para-hoteis-gerou-crescimento-de-246-porcento
Crescimento de 246% desde 2012

Site para hotéis

Iniciamos nossa parceria com a pousada no final de 2012, nesta época o site era muito simples, padrão da época. Não precisávamos nos preocupar com celulares ou com qualquer outro tipo de divulgação. O Google conseguia prover acessos suficientes para o site e o volume de empresas concorrentes era tímido. Porém ele possuía recursos bloqueantes como flash (não tenha flash em seu site, ok?!) e imagens pesadas que dificultavam seu carregamento e o deixavam lento.

site-para-hoteis
Primeira versão do site da pousada

Ao iniciarmos nossa parceria, criamos um site, mais moderno e com ferramentas que objetivavam o contato ou pedido de reserva. Com blocos de informação bem definidos, apresentamos de forma clara o que a pousada tinha a oferecer.

Iniciamos o trabalho de Inbound Marketing assim que o novo site foi publicado, produzindo conteúdo de interesse para o público-alvo da pousada. Este conteúdo fidelizou o público e fez com alcançássemos a primeira página do Google, permanecendo até hoje.

Conseguimos ótimos resultados com este site, aumentando em 60% o volume de cotações em relação com o site anterior. Nesta época, o site não era responsivo e funcionava apenas em computadores.

site otimizado para hoteis
Segunda versão do site da pousada desenvolvido pela WebSocorro

Em 2017 o site da pousada estava recebendo um grande volume de pessoas acessando via celular e já não era possível manter o site atual. A taxa de rejeição estava crescendo rapidamente e as vendas começaram a cair por que as pessoas não conseguiam utilizar o site.

Criamos então a versão mais recente do site da pousada, com recursos avançados de otimização mobile, conteúdo de alto impacto para o blog e redes sociais, imagens de qualidade feitas por fotógrafo especializado e chamadas para cotação/reservas bem definidas em todas as páginas.

criação-de-sites-para-hoteis
Atual versão do site da pousada

Primeira página do Google

Desde o início, tivemos uma grande preocupação com o posicionamento do site junto ao Google. Depender somente de campanhas patrocinadas para gerar tráfego para o site é muito perigoso. Como estas ferramentas são externas e estão fora do nosso controle, fica complicado contar somente com estes canais, sem falar no custo que é extremante alto em comparação com a promoção orgânica.

Para suprir este problema, criamos um blog dentro do site da pousada; elaboramos um cronograma de publicações mensais com conteúdo de interesse do público-alvo da pousada. Estes conteúdos são ever green (atemporais), permitindo que sejam indexáveis por muitos e muitos anos.

Hoje o blog da pousada conta com mais de 180 artigos de 700 palavras cada. Isso nos posicionou na primeira página do Google para a principal palavra de busca do destino “pousadas em monte alegre”. Outro dado impressionante é que 50% do tráfego do site é oriundo do blog, ou seja, metade das pessoas que acessam o site da pousada chegam através dos posts publicados no blog, os outros 50% estão subdivididos entre redes sociais, campanhas adwords, disparos de e-mail marketing e trafego direto.

inbound-marketing-para-hoteis
Volume de acessos nas páginas do blog, responsável por mais de 50% do tráfego do site

Redes sociais para hotéis

Com o site em pleno funcionamento, otimizado para celulares e recebendo conteúdos semanalmente, começamos a trabalhar em conjunto com as redes sociais da pousada: Instagram e Facebook.

Aqui vem um detalhe importante, as redes sociais só foram trabalhadas após termos o site responsivo otimizado para mobile. Isso por que as redes sociais são 99% acessadas via mobile. Ao criarmos uma campanha nestas redes, 99% estarão vendo pelo celular e ao clicar nas campanhas são levados ao site. Se o site da pousada não fosse pensado para celulares, estaríamos jogando dinheiro fora.

Começamos trabalhando a divulgação orgânica da pousada, divulgando fotos do restaurante, quartos, infraestrutura e áreas de lazer. Depois partimos para publicações de relacionamento e empatia, como: contato com a natureza, integração com os animais, pescaria com os filhos, passeios a cavalo e jantar romântico. Este tipo de postagem gera empatia e causa desejo de vivência. Assim, todos que acessavam as redes sociais encontrava um conteúdo atualizado e altamente convidativo.

Após alguns meses produzindo conteúdo orgânico para as redes sociais, chegou o momento de trabalharmos as campanhas patrocinadas. Como o blog já estava com volume expressivo de acessos, não houve necessidade de campanhas constantes. Priorizamos campanhas emergências como: meio de semana ou finais de semana com baixa procura.

Todo conteúdo produzido para o blog é compartilhado nas redes sociais, isso fortalece o relacionamento com nossos fãs, além de gerar acessos para o site. Graças a esta estratégia, alcançamos todos os meses um grande volume de pessoas que ainda não conhecem a pousada.

redes sociais para hoteis
Conteúdos do blog são compartilhados nas redes sociais

E-mail marketing para hotéis e Google Adwords

Outra ferramenta importante neste processo todo foi o envio de e-mail marketing para a lista de leeds da pousada. O e-mail marketing é a principal ferramenta de venda para um hotel! Com apenas um disparo é comum lotarmos 3 ou 4 finais de semana da pousada, sem falar que o custo desta ferramenta em relação as outras e infinitamente menor.

Aqui fica uma dica importante! Sempre tenha em seu site uma estratégica pensada para inscrições em seu newsletter. Ofereça algo que seja interessante para seu usuário, motivando-o a deixar seu e-mail. Com todas as estratégias mencionadas acima, tivemos um alto volume de inscrições em nosso newsletter. Hoje a pousada conta com mais de 60 mil pessoas interessadas em receber a oferta perfeita!

Além do e-mail marketing, nos períodos de baixa temporada fizemos uso de outra importante ferramenta: o Google Adwords. Como nestes períodos o volume de pesquisa orgânica tende a diminuir, criamos alguns anúncios objetivando compensar esta queda de procura. A estratégia funcionou bem, garantindo uma taxa de ocupação acima dos 70% mesmo nos meses de baixa temporada ou períodos de baixa procura.

Conheça 5 ferramentas essenciais para aumentar as reservas do seu hotel!

campanhas-patrocinadas-para-hotéis
Posicionamento da pousada no Google

Como vencer a concorrência? Nosso veredito

O resultado de todo este esforço não poderia ser outro: vencemos a concorrência desleal de preços e superamos a crise! Desde o início do nosso trabalho, a pousada vem batendo recordes, crescendo mesmo em meio à crise que afeta nosso país. Hoje o site da pousada recebe em média 35 mil acessos mensais, gera mais de 3 mil cotações por mês com uma taxa de ocupação mensal de dar inveja, acima de 70%.

Este resultado só foi possível graças a visão dos administradores da pousada que acreditaram no marketing digital para hotéis e decidiram investir mesmo em um momento conturbado. Todos da pousada, da recepção à diretoria, trabalharam duro para conquistar este resultado. Nada disso seria possível sem o envolvimento de cada um deles!

Gostou do conteúdo? Já sabe como aumentar as reservas do seu hotel? Aproveite para assinar a nosso newsletter e ficar sempre por dentro das nossas novidades.

0

13 comments

  • Melden Sie sich an, um 100 USDT zu erhalten
    Melden Sie sich an, um 100 USDT zu erhalten

    Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  • www.binance.com přihlášení
    www.binance.com přihlášení

    I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  • gateio
    gateio

    Your article made me suddenly realize that I am writing a thesis on gate.io. After reading your article, I have a different way of thinking, thank you. However, I still have some doubts, can you help me? Thanks.

  • binance Register
    binance Register

    I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  • binance account
    binance account

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  • gate.io
    gate.io

    I may need your help. I’ve been doing research on gate io recently, and I’ve tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.

  • User Login
    User Login

    The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you.

  • gateio
    gateio

    The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you.

  • Cryptocurrency Prices
    Cryptocurrency Prices

    The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you.

  • pHqghUme
    pHqghUme

    1

  • vorbelutrioperbir
    vorbelutrioperbir

    I do like the way you have framed this specific concern plus it does indeed supply me personally some fodder for consideration. Nevertheless, coming from everything that I have observed, I really hope as the actual responses pile on that individuals continue to be on point and not get started on a tirade involving the news of the day. All the same, thank you for this outstanding piece and although I can not necessarily agree with this in totality, I respect your perspective.

  • Anônimo
    Anônimo

    I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  • 注册免费账户
    注册免费账户

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>