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O mercado de trabalho atual exige grande potencial dos empregados, por isso a população não tem se contentado apenas com uma formação e também procuram se manterem atualizadas.
Tal aspecto vai desde a especialização necessária em linhas de produção industrial até a garantia de um atendimento personalizado e eficiente na recepção de um hotel.
Isso porque empregador, funcionário e clientes precisam estar alinhados e satisfeitos para o desenvolvimento dos setores.
Contudo, depois de dedicar uma vida atrás de conhecimento, os candidatos a vaga também se tornaram mais seletivos, procurando por lugares que os valorizem e ofereçam mais benefícios corporativos.
Neste artigo, informaremos alguns benefícios empresariais que são essenciais para hóteis, pousadas, resorts e que ajudarão a tornar a sua empresa uma boa escolha para aqueles que atuam nesse mercado.
Qual a importância dos benefícios corporativos?
Os benefícios corporativos tem se tornado cada vez mais importantes no ambiente de trabalho. Eles são uma grande força para conquistar funcionários talentosos e fidelizar aqueles que já fazem parte da empresa.
Adotar esses benefícios torna os seus colaboradores mais motivados, além de unir as equipes, pois eles se sentem mais valorizados pela empresa que trabalham.
Com isso, os clientes que chegarem para realizar o check-in, por exemplo, serão recepcionados de forma mais ativa e “acalentadora”. Afinal, o colaborador imprimirá essa característica à empresa por sentir os esforços realizados por ela.
Contudo, antes de escolher um pacote de benefícios para a sua equipe é importante avaliar se os serviços oferecidos estão de acordo com a necessidade dos seus funcionários.
Para isso, leve em conta que a escolha desse pacote deve ter a sua equipe como prioridade, alinhando também os serviços ofertados com todas as estratégias da empresa.
Diante de todas as mudanças que podem ocorrer durante a criação e firmamento de uma empresa, algumas podem deixar a importância de um pacote de benefícios passar despercebida.
Contudo, essa atenção tem sido um fator determinante para o sucesso ou fracasso das redes, já que ao não prestar boas condições de trabalho para os funcionários ou diferenciais importantes, não é possível fidelizá-los.
O mesmo ocorre ao procurar/encontrar funcionários talentosos para o hotel, que visam encontrar locais que ofereçam oportunidades e benefícios necessários para seu desenvolvimento.
Cabe ressaltar que esse nicho de mercado muitas vezes exige um contato maior entre os clientes e colaboradores, influenciando também na relação deles e percepção do local.
Desse modo, ao trocar um carregador ou garçonete de uma pousada pela insatisfação desses colaboradores, os hóspedes mais assíduos poderão sentir essa mudança. Além disso, eles deixarão marcas da sua insatisfação no público.
Por esse motivo é essencial se atentar aos benefícios e vantagens oferecidos aos colaboradores.
Não só pelos clientes, mas porque o corpo funcional é o ativo mais valioso de seu empreendimento, demandando investimentos diversos até para imprimir a missão da marca e realizar um serviço de qualidade.
Montar um planejamento com os benefícios corporativos mais adequados para seu hotel pode não ser uma tarefa fácil, pois demanda dedicação e visão de mercado para não despender o valor em um serviço que não será usado.
Por isso, fique tranquilo, pois nesse artigo iremos te ajudar a escolher os benefícios e ofertar vantagens que o destacarão frente aos colaboradores da melhor maneira possível!
Continue a leitura para entender mais sobre esse assunto:
O que são os benefícios corporativos?
Inicialmente, para construir um pacote de benefícios prestativo, é importante saber o que eles são, como eles funcionam e quais vantagens oferecem, como a realização de procedimentos como o clareamento consultório.
Esse benefícios devem focar no bem-estar do funcionário, por saber que ele pode necessitar de um auxílio que pode ir além do seu salário, como:
- Vale alimentação e refeição;
- Vale transporte;
- Plano odontológico;
- Convênio médico.
Esses benefícios conseguem aumentar a produtividade do seu colaborador, além de trazer mais engajamento aos seus funcionários.
Mais ainda, é uma medida estratégica que auxilia na atração de colaboradores competentes, retenção de talentos e ajuda a construir uma boa imagem da empresa ao demonstrar o cuidado com o corpo laboral.
Quais são os benefícios corporativos?
Qualquer vantagem oferecida para melhorar a qualidade de vida do seu funcionário já pode ser considerada um benefício corporativo, seja a disponibilização de alimentos no decorrer do expediente ou a redução no valor de estadia no hotel.
Por isso é importante analisar o perfil dos seus funcionários para escolher o que mais se adequa a sua empresa.
Alguns benefícios que auxiliam no engajamento dos colaboradores são:
1. Vale alimentação e refeição
É visto como um grande diferencial pelas empresas e, apesar de muitos acreditarem ser uma exigência, perante a lei esse benefício não é obrigatório.
Esse vale tem o intuído de economizar/complementar a renda do colaborador destinando o valor para a alimentação que será realizada durante o horário de trabalho, bem como para compras em mercado e restaurantes.
Com o vale alimentação/refeição o profissional pode ir até o estabelecimento mais próximo que aceite o cartão oferecido pela empresa e comprar alimentos para sua alimentação diária e/ou mensal da sua família.
Para o segmento hoteleiro uma opção é disponibilizar ainda refeitórios e refeições específicas aos colaboradores, já que muitos já trabalham com pacotes de alimentação para os hóspedes.
Por exemplo, para o turno da manhã o café pode ser disponibilizado como um complemento do benefício, demonstrando o cuidado da empresa.
2. Vale transporte
Esse benefício é obrigatório perante a lei para todos aqueles que possuem um contrato de regime CLT.
Ele é oferecido para que o deslocamento da casa para o trabalho não tenha que ser desembolsado do salário do colaborador.
Ele pode ser oferecido em dinheiro ou ser recarregado direto no bilhete único do funcionário.
Para que o benefício seja oferecido, as empresas podem descontar até 6% do valor no salário do colaborador, porém o número de empresas que não realizam nenhum desconto sobre esse benefício tem crescido consideravelmente.
3. Plano odontológico
O plano odontológico pode ser bem abrangente, indo de opções com check ups de rotina até aqueles que oferecem lente de contato dental ou clareamento dental com moldeira para o seu funcionário.
Por esse motivo, é uma boa escolha independentemente de qual seja o nicho de atuação de sua empresa e dos seus funcionários.
Para se ter uma ideia, o sorriso bonito e “brilhante” é algo muito almejado por algumas pessoas. Além disso, muitas não se sentem seguras para demonstrar um sorriso quando algo as incomoda nesse campo.
Por isso, opções como clareamento ou a colocação de aparelho pode ser de grande impacto para a satisfação do seu funcionário, impactando diretamente na sua postura de trabalho e, até, no atendimento dos clientes.
Ao se relacionar com um segmento de grande importância estética e para a saúde, o plano odontológico se torna um grande aliado na estratégia de fidelizar e atrair bons profissionais.
Mais ainda, esse benefício agrada a maioria dos empregados por configurar uma necessidade.
Por exemplo, ao realizar uma pesquisa sobre clareamento dental preço por conta, ou de um implante, o procedimento terá um valor muito mais caro do que ao realizá-lo com o auxílio do plano.
Além disso, atualmente tais serviços figuram entre os procedimentos mais caros e com maior procura nos consultórios odontológicos.
É importante levar em conta a visão que os seus funcionários irão passar sobre a sua empresa. Assim, com uma autoestima elevada e uma saúde bucal adequada, muito dificilmente o seu funcionário irá se queixar da empresa em que trabalha.
4. Convênio médico
Segundo o site UOL, 7 em cada 10 brasileiros utilizam o SUS para realizar consultas e tratamentos. Por isso, apostar em um convênio médico pode impulsionar a imagem da sua empresa de maneira positiva.
A maioria dos profissionais consideram esse benefício muito importante e o setor de recursos humanos de diversos segmentos tem cada vez mais conhecimento dessa informação.
Pense que para o desenvolvimento do seu hotel uma das dúvidas é como manter a sua equipe de hotelaria engajada.
Após uma pesquisa rápida você entende que um bom suporte de benefícios é uma das estratégias principais para conquistar esse objetivo.
Da mesma forma funciona no convênio médico. Ao aplicar esse benefício no seu empreendimento, o seu funcionário se sentirá mais valorizado e trabalhará muito mais motivado!
Vale dizer, ainda, que os funcionários também possuem a opção de aderir ou não o pacote de benefícios oferecidos pelo hotel.
Contudo, tê-los em sua grade de contratação já é um grande passo para demonstrar o interesse/preocupação com o colaborador. Além disso, oferecer benefícios que vão além de um bom salário é um grande diferencial no mercado de empregabilidade.
Ao atuar com algumas dessas estratégias, não se esqueça de informar aos profissionais as políticas e regras de cada um dos benefícios selecionados e saiba que essa ação necessitará de uma atenção extra dos profissionais do RH.
Se você gostou deste artigo e ele te ajudou a entender a importância dos benefícios corporativos para o segmento hoteleiro e te auxiliou na escolha de quais se aplicam melhor para a sua equipe, não se esqueça de comentar e compartilhar em suas redes sociais para implementar essa ação em seu local de trabalho ou ajudar outro profissional.
Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Vue Odonto.
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