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É comum observar que muitos hotéis e pousadas reduzem o preço da diária para atrair hóspedes durante a baixa temporada. No entanto, há uma série de outras opções e estratégias para captar novos viajantes em épocas menos propícias.
Dito isto, é fundamental que o dono ou gestor do hotel pense estrategicamente para criar ações que realmente despertem o interesse do hóspede, como apontar os diferenciais competitivos do hotel, oferecer pacotes promocionais ou descontos para a próxima viagem.
Além disso, é importante conhecer a fundo os hábitos e necessidades do público-alvo do seu hotel, a fim de tornar as soluções do estabelecimento relevantes para esses potenciais clientes, ainda que a baixa temporada apresenta um conjunto de limitações e desafios.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 dicas infalíveis para atrair novos hóspedes na baixa temporada. Neste post, você saberá como transformar momentos menos propícios em grandes oportunidades de negócios. Boa leitura!
Como aproveitar a baixa temporada para atrair hóspedes?
Antes de mais nada, é fundamental que você alinhe a comunicação com a equipe para que todos trabalhem em um único objetivo: vender mais durante a baixa temporada.
Além disso, há outras orientações e estratégias essenciais para atrair novos hóspedes na baixa temporada. São elas:
1. Identifique o momento ideal para reduzir o preço
De nada adianta diminuir o valor da diária se não há uma definição de datas estratégicas por trás disso. Saber o momento certo para reduzir o valor é fundamental para evitar que seus quartos (e orçamento) fiquem vazios.
Se em um determinado período do ano você perceber que o seu hotel fica cheio aos sábados e domingos, mas completamente vazio durante a semana, pode trabalhar em cima destas datas.
Para simplificar, você pode direcionar suas ações da seguinte maneira: descontos apenas para estadias entre segunda a quinta. Com isso, você consegue chamar a atenção de hóspedes para fechar as reservas no meio da semana.
Vamos imaginar que um possível hóspede trabalhe com sensor de temperatura e umidade e, devido a demanda desse mercado, ele só consegue receber folgas durante a semana.
Assim, ao oferecer descontos em dias semanais, você consegue atingir esse possível cliente que não conseguiria usufruir momentos de lazer aos finais de semana. Tudo isso sem prejudicar o fluxo de hóspedes.
2. Crie pacotes especiais
Outra maneira assertiva para atrair hóspedes na baixa temporada é criar pacotes especiais. Inclusive, essa é uma forma de fazer com que o desconto não seja o principal atrativo, uma vez que você passa a oferecer outros tipos de benefícios.
E pensando no exemplo mencionado acima, é possível criar pacotes especiais voltados aos dias da semana. Dessa forma, você consegue captar aquele possível cliente que só recebe folgas em dias específicos.
Por exemplo: pague duas noites e ganhe três em estadias de domingo a quinta-feira. Vale destacar a importância de agregar valor para a hospedagem oferecendo serviços além da estadia. Algo parecido com ‘’Pague uma diária e ganhe X’’.
Lembre-se que esse benefício deve ser oferecido de acordo com os desejos e necessidades de cada hóspede. Então, se ele gosta de gastronomia, por exemplo, vale oferecer um jantar.
Outra saída bem bacana é sair da zona do conforto e explorar outros mercados. Converse com o seu hóspede e veja quais são os interesses dele, como renovar o SPDA para raio do imóvel dele. A partir disso, ofereça algo voltado a esse desejo. Abuse da sua criatividade e destaque-se dos demais!
3. Ofereça desconto para quem voltar na baixa temporada
É comum ter uma alta cartela de clientes durante a alta temporada. Então, aproveite a aproximação com eles nesse período para atraí-los em momentos de baixo fluxo e movimentação de hospedes.
Sendo assim, que tal estruturar uma condição especial para que os clientes voltem na baixa temporada? Ao fazer isso, além de oferecer uma vantagem única, você estará colocando uma ideia que lhe trará bons resultados a longo prazo.
Nesse sentido, pode ser que o cliente nem pensasse em viajar durante esse período, mas, como você está oferecendo um desconto especial, o hóspede vai passar a considerar a possibilidade de retornar a seu hotel.
4. Entre em contato com possíveis clientes
Pense nas pessoas que se hospedaram no seu hotel na baixa temporada nos anos anteriores, clientes que tiveram uma boa experiência com a estadia e hóspedes que demonstram curiosidade em conhecer vários locais.
Entre em contato com essas pessoas, pois a possibilidade delas realizarem uma nova reserva é muito grande. Para isso, ofereça um bom motivo (como condições especiais e brindes).
Além do mais, busque fazer contato com aqueles viajantes que procuraram o seu hotel na alta temporada, mas você não conseguiu recebê-los pois os quartos estavam ocupados. Ou os clientes que reservaram, mas, por algum motivo, tiveram que cancelar.
Vale ressaltar que essas pessoas são grandes aliadas para que o seu hotel consiga fechar um maior número de reservas durante a baixa temporada.
5. Mantenha seu site atualizado
A internet é o principal comunicação do mundo. Por meio dela, muitos viajantes buscam informações sobre hotéis, locais para viajar, avaliações entre pousadas… Enfim, todo e qualquer tipo de dado relacionado a um negócio.
Por essa razão, é fundamental que você mantenha o site do seu hotel atualizado. Para isso, disponibilize informações de preços, eventos e promoções, além de apresentar os principais canais de contato para que os hóspedes possam sanar dúvidas e questionamentos.
Imagine só que você precise alugar gerador de energia para o seu hotel. No entanto, o site da companhia que trabalha com esse tipo de serviço não é atualizado há anos. Muito provavelmente você irá fechar a página e buscar por outra empresa do mesmo nicho.
Assim, pode-se dizer que um site desatualizado desmotiva o usuário, fazendo com que ele saia rapidamente da página e busque por uma empresa que mantenha as informações atualizadas.
Dica extra: use as redes sociais
Por fim, as redes sociais são grandes aliadas para atrair hóspedes na baixa ou alta temporada. Use os canais para criar campanhas segmentadas, para promover conteúdos informativos e relevantes e, principalmente, para manter uma comunicação clara com os usuários.
Além disso, segmente o seu público de acordo com localização, interesses, comportamento, entre outros. Utilize o orçamento destino ao marketing de maneira inteligente e muito criativa!
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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