Engana-se quem pensa que um bom profissional é aquele que possui anos de experiência em uma determinada área, têm diversos cursos de especialização ou que já atuou em várias empresas do segmento. Na verdade, é preciso alinhar essas características a outras habilidades específicas.

E com o setor hoteleiro não seria diferente. Afinal, trata-se de um mercado extremamente competitivo e que conta com uma série de profissionais qualificados. Por essa razão, é fundamental estar muito bem preparado para lidar com o dinamismo do mercado.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que obter sucesso na carreira não é uma atividade simples. Para isso, você vai precisar de muita determinação, paciência e foco em seus objetivos, além de buscar sempre por atualização profissional.

Para te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 5 dicas infalíveis para que você possa se tornar um hoteleiro de muito sucesso. Neste post, você verá como organizar e preparar uma carreira repleta de oportunidades. Boa leitura!

Como se tornar um hoteleiro de sucesso?

Para conduzir um hotel com assertividade e abrir espaço para o crescimento dos negócios, é preciso que a liderança tenha uma visão estratégica e saiba lidar e conviver de forma harmônica com a sua equipe.

Além disso, vale mencionar que o profissional precisa transmitir confiança aos colaboradores e fazer com que eles se sintam à vontade em manifestar ideias, opiniões e até mesmo sugerir melhorias.  

No entanto, embora os fatores destacados acima sejam importantes, há uma série de outras medidas que também são fundamentais para que você possa ser um hoteleiro de sucesso. Acompanhe!

1. Trabalhe com base em dados

Antes de mais nada, é importante mencionar que toda estratégia deve ser guiada e desenvolvida por meio de dados. E isso também vale para a sua carreira. Afinal, são as métricas analisadas que trarão os campos que precisam de melhorias.

Mas falando sobre a gestão de um hotel, é essencial conhecer minimamente os objetivos de cada métrica e acompanhar a evolução da equipe em relação a elas. Isso vale para qualquer atividade ou campanha, como modernização de elevadores.

O ideal é compreender os resultados do estabelecimento por completo, desde o número de vendas até as métricas de marketing. Assim, fica mais fácil elaborar estratégias efetivas e que realmente tragam o resultado desejado.

2. Atente-se às ferramentas tecnológicas

Que a tecnologia revolucionou o mercado e trouxe mais inteligência para as relações comerciais não é mais uma novidade, certo? E o mercado hoteleiro conta com uma série de softwares e plataformas de gestão.

As plataformas, além de auxiliarem o dia a dia do setor hoteleiro, diminuem o tempo gasto em processos manuais e, por consequência, reduzem os índices de erros gerados pela mão de obra humana.

Por essa razão, manter-se atualizado em relação aos principais programas de gestão hoteleira é muito importante, como os sistemas de relé de proteção. 

Um Channel Manager, por exemplo, além de facilitar a promoção dos quartos do hotel nos canais de vendas, vai apresentar à gestão dados e informações que podem ser aplicados diretamente às ações e estratégias de vendas.

3. Mantenha-se atualizado

Outro passo fundamental para alavancar a sua carreira é acompanhar as principais tendências do mercado. É essencial investir recursos em tecnologia, para além de ferramentas, mas em estratégias que podem melhorar o posicionamento do seu hotel.

Para realmente se tornar um hoteleiro de sucesso, é preciso estar preparado para as mudanças do mercado, tais como as tendências voltadas a internet, como o marketing digital e suas funcionalidades.

Dito isto, é fundamental que o seu hotel tenha um site para promover o seu próprio conteúdo, com boas fotos e vídeos das dependências em que o estabelecimento está localizado. O site deve ser responsivo, ou seja, precisa se adaptar aos mais diversos formatos de tela.

Ainda falando sobre o meio digital, é indispensável que o seu hotel esteja presente nas redes sociais, que hoje são importantes canais de comunicação para os negócios. Isso vale para qualquer nicho, como filtro de ar.

Com elas, você pode divulgar conteúdos informativos e relevantes, compartilhar fotos e vídeos do seu hotel, responder comentários e dúvidas dos usuários e, principalmente: construir uma relação positiva e duradoura com os hóspedes.

4. Conheça o seu hóspede

De nada adianta investir na criação de um site ou em perfis nas redes sociais se você não consegue o público que possui interesse em acompanhar o seu hotel. Por isso, é essencial que você conheça e estude o perfil de consumo do seu hóspede.

Dessa forma, é preciso conhecer quais são os principais canais de comunicação utilizados pelo consumidor e avaliar o que é interessante para a sua marca. Vale entender também o quanto o viajante está disposto a pagar por determinados produtos e serviços.

Segmentar o público é uma etapa importante para quem busca alavancar a carreira. Para isso, você pode realizar pesquisas de mercado ou até mesmo promover entrevistas entre os hóspedes, visando obter informações voltadas às necessidades e desejos deste público.

Assim, você conseguirá oferecer um serviço de qualidade e melhorar suas avaliações em sites como Trip Advisor, Google e Trivago, por exemplo.  

5. Seja um apaixonado por hotelaria

Por último, e não menos importante, é fundamental que você seja apaixonado pela sua profissão e realmente ame o que faça. Afinal, você irá lidar com imprevistos e precisará ter jogo de cintura para solucionar os problemas diários.

Assim como a disponibilidade em boa parte do dia, quem trabalha com hotelaria – ou melhor, com o público do setor hoteleiro – precisa eliminar o mau humor de uma vez por todas do vocabulário.

Com uma carga horária muitas vezes exaustiva, na qual a dedicação para o hotel é, na maioria dos dias, em tempo integral, o bom humor deve ser a palavra da sua rotina. Lidar de maneira respeitosa com os hóspedes, fornecedores e colaboradores faz toda a diferença.

Portanto, tenha muita paixão pela sua profissão e foque na gestão hoteleira. Lembre-se de desenvolver a sua habilidade comunicativa para repassar mensagens de forma clara e transparente, tanto para o público interno (funcionários), quanto para o externo (clientes).  

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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