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Atualmente, a maior parte dos hóspedes fecham pacotes através da internet. Isso porque através do avanço tecnológico, basta uma simples pesquisa para surgir diversas opções de hotéis e pousadas.
Isso quer dizer que é preciso estar bem posicionado nos buscadores para conseguir ter um bom retorno. Investir em um bom site deixou de ser um luxo, é essencial caso queira continuar na concorrência do mercado.
E justamente como uma solução para os seus problemas, surgiu o SEO. Um conjunto de técnicas capazes de melhorar o seu posicionamento online.
Dessa forma, quanto maior o seu ranqueamento nos buscadores, maior a sua chance de atrair novos clientes que estão em busca de um local para ficar durante suas viagens.
Neste artigo, você vai descobrir quais são as melhores dicas para obter um bom posicionamento online. Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber para captar uma clientela maior!
O que significa SEO?
SEO é um termo em inglês para Search Engine Optimization que quando traduzido para o português significa Otimização de Mecanismo de Busca.
A sua função é justamente otimizar os conteúdos de uma determinada plataforma para que ela tenha melhor avaliação dos buscadores e assim, tenha um melhor ranqueamento.
Dessa forma, você terá um diferencial da sua concorrência e o seu desempenho online será muito maior.
Otimizando o número de tráfego, permanência e até mesmo de vendas em seu site.
Como colocar em prática?
O Google é um dos buscadores mais utilizados na internet. Conhecido por ser uma espécie de “guru sabe tudo”, mais de 70% dos consumidores utilizam esta plataforma antes de adquirir um produto.
Por isso é tão importante estar presente e bem ranqueado. Assim, quando uma pessoa pesquisar sobre um determinado produto ou tema que faça parte do seu segmento, você terá grandes chances de aparecer no topo dos resultados.
Vamos exemplificar para ficar mais fácil o entendimento?
Imagine que você possui um e-commerce de produtos para consultórios odontológicos como por exemplo, moldeiras para clareamento dental. Para que os seus produtos apareçam com uma maior frequência nos resultados de busca, é preciso que você se atente à descrição do produto, o título da página e também a URL.
Sim, são detalhes, porém, fazem toda a diferença. Quanto melhor a estruturação do conteúdo e mais coerente for, melhor será o seu posicionamento.
Para te ajudar a colocar essas técnicas em prática, separamos 5 dicas essenciais para a estratégia de SEO. Vamos conferir?
1. Defina sua persona
Toda e qualquer estratégia de marketing precisa saber de fato quem é o seu cliente – mais conhecido como persona.
Uma persona serve para que você tenha um perfil ficcional do seu cliente ideal e assim, consiga criar ações mais assertivas.
Para definir a sua persona é preciso que você trace um perfil com o maior número de detalhes possíveis. Por exemplo, nome, profissão, idade, localização, hobbies, hábitos e tudo o que define a personalidade do seu cliente ideal.
Após essa definição, você terá uma ficha com todos os dados deste perfil ficcional. Dê um nome à essa biografia e a considere todas as vezes que você precisar falar com os seus seguidores. Afinal, quanto mais você investir em sua persona, mais hóspedes você irá atrair.
Uma dica também é analisar seu histórico de clientes. Se em sua agência de turismo, por exemplo, você deseja aumentar as vendas para destinos em região litorânea, avalie em seu histórico o que seus últimos clientes que procuraram por praia tinham em comum: se trabalham em escritório, se vão em casal, sua faixa etária e quantidade de dias dispensado.
As opções são variadas, pode ser que a combinação desses dados o aproximem da sua persona!
2. Não esqueça das palavras-chave
Palavras-chave são aqueles termos mais pesquisados por seus possíveis hóspedes nos buscadores, como Google.
É importante que você faça uso destas palavras para que usuários que estão em busca de um alojamento, o encontre através de frases como “melhores hotéis” ou “quanto custa uma diária em X lugar”.
Para fazer uso destas palavras é recomendado que você acrescente-as em textos e publicações de suas plataformas. Dessa forma, sua empresa estará sempre se destacando.
Atualmente, existem inúmeras formas de descobrir quais são os termos mais utilizados pela sua persona, basta encontrar a que faz mais sentido para você.
Existem ferramentas como Google Trends para verificar os termos em alta ou até mesmo nos campos da SERP (primeira página de pesquisa) que auxiliam o usuário sugerindo as perguntas relacionadas ou o que as pessoas também perguntam.
Uma excelente alternativa também é conversar com o time de vendas e atendimento, pois eles melhores que ninguém sabem como os clientes conhecem seus serviços.
3. Tenha um blog para o seu negócio
Um passo essencial para ranquear o seu site é fazendo uso de um blog para produzir textos, artigos e e-books.
É através desta plataforma que você poderá usar as palavras-chaves que sua persona usa nos buscadores. Você pode investir em um banco de palavras-chave e a cada artigo, utilizar algumas.
O ideal é que a cada 100 palavras, você utilize uma palavra-chave, para que não fique um amontoado de links.
É extremamente importante criar pautas criativas e originais. Não fale apenas sobre o seu negócio, utilize temas que são relacionados à viagem, turismo, etc.
Afinal, é muito mais fácil uma pessoa compartilhar um texto sobre “os melhores lugares para se viajar nas férias” do que um sobre seus pacotes promocionais.
4. Capriche no visual
As imagens e os vídeos têm grande importância na retenção de público. Isso porque, estes recursos ajudam a fazer um tipo de quebra entre um texto e outro.
Esta técnica de otimização faz com que a experiência do usuário seja otimizada e a torna mais divertida.
Dependendo do estilo de sua persona, é possível, por exemplo, incluir gifs e memes para gerar uma maior proximidade.
Mas cuidado, o estilo de cada item escolhido deve ser de acordo com o perfil de seu cliente ideal. Afinal, a sua intenção é retê-lo e não o contrário.
Para o turismo, ter um site otimizado com o visual caprichado, com imagens de qualidade para que o público tenha mais vontade ainda de adquirir a viagem é um fator determinante para a conversão das vendas.
Para pousadas, o visual das fotos deve ser com a melhor definição e na melhor organização, para que os visitantes sintam-se atraídos pela qualidade do espaço.
No momento da inserção, lembre-se de colocar a palavra-chave na legenda da imagem para que ela seja disponibilizada como resultados de pesquisas.
Além disto, nomear as imagens também ajuda o usuário a entender o que está na imagem em caso de problemas no carregamento da página. Por exemplo, se uma imagem e um conteúdo são sobre aparelho ortodôntico transparente, logo, o nome de arquivo dessa imagem poderá ser aparelho-ortodontico-transparente.
5. Faça uso de um design responsivo
Sabendo que grande parte das pesquisas, atualmente, são feitas por meio de um dispositivo móvel, é imprescindível que o layout como um todo seja desenvolvido para que a experiência do usuário seja a mesma, independente do aparelho utilizado.
Afinal, não há nada pior do que um site que no computador tenha um design totalmente funcional, mas ao abrir pelo celular, a experiência seja totalmente diferente, não é mesmo?
Além de toda a frustração que você pode vir a causar nesse usuário, quanto menor o tempo de permanência, maior a sua taxa de rejeição. E assim como o nome já diz, um site rejeitado não passa uma boa impressão para os buscadores.
E sucessivamente, quanto maior a taxa de rejeição, menor o seu ranqueamento. Entendes?
Agora que você sabe um pouco mais sobre as técnicas de SEO e aprendeu estas dicas sobre ranqueamento, você está pronto(a) para aplicar no site do seu hotel/pousada e começar a aumentar suas reservas.
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Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Clínica Ideal
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